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Cursos de Educação Continuada

Oncogeriatria

Foco em Assistência Multidisciplinar

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para exercerem atividades na área do cuidado ao paciente idoso portador de câncer, trazendo a abordagem multidisciplinar necessária ao atendimento integral das necessidades desta população que apresenta, em geral, uma série de comorbidades e, em alguns casos, limitações para o autocuidado.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 08 26/Julho/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas semanais Segunda-feira (18h30h às 22h30)
Sábado (09h às 18h00)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O envelhecimento, uma realidade cada vez mais presente na sociedade atual, constitui um processo biológico natural e progressivo que se caracteriza por perdas de funções sensoriais e motoras que podem afetar a funcionalidade, a mobilidade e a independência e, consequentemente, interferir na autonomia para o autocuidado e na qualidade de vida dos pacientes.
    O câncer está entre as principais doenças que acometem a população idosa, possivelmente porque, com o avanço da idade, há o acúmulo de fatores de risco para o desenvolvimento desta doença e, ao mesmo tempo, há, também, a redução dos mecanismos de reparação celular que podem prevenir sua manifestação. O câncer, portanto, é um problema de saúde pública relevante na população idosa, sendo uma importante causa de morbimortalidade nesta faixa etária.
    A definição da melhor estratégia de tratamento oncológico em Oncogeriatria somente pode ser alcançada se houver uma abordagem integral do paciente, considerando sua expectativa de vida, sua reserva funcional e o suporte social de que dispõe. Assim, o atendimento ao paciente idoso portador de câncer exige um novo profissional, que tenha conhecimentos de oncologia e ao mesmo tempo de geriatria.
    Neste contexto, aos profissionais que atuam ou pretendam atuar no atendimento ao paciente idoso com câncer, levando em consideração as exigências e limitações que lhe são inerentes, necessitam transitar, efetivamente, nestas duas áreas do conhecimento (oncologia e geriatria) para que consigam alcançar os melhores resultados em suas intervenções junto a esta população.

    A Quem se Destina

    Destina-se a profissionais da saúde inseridos nas equipes multidisciplinares de oncologia: Farmacêuticos, Enfermeiros, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas. Indicado, também, a outros profissionais que atuam em atividades relacionadas ao tema e a docentes e estudantes de cursos de graduação das áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender o perfil dos pacientes idosos portadores de câncer e o impacto da doença nesta população;
    • Conhecer as principais doenças oncológicas no idoso, bem como as comorbidades prevalentes nesta faixa etária;
    • Reconhecer o papel da equipe de cuidado ao paciente oncológico e a importância da realização de um trabalho assistencial integrado;
    • Oferecer apoio para o doente e seus familiares, dentro de seu âmbito de atuação.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Atendimento Integral ao Paciente Oncológico. 2h
    O Paciente Geriátrico em Oncologia. 4h
    Assistência de Enfermagem. 4h
    Assistência Farmacêutica. 4h
    Assistência Nutricional em Oncogeriatria. 30min
    Assistência de Fisioterapia em Oncogeriatria. 30min
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    15h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Káthia Ferraro Lopes
    Farmacêutica graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas das Faculdades Oswaldo Cruz. Especialista em Farmácia em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO) e membro desde 2000. Especialista em Docência no Ensino em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Mestranda na Universidade Federal de São Paulo em Ensino nas Ciências da Saúde. Possui 28 anos de experiência em Farmácia em Oncologia e Central de Misturas, atuando em instituições como Hospital A.C. Camargo, Hospital Albert Einstein, Hospital Samaritano e empresas como Farmoterápica e Clínica de Oncologia. Participou da elaboração dos Guias sobre Preparo de Medicamentos Antineoplásicos e Guia para Notificação de Reações Adversas pela SOBRAFO e outros. Coordenadora e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

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