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Cursos de Pós-Graduação

Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica

Ênfase Acompanhamento Farmacoterapêutico

O curso tem como objetivo capacitar farmacêuticos para exercer a prática clínica em seus ambientes de trabalho, com foco na detecção, minimização e resolução de Problemas Relacionados com os Medicamentos (PRM) e Resultados Negativos Associados ao Medicamento (RNM), a partir da realização do acompanhamento farmacoterapêutico sistemático, contínuo e documentado de todo o processo de cuidado realizado. Objetiva, também, apresentar os serviços de apoio a prática clínica que possibilitam prevenir a ocorrência de PRM e identificar riscos que indicam a necessidade de realização de acompanhamento farmacoterapêutico para otimização da farmacoterapia.

Os Cursos de Pós-graduação em Nível de Especialização tem como principal objetivo atender demandas reais e dirigidas do mercado de trabalho, assumindo contornos de pós-graduação profissionalizante e acadêmica. Servem para adaptar, num primeiro momento, os egressos de cursos superiores de graduação às funções exigidas pela estrutura do cenário corporativo das empresas.

Presencial / Presencial Transmitida ao Vivo Turma Início das Aulas
19 meses 19 29/Janeiro/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas em um final de semana ao mês. Inclui, também, aulas com transmissão ao vivo em sala virtual, em dias de semana a noite, e fóruns de discussão, com prazos definidos e horário livre de participação, de acordo com disponibilidade do aluno, conforme calendário. Sexta-Feira (18h30 às 22h30)
Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Na atualidade, gestores, formuladores de políticas públicas, pesquisadores e profissionais farmacêuticos e não farmacêuticos passam a perceber a importância, tanto para o paciente quanto para a sociedade, da prestação de serviços farmacêuticos com o objetivo de reduzir e minimizar riscos, danos e custos e promover a segurança e a melhoria do estado de saúde do paciente. O mercado de trabalho é amplo para os farmacêuticos que estiverem capacitados para interagir com assertividade junto aos pacientes, familiares, cuidadores e equipes de cuidado do paciente e tende a crescer nos próximos anos, no Brasil e no mundo.
    Neste contexto, tem crescido a procura e a contratação de farmacêuticos clínicos em todos os níveis assistenciais, os quais têm capacidade para realizar o Acompanhamento Farmacoterapêutico do paciente e potencial para prover serviços farmacêuticos de caráter diverso que contribuem para prevenir a manifestação de problemas relacionados com medicamentos.
    Para colocar em prática o Acompanhamento Farmacoterapêutico, de forma efetiva e resolutiva, o profissional necessita de uma formação clínica sólida e do conhecimento aprofundado dos fundamentos teóricos e práticos dos métodos utilizados para sua realização, a partir da análise dos condicionantes clínicos, culturais, sociais e psicológicos que influenciam o comportamento dos usuários de medicamentos e, consequentemente, os resultados advindos de seu uso.
    Farmacêuticos capacitados para a realização de Acompanhamento Farmacoterapêutico têm melhor compreensão global do estado do paciente, estão mais preparados para aplicar seus conhecimentos em seu benefício e têm potencial para fazer parte da solução dos muitos problemas farmacoterapêuticos antes, durante e após o processo de uso de medicamentos.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos que atuam ou pretendam atuar no acompanhamento dos resultados obtidos com a utilização de medicamentos nos seguintes ambientes:

    • Serviços Clínicos Hospitalares (Farmácia, Ambulatórios, Unidades de Terapia Intensiva, Serviços de Assistência Domiciliar, Diálise e Hemodiálise);
    • Serviços Públicos de Saúde (UBS, AMA, AME, NASF, CAPS, UPA, entre outros);
    • Farmácias, Drogarias e Farmácias-Escola;
    • Consultórios e Clínicas Especializadas (oncologia, nefrologia, psiquiatria, entre outros);
    • Serviços de Assistência Domiciliar (Home Care);
    • Instituições de Longa Permanência (ILP);

    É, também, indicado para profissionais que atuam em:

    • Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC);
    • Serviços de Farmacovigilância;
    • Centros de Informação de Medicamentos;
    • Docência.
  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional deverá ser capaz de:

    • Pensar a Atenção Farmacêutica como uma responsabilidade social e profissional em relação aos usuários de medicamentos;
    • Desenvolver o raciocínio clínico, avaliando de forma estruturada as queixas dos pacientes e suas possíveis relações com os medicamentos em uso;
    • Aplicar os principais métodos de acompanhamento farmacoterapêutico do paciente;
    • Levantar hipóteses, identificar, classificar e propor a resolução para os Resultados Negativos da Farmacoterapia e de Problemas Relacionados com Medicamentos, segundo os métodos vigentes;
    • Elaborar o plano terapêutico, definindo as intervenções farmacêuticas a serem propostas para resolver os problemas farmacoterapêuticos suspeitos;
    • Interpretar resultados de exames laboratoriais e utilizá-los como dados objetivos para qualificar suspeitas de problemas de saúde associados ao uso de medicamentos;
    • Registrar as intervenções farmacêuticas clínicas no prontuário do paciente, seguindo as regras estabelecidas por todos os profissionais de saúde que participam das linhas de cuidado dos pacientes;
    • Estabelecer condutas de encaminhamento e relatórios técnicos para outros profissionais de saúde;
    • Acompanhar os resultados das intervenções realizadas em termos de resposta clínica do paciente, definindo tempo de retorno para avaliação de resultados e critérios de alta ou de continuidade do atendimento;
    • Estabelecer relação terapêutica com o paciente, contribuindo para a otimização dos resultados da farmacoterapia, adesão ao tratamento, detecção e notificação de reações adversas a medicamentos;
    • Estabelecer relação positiva com os demais membros da equipe de saúde, compartilhando dados e decisões diante da suspeita de problemas ou de resultados negativos relacionados com medicamentos.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Bases Filosóficas e Conceituais do Acompanhamento Farmacoterapêutico do Paciente: Conceitos em Farmácia Clínica, Atenção Farmacêutica e Cuidado Farmacêutico; Serviços Farmacêuticos e Prática Clínica Farmacêutica; O Processo Assistencial do Acompanhamento Farmacoterapêutico; Métodos para a Prática do Acompanhamento Farmacoterapêutico do Paciente: Pharmacotherapy Workup, Método Dáder e SOAP. 68h30min
    Bases Farmacocinéticas, Farmacodinâmicas e Farmacoterapêuticas Aplicadas à Prática Clínica Farmacêutica: Fundamentos de Farmacodinâmica, Farmacocinética e Farmacoterapia; Fatores que interferem na Farmacoterapia: Externos, Internos e Internos Condicionais.
    Exercícios de Fixação do Conhecimento e Discussão de Casos Clínicos.
    50h30min
    Bases Clínicas para o Acompanhamento Farmacoterapêutico do Paciente: Semiologia: Coleta, Análise e Interpretação de Dados da Entrevista Clínica; Sinais e Sintomas Gerais e Inespecíficos; Semiologia e sua Aplicação à Prática Farmacêutica; Interpretação Clínica de Exames Laboratoriais.
    Discussão de Casos Clínicos.
    41h15min
    Bases Humanísticas do Atendimento Farmacêutico: A Doença e o Adoecer; Os Adoecimentos nos Ciclos da Vida; Significados Culturais de Saúde, Doença e Medicamentos; Ritos e Rituais de Saúde; Representações Sociais no Campo da Saúde e Doença; Resiliência; Técnicas de Acolhimento; Escuta de Casos; Técnicas de Entrevista.
    Fórum de Discussão. Simulação de Entrevista Farmacêutica com o Paciente.
    58h
    Acompanhamento Farmacoterapêutico e Serviços Farmacêuticos em Doenças Prevalentes: Cardiovasculares e Metabólicas; Respiratórias; Transtornos Mentais; Doenças Prevalentes em Geriatria/Avaliação Geriátria e Gerontológica Ampla; Doenças Prevalentes em Pediatria; Serviços Farmacêuticos de Apoio à Prática Clínica: Avaliação da Prescrição de Medicamentos, Dispensação, Conciliação Medicamentosa e Farmacovigilância.
    Discussão de Casos Clínicos.
    121h30min
    Bases Metodológicas para a Realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Pesquisa Científica: Aspectos Metodológicos; Bibliotecas Virtuais em Saúde; Saúde Baseada em Evidência; Orientação para a Estruturação e Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
    TCC: Elaboração de Protocolo de Acompanhamento Farmacoterapêutico do Paciente.
    40h15min
    CARGA HORÁRIA TÉORICA 380h
    Trabalho de Conclusão de Curso: Elaboração do Trabalho à distância. 60h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    440h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Maria Denise Ricetto Funchal Witzel
    Farmacêutica, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui Curso de Aprimoramento em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile e em Farmácia Hospitalar pela Universidade de São Paulo. Possui onze (11) anos de experiência em Farmácia Hospitalar e, desde 1998, atua em Coordenação de Cursos Intensivos e de Pós-Graduação na Área Clínica. Participa da Coordenação Científica dos Seminários Internacionais de Farmácia realizados pelo Instituto Racine desde 2004, no Chile, Portugal e Espanha. É Coordenadora das Comissões Científicas dos eventos promovidos pelo Instituto Racine na Área Farmacêutica. Autora de capítulo do livro Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica, tradutora do livro Atenção Farmacêutica: Conceitos, Processos e Casos Práticos, coordenadora e revisora do livro Atenção Farmacêutica: da Filosofia ao Gerenciamento da Terapia Medicamentosa. Gerente Acadêmica, Coordenadora e Docente de cursos no Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

    Certificação

    O Cursos de Pós-graduação Latu sensu em Nível de Especialização é regulamentado pela Resolução CNE/CES nº 01 de 06 de abril de 2018 do Conselho Nacional de Educação. São cursos direcionados a profissionais concluintes de cursos superiores (cursos de graduação), conferindo aos seus egressos o nível de especialização. Estes cursos oferecem informações e conhecimentos aplicáveis à prática profissional e, ainda, pela titulação acadêmica conferida, atendem os requisitos que, normalmente, são exigidos para ingressar na docência em instituições de ensino, para atuar em certos ambientes de trabalho e/ou para conferir pontuação em concursos públicos. Os Cursos de Pós-Graduação Lato sensu em Nível de Especialização são oferecidos pelo Instituto Racine de Educação Superior (Racine), Instituição devidamente credenciada como Faculdade no Ministério da Educação (MEC), sob código nº 18698, por meio do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (e-MEC).

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)
    (Portugal) Por meio de Protocolo de Colaboração, assinado em 16/05/2014, os farmacêuticos portugueses podem somar Créditos de Desenvolvimento Profissional ao concluir este curso.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Depoimentos

  • Eu tinha a mesma dúvida que todo aluno da graduação tem: “Como é que eu vou aplicar a Atenção Farmacêutica?”. Por estar atuando em Drogaria, no contato direto com as pessoas, eu precisava saber como atendê-las para expor melhor as informações sobre medicamentos. Logo busquei mais informações sobre o tema e cheguei ao Instituto Racine. Como aluno da instituição, o Curso de Pós-Graduação em Atenção Farmacêutica contribuiu com o desenvolvimento do meu raciocínio clínico e com a minha prática como Farmacêutico Clínico me tornando um profissional mais questionador. Com conhecimentos adquiridos eu passei a avaliar melhor o discurso e as queixas dos pacientes e tive subsídios para adaptar as ferramentas da Atenção Farmacêutica ao meu dia a dia. Apliquei estes conhecimentos enquanto atuei em Drogaria e hoje desenvolvo minhas atividades profissionais no SUS: oportunidade de trabalho que surgiu por indicação de um colega em sala de aula. Desde então, muitas outras oportunidades surgiram, entre elas a Docência.
    Rafael Cairê, Farmacêutico, Docente e Aluno do Instituto Racine
  • O Curso de Pós-Graduação em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica foi de extrema importância para mim. Na época em que terminei o curso atuei durante certo tempo em drogaria e graças ao Curso consegui ingressar na área hospitalar, como Farmacêutica Clínica. O Curso realmente foi um diferencial para minha entrada na área, já que eu ainda não atuava nem mesmo em drogaria quando iniciei o curso.
    Nathalia Ferraz, Farmacêutica Clínica, Hospital Santa Paula

Blog

22ª Turma de Especialização em Farmácia Clínica Inicia no Instituto Racine

Publicado em 05 jul 2013
É com grande satisfação que o Instituto Racine deu início à 22ª Turma do Curso de Pós-Graduação em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica no Brasil, sendo a 11ª no Estado de São Paulo. Com base na filosofia da Atenção Farmacêutica, profissionais farmacêuticos de div

Vídeo: Formação em Atenção Farmacêutica – Entrevista com Denise Funchal (Programa Panorama Geral)

Publicado em 02 abr 2013
Assista a entrevista da Coordenadora Geral do Curso de Pós-Graduação em Atenção Farmacêutica e Farmácia Hospitalar do Instituto Racine, Denise Funchal, no Programa Panorama Geral da TV Litoral Panorama em Balneário de Camboriú – Santa Catarina, sobre uso de medicamentos pela pop

Vídeo: Depoimento – Pós-Graduação em Atenção Farmacêutica – Nathalia Ferraz

Publicado em 02 abr 2013
“O Curso de Pós-Graduação em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica foi de extrema importância para mim. Na época em que terminei o curso atuei durante certo tempo em drogaria e graças ao Curso consegui ingressar na área hospitalar, como Farmacêutica Clínica.

Alunos do Curso de Atenção Farmacêutica do Instituto Racine Realizam Orientações Sobre Medicamentos a Idosos em Evento

Publicado em 02 abr 2013
Como forma de exercitar a prática aprendida em sala da aula, alunos do Curso de Pós-Graduação em Atenção Farmacêutica (Formação em Farmácia Clínica) do Instituto Racine realizaram orientações sobre o uso de medicamentos no evento Saúde do Idoso, em São Paulo (SP).



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