fbpx

Cursos Intensivos

Desenvolvimento de Produtos Domissanitários

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para o desenvolvimento de produtos para o mercado de domissanitários, conferindo-lhes uma visão sistêmica e das particularidades de cada categoria de produto. Por meio do desenvolvimento de competências profissionais o curso visa, também, contribuir para o desenvolvimento sustentável na indústria de produtos domissanitários e de sua cadeia produtiva.

Presencial Semipresencial Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 16 20/março/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas em Um Final de Semana ao Mês Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O setor de produtos domissanitários brasileiro movimenta 21,5 bilhões, representando 10,2% da Indústria Química de Uso Final no Brasil, sendo o quarto maior mercado de artigos de limpeza do mundo. Este segmento compreende cerca de 3000 empresas, sendo, em sua maioria de porte micro, pequeno e médio. A manutenção e ampliação deste crescimento demanda mão de obra especializada e atualizada, representando importante oportunidade profissional de atuação neste setor.

    A Quem se Destina

    Profissionais graduados e graduandos em química, engenharia química, farmácia e técnicos e estudantes de curso técnico em química que buscam visão mercadológica, entendimento da legislação, bem como conhecimentos teóricos e práticos sobre o desenvolvimento de formulações de produtos. Ideal para profissionais que atuam ou desejam atuar em indústrias de produtos domissanitários e sua cadeia produtiva.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Aplicar os conceitos pertinentes ao desenvolvimento e lançamento de produtos;
    • Compreender a legislação vigente aplicada ao desenvolvimento de produtos;
    • Reproduzir formulações associando conceitos de marketing e Pesquisa & Desenvolvimento.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Mercado Brasileiro de Domissanitários e as Etapas de Lançamento de Produtos. 4h
    Administração e Marketing para Produtos Domissanitários. 12h
    Matérias-Primas para Produtos Domissanitários: Conservantes, Fragrâncias, Tensoativos e Outros. 20h
    Legislação Aplicada ao Desenvolvimento de Produtos Domissanitários (Foco na RDC n° 47/13). 4h
    Registro de Produtos Domissanitários e Elaboração de Dossiê. 4h
    Aspectos Teóricos do Desenvolvimento de Odorizadores de Ar, Detergentes em Pó e Outros Formatos; Tecnologia para Limpeza Institucional. 28h
    Aspectos Teóricos e Práticos do Desenvolvimento de Produtos para Cuidados com a Roupa, Louça e Pisos. 56h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    128h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

    Coordenação

    Elvis Araújo Barreto
    Bacharel em Química com MBA em Gestão de Projetos e Especialização em Inovação pela Universidade de São Paulo. Profissional com mais de 15 anos de experiência em áreas técnicas, incluindo projetos em Gestão da Qualidade, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Flora, Grupo Boticário e Oxiteno. Atualmente é doutorando em Bioquímica pela UFABC e gerente de P&D na América Latina na RB, além de professor e coordenador de cursos de pós-graduação na Racine e em outras importantes instituições.


Facebook
LinkedIn
Instagram