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Cursos Intensivos

Controle de Qualidade de Embalagens

Para Produtos Cosméticos e Farmacêuticos

O curso tem como objetivo prover conhecimentos sobre os processos técnico, operacional e administrativo envolvidos no Controle de Qualidade de Embalagens, produzidas com diferentes tipos de materiais, a fim de capacitar profissionais para participar do desenvolvimento e definição de embalagens para produtos cosméticos e farmacêuticos e, assim, contribuir nas etapas do Ciclo de seu Desenvolvimento e Estudo de Viabilidade, com base nos requisitos de desempenho dos materiais testados, na qualificação e homologação de fornecedores e na definição de especificações técnicas.

EAD Turma Início das Aulas
EAD – Telepresencial 01 11/Novembro/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas um final de semana ao mês. Quinta-feira (18h30 às 22h30)
Sexta-Feira (18h30 às 22h30)
Sábado (09h00 às 18h00)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    As atividades técnicas, operacionais e administrativas pertinentes ao Desenvolvimento e Controle da Qualidade de Embalagens são consideradas partes de um abrangente processo multidisciplinar em virtude da ampla gama de materiais, processos, tecnologias e apelos comerciais envolvidos na escolha, design, concepção e fabricação da embalagem ideal.
    O mercado de trabalho neste segmento carece de profissionais com conhecimentos técnicos, operacionais e acadêmicos abrangentes sobre esta importante temática para atuar de maneira efetiva no Desenvolvimento de Embalagens na cadeia industrial cosmética e farmacêutica.

    A Quem se Destina

    Químicos, Engenheiros (Químicos, Mecânicos e de Materiais), Farmacêuticos, Tecnólogos e Profissionais com Formação Técnica que atuam ou desejam atuar, direta ou indiretamente no desenvolvimento e controle de qualidade de embalagens para produtos de cosméticos e farmacêuticos. Indicado, também, para docentes de cursos de graduação e técnicos das áreas relacionadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Contribuir no projeto de desenvolvimento de embalagens, quanto aos requisitos e características de materiais, histórico de fornecedores e definições de especificações;
    • Empregar Técnicas de Amostragem e Avaliação Qualitativa de Embalagens envolvidas na Inspeção de Qualidade de Recebimento dos Insumos e também na produção do produto acabado;
    • Realizar os Testes de Avaliação de Desempenho Funcional de Embalagens e Ensaio de Estabilidade e Compatibilidade;
    • Identificar os pontos críticos de Especificações Técnicas de Embalagem a serem inspecionadas;
    • Conhecer e empregar Técnicas de Análise Dimensional dos Requisitos Mensuráveis Especificados;
    • Desempenhar as atividades relativas ao processo de Qualificação de Fornecedores de Embalagens em geral.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Técnicas de Amostragem para Inspeção da Qualidade de Embalagens (no Recebimento e no Produto Acabado). 4h
    Exercícios de Fixação em Técnicas de Amostragem para Embalagens. 4h
    Tabelas de Amostragem Segundo Normas Técnicas MIL-STD 105D/105E, ISO 2859/3951 e ABNT NBR-5425/5426/5427; Níveis de Qualidade Aceitáveis (NQA). 4h
    Avaliação e Classificação de Defeitos mais Comuns Encontrados nas Embalagens e as Implicações no Produto Acabado; Pontos Críticos de uma Especificação Técnica de Embalagem a Serem Inspecionados. 2h
    Técnicas de Análise Dimensional dos Requisitos Mensuráveis Especificados;
    Atividades Práticas Demonstrativas de Controle de Qualidade de Embalagem.
    2h
    Parâmetros para o Ensaio de Estabilidade e Teste de Compatibilidade da Formulação com a Embalagem Primária. 4h
    Testes de Aplicação/Qualificação e Resistência Térmica da Embalagem. 4h
    Testes de Desempenho Funcional e Resistência Mecânica em Componentes de Embalagem; Características dos Equipamentos, Instrumentos e Métodos de Ensaio para Componentes de Embalagem. 4h
    Qualificação de Fornecedores de Embalagens. 12h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    36h


    Respeitando a carga horária total do curso, é uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário do curso, que envolve agenda de docentes e disponibilidade de auditórios da instituição. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Sergio Rubens Tolentino
    Físico, graduado pela Universidade de Santo Amaro e Técnico em Mecânica pela Escola Técnica Federal de São Paulo. Por 30 anos consecutivos ocupou cargos de Supervisão e Gerência do Departamento de Desenvolvimento de Embalagens em grandes multinacionais do setor cosmético, tais como: Avon, Natura, Kolynos e Colgate-Palmolive. Atua desde 2005 como Consultor Sênior Autônomo em Sistemas de Gestão da Qualidade, Gestão de Processos e Boas Práticas de Fabricação junto a indústrias de diversos ramos de atividade. É detentor de Patentes Internacionais de Design de Embalagem e coautor de projetos de embalagem vencedores do “Prêmio Brasileiro de Embalagem – Embanews”. Foi colunista técnico da Revista “Cosmetics & Toiletries” – Edição Brasil, publicando diversos artigos sobre a Embalagem para Cosméticos. Atualmente é Sócio-Diretor da Tolentino’s Consultoria e Treinamentos Empresarial. Coordenador de Curso e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


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