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Cursos de Educação Continuada

Gestão da Qualidade e do Risco em Saúde no Âmbito da Assistência Farmacêutica

O Curso tem como objetivo capacitar profissionais para compreender as abordagens da Gestão de Risco e da Qualidade em Saúde e para aplicá-las na estruturação de Serviços de Assistência Farmacêutica, de forma a prevenir problemas que possam impactar na segurança dos usuários de medicamentos e outros produtos para a saúde.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 03 02/Março/2022
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais Quarta-Feira (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A busca pela qualificação dos Serviços de Assistência Farmacêutica no País tem sido uma necessidade tanto nos serviços públicos quanto privados. O farmacêutico que atua nesses serviços tem sido chamado a propor, orientar e desenvolver estratégias e ações neste sentido. Para isso, o profissional precisa conhecer as abordagens, normas e indicadores fundamentais para a estruturação dos serviços de Assistência Farmacêutica que incorporem a gestão de riscos e instrumentos de qualidade desses serviços.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos que exerçam, pretendam exercer ou conhecer as atividades envolvidas na gestão da Assistência Farmacêutica em serviços públicos e privados de saúde. É, também, indicado para estudantes e docentes de cursos de graduação em Farmácia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender e aplicar na Assistência Farmacêutica as abordagens de Gestão de Risco em Saúde.
    • Aplicar e orientar sobre as Boas Práticas e Organização de Serviços Farmacêuticos.
    • Compreender e aplicar Indicadores de Qualidade dos Serviços de Assistência Farmacêutica.
    • Orientar a estruturação de Serviço de Assistência Farmacêutica.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Bases Conceituais e Abordagens de Gestão de Risco em Saúde.
    Abordagem Geral sobre Boas Práticas de Serviços de Saúde.
    Organização, Boas Práticas e Indicadores de Qualidade de Serviços Farmacêuticos.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    24h45min


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Maria Eugênia Carvalhaes Cury
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da PUCCAMP. Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da PUCCAMP. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui quinze (15) anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da PUCCAMP, cinco (05) anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete (07) anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). É Assessora Técnica do Conselho Nacional de Saúde e atua como Coordenadora de Cursos e no Desenvolvimento de Projetos Educacionais no Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.


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