fbpx

Cursos de Educação Continuada

Boas Práticas de Controle e Preparo de Medicamentos em Oncologia

O curso tem como objetivo apresentar a legislação e os procedimentos adequados para a manipulação e controle de qualidade de medicamentos oncológicos manipulados em ambientes hospitalares, clínicas e empresas especializadas no preparo desses produtos, capacitando o profissional a compreender e analisar as prescrições de quimioterápicos.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 06 09/Abril/2022
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas em Um Final de Semana ao Mês Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 17h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Manipulação de Trabalho

    Segundo a Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO): “A exemplo de outras áreas da Farmácia, a atuação em oncologia começou a ser delineada a partir de 1990, com base em normativas internacionais e trabalhos implementados em grandes centros hospitalares que passaram a identificar desde os riscos ocupacionais e ambientais até a exigência de rigorosa técnica asséptica para a manipulação de medicamentos complexos”.
    As terapias oncológicas são consideradas criticas por utilizarem doses terapêuticas muito próximas das doses tóxicas e se destinarem a pacientes imunossuprimidos pela doença ou pelo próprio tratamento. A tarefa da manipulação criteriosa dessas doses gerou a necessidade do estabelecimento de rotinas e adequação de áreas físicas específicas e dedicadas, demandando ao farmacêutico um intenso aperfeiçoamento técnico.
    A Oncologia, uma especialidade recente, ainda não conta com número suficiente de profissionaiscapacitados para fazer frente à demanda crescente dos serviços de saúde. O farmacêutico, bem preparado para atuar nessa área, encontra um mercado de trabalho ascendente e com boas oportunidades de carreira.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos, que atuam ou desejam atuar na prestação de serviços de farmacotécnica, manipulação e controle de qualidade de medicamentos oncológicos. Indicado, também, para docentes de Cursos de Graduação em Farmácia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Manipular agentes antineoplásicos com exatidão e segurança;
    • Estruturar uma Central de Medicamentos Antineoplásicos em Unidades de Saúde, seguindo as normativas vigente.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Requisitos Estruturais e Humanos de uma Unidade de Preparo de Medicamentos Antineoplásicos Injetáveis 12h
    Biossegurança, Controle e Garantia de Qualidade na Central de Misturas. 4h
    Estudo de Casos de Central de Misturas em Oncologia. 8h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em benefício da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    24h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Káthia Ferraro Lopes
    Farmacêutica graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas das Faculdades Oswaldo Cruz. Especialista em Farmácia em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO) e membro desde 2000. Especialista em Docência no Ensino em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Mestranda na Universidade Federal de São Paulo em Ensino nas Ciências da Saúde. Possui 28 anos de experiência em Farmácia em Oncologia e Central de Misturas, atuando em instituições como Hospital A.C. Camargo, Hospital Albert Einstein, Hospital Samaritano e empresas como Farmoterápica e Clínica de Oncologia. Participou da elaboração dos Guias sobre Preparo de Medicamentos Antineoplásicos e Guia para Notificação de Reações Adversas pela SOBRAFO e outros. Coordenadora e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)


Facebook
LinkedIn
Instagram