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Cursos de Educação Continuada

Investigação de Não Conformidades

Interpretação e Elaboração de Relatórios

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para identificar causas-raízes de não conformidades (NC), propondo ações corretivas coerentes que evitem sua reincidência. Visa, também, preparar o profissional para a elaboração e preenchimento de relatórios de investigação de não conformidades, proporcionando, desta forma, uma experiência real das situações que podem ocorrer em sua rotina de trabalho.

EAD Turma
EAD – Telepresencial 06

 

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Investigar causas de não conformidade, descreve-las e trata-las de maneira correta é um desafio nas empresas que possuem ou estão implantando um Sistema de Gestão da Qualidade, pois, em muitas situações, as ações que são tomadas para a resolução de não conformidades acabam não sendo efetivas porque as verdadeiras causas de sua ocorrência não são corretamente identificadas e tratadas gerando sua recorrência.
    Assim, é fundamental que as empresas tenham em seu quadro funcional profissionais capazes de investigar, analisar e tratar os desvios identificados, promovendo a manutenção, o monitoramento e o controle do Sistema de Gestão da Qualidade e elaborando Relatórios de Investigação de Não Conformidades, os quais contemplam a identificação da causa raiz e o seu tratamento por meio de ações corretivas e preventivas.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos e outros profissionais que atuam ou pretendam atuar como auditores, inspetores, avaliadores e/ou consultores de normas, como ISO NBR 9001, ISO NBR 14001, ISO NBR 18001 e ISO NBR 17025, entre outras. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação das áreas relacionadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o aluno será capaz de:

    • Diferenciar ação corretiva de ação preventiva;
    • Elaborar e preencher Relatórios de Investigação de não Conformidade;
    • Avaliar tendências e propor ações preventivas
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Técnica de Solução de Problemas: Fluxograma; Brainstorming; Diagrama de causa e efeito; 5 Porquês; Diagrama de Pareto. Exercícios. 12h
    Tratamento de Não-Conformidades: Disposição e Ação Imediata; Análise da Causa; Conceitos de Ações Corretivas e Ações Preventivas; Implementação das Ações Corretivas e Preventivas; Follow-up de Ações Corretivas e Preventivas; Verificação da Eficácia da ação; Exercícios. 4h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    16h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Docente Responsável

    Maria Cecília Ricetto Funchal Arias
    Bacharel em Química, com Atribuições Tecnológicas e Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com Curso de Especialização em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Possui dez (10) anos de experiência em Indústria Metalúrgica no Ramo de Galvanoplastia, tendo atuado no Laboratório Químico, na Engenharia da Qualidade, na implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade, sendo Responsável Técnica do Processo de Fabricação de Placas de Circuito Impresso. Possui onze (11) anos de experiência na implantação de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000 atuando como Consultora da Qualidade e sete (07) anos de experiência na área Ambiental como Especialista em Qualidade do Ar com Inventários de Emissão Atmosféricas. Experiência como responsável PE na elaboração de conteúdo e tutora de EaD em Cursos de Gestão das Águas na – Rede de Ensino, Pesquisa e Educação à Distância para a Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Paraíba do Sul (REDEVALE) em parceria com o ITA e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP). Docente do Curso Técnico em Meio Ambiente do SENAC desde 2008. É Consultora na empresa Thesis Consultoria & Treinamento. Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade a distância está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

    (Portugal) O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

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