fbpx

Cursos de Educação Continuada

Elaboração e Interpretação de FISPQ

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico de acordo com a Norma ABNT NBR 14725-4

O Curso de Educação Continuada Elaboração e Interpretação de FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico) de acordo com a Norma ABNT NBR 14725-4 tem como objetivo capacitar profissionais da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente para o gerenciamento de FISPQ no local de trabalho.
A relevância desta capacitação está na exigência, por parte do Ministério do Trabalho e Emprego, através da Norma Regulamentadora nº 26 – Sinalização de Segurança, da elaboração e disponibilização de ficha com dados de segurança para todo produto químico classificado como perigoso. De acordo com o regulamento, os aspectos relativos à ficha com dados de segurança devem atender ao disposto em norma técnica oficial vigente (NBR 14725). Adicionalmente, a FISPQ é um documento básico e imprescindível no processo de gerenciamento do risco químico, estando a sua correta elaboração e interpretação diretamente relacionadas à redução de impactos à saúde humana e ao meio ambiente, decorrentes do uso de produtos químicos.
O Curso possui o diferencial de fornecer ao aluno condição para aplicação prática do conhecimento. Os alunos terão a oportunidade de acompanhar o processo de elaboração e conhecer algumas fontes de informação.

EAD Turma Início das Aulas
Transmitida ao Vivo em Sala Virtual 15 18/Março/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aula uma vez por semana Quintas-Feiras (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O atendimento a norma técnica vigente para elaboração de FISPQ no Brasil é uma exigência da NR-26 – Sinalização de Segurança, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE. Nesta condição, o não cumprimento deste requisito torna empresas que fabricam, manipulam ou armazenam produtos químicos perigosos passíveis de autuação. A Norma ABNT NBR 14725, parte 4, estabelece os requisitos básicos para a elaboração da FISPQ no Brasil e sua aplicação é obrigatória para qualquer produto químico classificado como perigoso. Além da obrigatoriedade estabelecida pelo MTE, a FISPQ é um documento indispensável no processo de comunicação e gerenciamento do risco químico e toxicológico na empresa.
    Este curso possibilita que o profissional responsável pelas áreas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente adquira capacitação para elaborar, interpretar e gerenciar as FISPQs no ambiente de trabalho, considerando as especificidades da norma brasileira ABNT NBR 14725. Diante da carência de profissionais capacitados para elaboração da FISPQ e das exigências de mercado cada vez mais fortes em relação à qualidade do documento, percebe-se uma tendência de valorização deste perfil profissional, realidade esta já evidente em outras partes do mundo como Europa e EUA.

    A Quem se Destina

    Diretores, gerentes e coordenadores de áreas relacionadas à Saúde, Segurança e Meio Ambiente; profissionais de Segurança do Trabalho; profissionais que lidam com produtos químicos perigosos em suas rotinas de trabalho (laboratórios químicos ou analíticos e fábricas de produtos químicos diversos – cosméticos, saneantes, solventes, pigmentos, polímeros, entre outros). Profissionais interessados em conhecer o processo de avaliação e gerenciamento do risco químico.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o aluno será capaz de:

    • Compreender os conceitos básicos aplicados na área de segurança química;
    • Elaborar e interpretar a FISPQ com base na Norma ABNT NBR 14725-4;
    • Classificar e atribuir elementos de rotulagem a produtos químicos perigosos, como parte integrante do processo de elaboração de FISPQ.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Conceitos Básicos em Segurança Química e Toxicologia. 3h
    Apresentação da FISPQ – Visão Geral. 1h
    Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS): Norma NBR 14725-1, Norma NBR 14725-3 e Norma NBR 14725-2. 5h
    Plano de Gerenciamento de Produto Químico (PGPQ). 1h
    Transporte Terrestre de Produtos Perigos: Resolução ANTT 5232/16. 1h
    A FISPQ sob a Ótica da Norma ABNT NBR 14725-4 3h
    Fontes de Informação em Segurança Química – Navegação em Bancos de Dados. 2h
    Exercícios Práticos Baseados na FISPQ. 4h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    20h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Ana Maria Nunes Batista Menegazzo
    Engenheira Química, graduada pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas. Especialista em Engenharia de Segurança pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Desde 2001 atua em Indústria Farmacêutica Multinacional como gestora das áreas de Segurança, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente e como Auditora Interna da Qualidade. Desde 2009, atua em Consultoria Técnica para Indústrias Farmacêutica, de Derivados de Policloreto de Vinila (PVC) e de Alimentos, para Hospitais, para Laboratórios Oficiais e para o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (SINDUSFARMA) e como Auditora Líder de Certificação ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000. Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

    Profissionais regularmente inscritos no CRQ – IV têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine que variam de 15% a 25% – consulte.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)


Facebook
LinkedIn
Instagram