fbpx

Cursos de Pós-Graduação

Manipulação Magistral Alopática

O Curso tem como objetivo capacitar farmacêuticos para formular medicamentos, em suas diversas formas farmacêuticas, com a finalidade de atender às necessidades farmacoterapêuticas dos pacientes, a partir das demandas de profissionais prescritores (médicos, odontólogos, nutricionistas, farmacêuticos), com base nos Conhecimentos Farmacotécnicos, nas Boas Práticas de Manipulação de Medicamentos e nas Legislações Vigentes.
O Curso busca ainda capacitar os profissionais para aplicar os conceitos de Sistema da Qualidade em Farmácias Magistrais, com visão integrada e foco na segurança dos processos e no impacto financeiro, visando o bom resultado e a perenidade do negócio.

Os Cursos de Pós-graduação em Nível de Especialização tem como principal objetivo atender demandas reais e dirigidas do mercado de trabalho, assumindo contornos de pós-graduação profissionalizante e acadêmica. Servem para adaptar, num primeiro momento, os egressos de cursos superiores de graduação às funções exigidas pela estrutura do cenário corporativo das empresas.

Presencial / Presencial Transmitida ao Vivo Turma Início das Aulas
19 meses
(Aulas Presenciais com Transmissão ao Vivo)
24 13/Março/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas um final de semana ao mês. Sexta-Feira (18h30 às 22h30) Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    No Brasil, o medicamento magistral absorve uma grande percentagem do mercado total de medicamentos, destacando-se por acompanhar a tendência mundial de individualização dos tratamentos farmacológicos para atendimento das necessidades terapêuticas dos pacientes, contribuindo para aumentar significativamente a adesão aos tratamentos prescritos.

    Além disso, um dos importantes desafios do segmento magistral brasileiro é garantir processos produtivos, logísticos e de comunicação confiáveis, rastreáveis, seguros, uniformes e não tendenciosos, que atendam aos padrões de qualidade exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

    Para o profissional farmacêutico, os medicamentos magistrais representam, além da satisfação do exercício da profissão, a possibilidade de atuar num setor essencial para a população e que precisa ser trabalhado de forma competente, qualificada e voltada a atender às necessidades terapêuticas da população.

    Assim, os profissionais que pretendam assumir a liderança e a gestão nesse segmento necessitam conhecer, além dos aspectos técnicos fundamentais para a manipulação segura de medicamentos, interpretar e aplicar as ferramentas da qualidade, de forma a estruturar um Sistema de Gestão que integre todos os processos da farmácia na busca pela Excelência em Qualidade, de forma a entregar à sociedade medicamentos seguros, efetivos, de qualidade e adequados às necessidades individualizadas dos pacientes.

    A Quem se Destina

    Destina-se a Farmacêuticos que necessitam aprimorar conhecimentos relacionados à segurança e à qualidade na manipulação magistral de medicamentos e produtos cosméticos de utilização terapêutica. Indicado, também, aos docentes de cursos de graduação e de pós-graduação em Farmácia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Analisar, elaborar e supervisionar o preparo de formulações passíveis de serem manipuladas em farmácia, nas diversas formas farmacêuticas, utilizando conhecimentos e recursos de tecnologia farmacêutica;
    • Discutir as características e aplicações dos excipientes, veículos e adjuvantes envolvidos nas formulações magistrais;
    • Integrar os conhecimentos, aprendendo a conhecer as necessidades dos pacientes e dos prescritores, de forma a contribuir para uma terapêutica segura, efetiva e adequada a condição clínica dos pacientes;
    • Implementar um sistema de gestão da qualidade adequado às normas vigentes e alinhado com as estratégias da empresa e que possam contribuir para a segurança dos medicamentos manipulados;
    • Analisar criticamente normas e regulamentações do setor e aplicá-las no dia-a-dia da atividade em farmácia magistral.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Princípios Gerais de Manipulação Magistral: Ética e Legislação Farmacêutica; Aspectos e Sinonímias Utilizadas em Formulações Farmacêuticas Magistrais e em Classes de Excipientes. 20h
    Princípios Farmacológicos Determinantes para a Manipulação de Medicamentos: Fundamentos de Biofarmácia, Farmacodinâmica, Farmacocinética e Farmacoterapia; Interação Medicamentosa Aplicada a Manipulação de Fórmulas Magistrais; Nanotecnologia Aplicada a Fármacos e Cosméticos. 29h30min
    Gestão e Controle de Qualidade em Farmácias Magistrais: Garantia de Qualidade; Qualificação de Fornecedores e Auditorias da Qualidade; Gestão de Pessoas; Boas Práticas de Manipulação; Controle de Qualidade da Água para Uso Magistral; Indicadores de Qualidade e Revisão Periódica de Produto (RPP); Controle de Qualidade de Insumos, Material de Embalagem e Produto Acabado; Monitoramento dos Prazos de Validade e Estabilidade dos Medicamentos Manipulados; Gerenciamento de Resíduos na Farmácia. 60h
    Farmacotécnica de Formas Farmacêuticas Líquidas: Cálculos Farmacêuticos Aplicados às Formas Farmacêuticas Líquidas; Soluções, Emulsões e Suspensões Orais, Tinturas, Extratos, Macerados, Gliceróleos, Antissépticos, Errinos, Otológicos, Shampoos, Desodorantes, Sabonetes, Espumas e Esmaltes.
    Práticas em Formas Farmacêuticas Líquidas.
    36h
    Farmacotécnica de Formas Farmacêuticas Semissólidas: Cálculos Farmacêuticos Aplicados às Formas Farmacêuticas Semissólidas; Emulsões Tópicas, Géis Tópicos, Géis-Cremes, Géis Transdérmicos, Pomadas, Pastas, Supositórios, Óvulos, Inovações em Formas Farmacêuticas Semissólidas Matérias-Primas Sustentáveis e Certificadas como Naturais.
    Práticas em Formas Farmacêuticas Semissólidas.
    60h
    Farmacotécnica de Formas Farmacêuticas Sólidas: Cálculos Farmacêuticos Aplicados às Formas Farmacêuticas Sólidas; Excipientes; Pós, Granulados, Cápsulas; Comprimidos Orodispersíveis.
    Práticas em Formas Farmacêuticas Sólidas.
    45h15min
    Farmacotécnica de Produtos Específicos e Formas Farmacêuticas Contemporâneas: Fitoterápicos, Suplementos Nutricionais, Produtos Veterinários, Gomas, Pirulitos, Balas e Chocolates; Formulações Dentifrícias, Dermocosméticos: Pele, Cabelo e Seus Anexos, Manipulação de Produtos com Ativos Antienvelhecimento e de Produtos com Ativos Despigmentantes e Antiacneicos; Análise Crítica de Formulações Contendo Suplementos Nutricionais, Despigmentates e Antiacneicos.
    Práticas em Produtos Específicos e Formas Farmacêuticas Contemporâneas.
    84h
    Formulações Direcionadas a Doenças Prevalentes dos Sistemas Orgânicos e a Pacientes Especiais: Formulações para Doenças dos Sistemas Orgânicos; Formulações Direcionadas a Pacientes Pediátricos e Idosos. 18h
    Metodologia da Pesquisa Científica para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso: Pesquisa Científica: Aspectos Metodológicos; Bibliotecas Virtuais em Saúde; Atividades de Apoio a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. 27h15min
    CARGA HORÁRIA TÉORICA 380h
    Trabalho de Conclusão de Curso: Elaboração do Trabalho à distância. 60h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    440h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Atividades Práticas

    O curso inclui atividades práticas presenciais obrigatórias em laboratório didático, localizado no Instituto Racine em São Paulo/SP.

    Coordenação

    Ana Cláudia Pompeu Raminelli
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Metodista de Piracicaba. Doutora em Cosmetologia pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo. Especialista em Cosmetologia e Manipulação Magistral pela Universidade Metodista de Piracicaba. Estágio na Iowa State University, Estados Unidos da América. Atua como docente de Farmacotécnica, Tecnologia Farmacêutica, Química Farmacêutica, dentre outras disciplinas, em Curso de Graduação em Farmácia, desde 2004. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

    Certificação

    O Cursos de Pós-graduação Latu sensu em Nível de Especialização é regulamentado pela Resolução CNE/CES nº 01 de 06 de abril de 2018 do Conselho Nacional de Educação. São cursos direcionados a profissionais concluintes de cursos superiores (cursos de graduação), conferindo aos seus egressos o nível de especialização. Estes cursos oferecem informações e conhecimentos aplicáveis à prática profissional e, ainda, pela titulação acadêmica conferida, atendem os requisitos que, normalmente, são exigidos para ingressar na docência em instituições de ensino, para atuar em certos ambientes de trabalho e/ou para conferir pontuação em concursos públicos. Os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Nível de Especialização são oferecidos pelo Instituto Racine de Educação Superior (Racine), Instituição devidamente credenciada como Faculdade no Ministério da Educação (MEC), sob código nº 18698, por meio do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC).

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

    (Portugal) Por meio de Protocolo de Colaboração, assinado em 16/05/2014, os farmacêuticos portugueses podem somar Créditos de Desenvolvimento Profissional ao concluir este curso.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram