fbpx

Cursos de Educação Continuada

Sedação e Analgesia em Pacientes Críticos

Manejo Clínico em Situações de Escassez

O curso tem como objetivo proporcionar estratégias para exercer a prática da farmácia clínica em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), no manejo clínico de sedoanalgesia, considerando situações de escassez em termos de sedativos, analgésicos e insumos necessários para administração desses medicamentos, sem impactar na gestão de risco e na segurança do paciente.

EAD Turma Início das Aulas
Via Internet – Telepresencial 01 26/Junho/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aula em Final de Semana Sábado (09h às 13h).

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Conforme a resolução do CFF nº 675 de 2019, que regulamenta as atribuições do farmacêutico clínico em unidades de terapia intensiva (UTI), a UTI é considerada um ambiente hostil e complexo, que envolve alta tecnologia e expõe o paciente a risco de eventos adversos. Há relatos na literatura mostrando que a atuação do farmacêutico no cuidado ao paciente crítico é capaz de impactar na redução da mortalidade, no tempo de internação na UTI e no número de eventos preveníeis e não preveníeis relacionados com o uso de medicamentos.
    No contexto atual da pandemia de COVID-19, a atuação do farmacêutico tem sido ainda mais requerida, levando em consideração a escassez observada em relação a medicamentos para a realização da sedoanalgesia efetiva e segura, necessária para o procedimento de intubação. O profissional farmacêutico tem muito a contribuir na implantação de protocolos que visam enfrentar a escassez de medicamentos sedativos e analgésicos e manter a qualidade do cuidado prestado, tanto neste período de pandemia quanto em outras situações que possam trazer este tipo de desafio para a equipe que presta assistência ao paciente crítico.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos que exercem ou desejam exercer atividades de farmácia clínica em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Indicado, também, a docentes dos cursos de graduação em Farmácia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Identificar as necessidades do paciente e da equipe de cuidado em relação aos aspectos relacionadas à sedoanalgesia;
    • Compartilhar dados e decisões e participar da construção de protocolos diante da escassez de medicamentos e insumos para analgesia e sedação;
    • Suspeitar de problemas ou de resultados negativos relacionados com os medicamentos em uso pelo paciente.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução à Analgesia e Sedação: Manejo da Dor, Sedação Profunda e uso de Bloqueadores Neuromusculares em Pacientes sob Ventilação Mecânica. 1h15
    Sedação para Intubação Orotraqueal: Sequência Rápida de Intubação. 0h30
    Situações de Escassez de Medicamentos e Insumos: Estratégias de Manejo Clínico, Logístico e Segurança do Paciente em Uso de Medicamentos Importados. 1h00
    Discussão de Casos Clínicos. 1h15
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    4h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Anne Karollyne Leite
    Farmacêutica, graduada pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Farmácia Clínica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Farmacologia Clínica pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Mestranda no Departamento de Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo. Atuou como Farmacêutica Clínica da Unidade de Terapia Intensiva Geral – Adulto, no Protocolo Gerenciamento de Profilaxia de Tromboembolismo Venoso e no Centro de Educação Continuada como Multiplicadora do Saber do Hospital Santa Paula. Atualmente, exerce o cargo de Coordenadora de Farmácia no Hospital São Camilo. Coordenadora de Curso e Docente no Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.



Facebook
LinkedIn
Instagram