fbpx

Cursos Intensivos

Cosmetologia

Desenvolvimento de Produtos Cosméticos

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para o desenvolvimento de produtos cosméticos, desde a sua concepção até o lançamento comercial, a partir de conceitos de marketing e da apresentação da tecnologia disponível em termos de matérias-primas e formas de apresentação.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 59 31/Julho/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas em um final de semana ao mês Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O Brasil é o quarto maior mercado consumidor global de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), com 6,2% de fatia de participação. Em 2019 fechou o ano com um crescimento superior a 3,9%, alcançando R$ 116,8 bilhões, em relação aos R$ 112,4 bilhões apurados em 2018. O número de empresas no país aproxima-se de 3.000 e mesmo com a robotização, o setor apresenta crescimento de oportunidades de trabalho pelo segundo ano consecutivo, segundo a Euromonitor Internacional.
    Entre outros fatores, o lançamento constante de novos produtos, atendendo cada vez mais às necessidades do mercado, tem sido um dos motores deste crescimento. Pode-se dizer, portanto, que desenvolver produtos tem se tornado um dos processos-chave para a competitividade da indústria cosmética.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos e Técnicos em Química. Indicado, também, para docentes e estudantes de graduação dos cursos relacionados.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Conhecer a legislação básica vigente na área cosmética;
    • Associar conceitos de marketing ao desenvolvimento de produtos cosméticos;
    • Aplicar as principais etapas para o desenvolvimento de produtos cosméticos;
    • Conhecer as principais matérias-primas e suas características para aplicação em formulações cosméticas;
    • Selecionar fornecedores de produtos e serviços;
    • Planejar o lançamento comercial do produto cosmético desenvolvido.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    O Mercado Cosmético Brasileiro e as Etapas Envolvidas no Desenvolvimento e Lançamento de Produtos Cosméticos. 16h
    Matérias-Primas Cosméticas: Propriedades e Características que Justificam suas Aplicações. 12h
    Química das Fragrâncias. 4h
    Bioquímica e Fisiologia da Pele Humana e Cabelo Aplicadas ao Desenvolvimento de Formulações Cosméticas. 3h15min
    Legislação Básica Aplicada a Produtos Cosméticos. 1h30min
    Conservantes Utilizados em Formulações Cosméticas. 1h
    Estabilidade e Eficácia de Produtos Cosméticos. 2h
    Aspectos Técnicos e Práticos para o Desenvolvimento de Produtos Cosméticos Emulsionados. 24h
    Aspectos Técnicos e Práticos para o Desenvolvimento de Shampoos, Condicionadores e Sabonetes Líquidos. 24h
    Aspectos Técnicos e Práticos para o Desenvolvimento de Produtos para Pré e Pós-Bronzeamento e Fotoproteção. 16h
    Aspectos Técnicos e Práticos para o Desenvolvimento de Géis, Desodorantes e Antiperspirantes. 20h
    Elaboração e Seminário de Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso. 8h15min
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    132h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Descrição das Atividades Práticas

    O curso proporciona atividades práticas em laboratório didático que são obrigatoriamente presenciais.

    Coordenação

    Daisy de Fátima Scarparo de Sanctis
    Química, com Mestrado em Físico-química pela Universidade Estadual de Campinas. Possui mais de 32 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento de matérias-primas como surfactantes, alcalinizantes, solventes, produtos cosméticos e detergentes, tendo atuado em empresas como Unilever, Oxiteno, Natura e Clariant. Atualmente é responsável pela gerência de serviço técnico para América Latina – Consumer Care, segmentos de Home, Institutional, Personal, Pharma & Food Solutions na empresa Dow Química. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


Facebook
LinkedIn
Instagram