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Cursos de Educação Continuada

Bioestatística com Enfoque em Pesquisa Clínica de Medicamentos

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para a interpretação de dados estatísticos e para a realização de análise crítica de representações gráficas de resultados obtidos a partir da Pesquisa Clínica de Medicamentos que esteja sendo realizada ou dos resultados publicados na literatura científica sobre o tema.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 05 25/Setembro/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
  Sábado (09h00 às 18:00)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A Pesquisa Clínica de Medicamentos compreende estudos realizados com seres humanos para medir os parâmetros de segurança e eficácia de novos medicamentos, sendo essencial para a descoberta de alternativas terapêuticas para a prevenção, tratamento e controle de doenças.
    A Bioestatística, ciência que trata da coleta, análise, interpretação e apresentação de dados aplicada às ciências biológicas e às da saúde, está presente nas três Etapas da Pesquisa Clínica, a saber: no Planejamento (Amostragem, Cálculo do Tamanho da Amostra, Análise Estatística, Formulário de Coleta de Dados), na Execução (Coleta dos Dados, Armazenamento dos Dados, Tabulação dos Dados, Análise dos Dados, Interpretação dos Dados) e na Divulgação (Apresentação e Publicação dos Dados obtidos na Literatura Científica), sendo fundamental para auxiliar no processo de avaliação do comportamento do fármaco estudado e de seu potencial de aplicabilidade em saúde.
    Assim, a Pesquisa Clínica de Medicamentos caracteriza-se como uma área de atuação profissional promissora, uma vez que se encontra na pauta tanto da indústria, quanto dos hospitais, principais usuários destes produtos, e das universidades. Sendo uma área de pesquisa complexa, exige dos profissionais, que pretendam conduzi-la, capacitação técnica associada a habilidades humanas e de gestão.
    O mercado de trabalho em Pesquisa Clínica de Medicamento requer profissionais com conhecimento de bioestatística, ao lado do conhecimento de outras ciências, tais como, a epidemiologia clínica e a metodologia da pesquisa científica.

    A Quem se Destina

    Profissionais da área da saúde, em especial Farmacêuticos, Médicos, Biomédicos e Enfermeiros, bem como outros profissionais, como Engenheiros Químicos, Biólogos e Químicos. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação e de pós-graduação das áreas relacionadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Interpretar dados estatísticos advindos da Pesquisa Clínica de Medicamentos;
    • Analisar as Representações Gráficas de Resultados obtidos durante a realização da Pesquisa Clínica de Medicamentos;
    • Analisar criticamente os resultados de Estudos Clínicos publicados na Literatura Científica.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Cálculo do Tamanho da Amostra pelo Poder Estatístico: Informações Necessárias (Análise Primária versus Secundária); Cálculo por Precisão versus Poder Estatístico; Cálculo para Variáveis Binárias e Contínuas; Análise de Sobrevivência; Determinação do Cálculo do Tamanho da Amostra pelo Poder Estatístico: Vantagens e Desvantagens, Nível de Evidência, Uso de Controles, Nexo de Causalidade, Poder Estatístico de um Estudo, Complexidade da Organização.
    Análise Estatística: Interpretação de Resultados de Artigos Clínicos e Exames Laboratoriais (Estatística Descritiva); Análise dos Resultados de Estudos Epidemiológicos: Estudo de Coorte, Caso-Controle, Transversal e Ensaio Clínico.
    Representação e Interpretação Gráfica de Resultados Estatísticos: Escolha do Teste Estatístico Adequado; Interpretação das Representações Gráficas de Resultados Estatísticos usando o SPSS; Reanálise de Estudos Negativos; Abordagens para Aumentar o Poder do Estudo; Limitações dos Estudos Clínicos: Controle de Confundimento e de Vieses, Limitações de Interpretações de Resultados; Representações de Resultados Correta versus Incorreta.
    Exercícios de Análises Estatísticas: Exercícios de Análise e Representação de Resultados com base em Data Sets e Exercícios de Análise Crítica de Representações Gráficas de Resultados a partir de Artigos Científicos Publicados na Literatura.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    16h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Descrição das Atividades Práticas

    O curso inclui Exercícios de Análise e Representação de Resultados com Base em Data Sets e Análise Crítica de Representações Gráficas de Resultados a partir de Artigos Científicos Publicados na Literatura.

    Coordenação

    Raphael Fernando Boiati
    Farmacêutico, graduado pela Universidade Nove de Julho e Mestre em Ciências da Reabilitação Pulmonar – Farmacologia pela mesma Universidade. Doutorando em Neurociência e Comportamento pela Universidade de São Paulo. Especialista em Farmacologia clínica pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Possui aperfeiçoamento em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School. Co-fundador e Diretor da Casa Hunter, Representante da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras, Membro participativo do Conselho Nacional de Voluntariado do Ministério da Cidadania. Docente da graduação em Farmácia da Universidade Metodista São Paulo. Coordenador de Cursos e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).


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