fbpx

Cursos Intensivos

Assuntos Regulatórios de Produtos e Empresas na Área Cosmética

O curso tem o objetivo de capacitar profissionais da área cosmética para desempenhar atividades relacionadas à orientação e realização de processos de abertura de empresas, obtenção de autorização e licença de funcionamento, registro e notificação de produtos para comercialização no mercado brasileiro, elaboração de dossiês, regularização de importação e exportação de produtos, bem como para a implementação de cosmetovigilância.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 19 19/Abril/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais Segunda-Feira (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A utilização de produtos cosméticos está difundida na população e a Indústria Cosmética vem crescendo significativamente, nos últimos anos, no Brasil e no mundo.
    O Brasil ocupa a terceira posição mundial quanto ao uso de cosméticos, estando estes produtos enquadrados em um setor dinâmico e de inovação contínua. Os investimentos em tecnologias de ponta e no desenvolvimento de novos produtos são constantes de forma a atender as necessidades diversificadas dos consumidores em função de faixa etária, gênero, sexo e etnias.
    O mercado cosmético é heterogêneo com participação de empresas nacionais, internacionais e transnacionais, atuando ao lado de pequenas e médias empresas. A área é dinâmica e vem passando pelo processo de regulamentação pelos órgãos competentes nos cinco continentes, demandando cada vez mais profissionais que entendam de Assuntos Regulatórios de forma a regularizar as empresas na legislação pertinente e vigente nos países onde estão instaladas e/ou para os quais seus produtos serão exportados.
    O profissional da Área de Assuntos Regulatórios de Produtos Cosméticos vem sendo altamente demandado no mercado e para nele atuar com competência necessita, além de sólida formação técnica e científica, estar atualizado em relação aos aspectos de regulamentação, desde o que se refere a regularização da empresa até a vigilância dos produtos cosméticos após sua comercialização, motivo pelo qual esta capacitação constitui-se em um investimento estratégico para aqueles que desejam inserir-se ou mesmo manter-se neste mercado cada vez mais regulado e competitivo.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos, Advogados e Administradores que atuam ou pretendam atuar com assuntos regulatórios relacionados a registros de produtos cosméticos e abertura de empresas. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação nestas áreas relacionadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Conhecer e aplicar a legislação relacionada à regularização e às atividades da área cosmética, com maior ênfase no mercado brasileiro;
    • Prover orientações a empresas sobre o caminho para sua regularização, bem como de seus produtos cosméticos;
    • Fornecer dados importantes a empreendedores que pretendam atuar ou que já atuam na área regulatória.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Estrutura e História da Vigilância Sanitária. 2h
    Legislação Brasileira e Internacional (América Latina, Estados Unidos da América) na Área Cosmética. 6h
    Classificação de Produtos Grau 1 (Notificação) e Grau 2 (Notificação e Registro) e Regularização de Produtos Cosméticos. 4h
    Boas Práticas de Fabricação, Armazenamento e Distribuição de Produtos Cosméticos. 4h
    Documentação Legal e Abertura de Empresas Cosméticas. 4h
    Processos de Importação e Exportação de Produtos Cosméticos. 4h
    Avaliação de Segurança e Eficácia de Produtos Cosméticos. 4h
    Estudos de Estabilidade. 4h
    Notificação de Produtos Cosméticos e Peticionamento Eletrônico. 4h
    Elaboração de Dossiê.
    Aulas Práticas de Dossiê de Produtos Isentos de Registro e de Registro de Produtos Cosméticos.
    8h
    Registro de Produtos Cosméticos Classe 2. 4h
    Rotulagem de Acordo com a ANVISA e Metrologia. 4h
    Regulamentação de Nanocosméticos. 4h
    Gerenciamento de Risco de Produtos Cosméticos: Cosmetovigilância. 4h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    60h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Descrição das Atividades Práticas

    Exercícios voltados a preparar o profissional para conduzir o processo para abertura de empresa (Documentação Legal); para a elaboração de dossiê de registro de produtos (Peticionamento) e para a Notificação de Eventos Adversos e Desvios de Qualidade aos órgãos competentes.

    Coordenação

    Raphael Fernando Boiati
    Farmacêutico, graduado pela Universidade Nove de Julho e Mestre em Ciências da Reabilitação Pulmonar – Farmacologia pela mesma Universidade. Doutorando em Neurociência e Comportamento pela Universidade de São Paulo. Possui aperfeiçoamento em Pesquisa Clínica pela Harvard Medical School. Atua como consultor em Assuntos Regulatórios para indústrias do segmento farmacêutico e cosmético, com sede no Brasil e na América Latina, tais como: Momenta Farmacêutica, Eurofarma, EMS, União Química, Cristália e Aché, atuando na elaboração e revisão de dossiês técnicos para registros, pós-registros e/ou revalidação de medicamentos novos, de linha, biológicos, similares, cosméticos, fitoterápicos e insumos farmacêuticos; no suporte regulatório em auditorias corporativas internas (FDA, EMA, VISA e ANVISA) para obtenção da Certificação de Boas Práticas de Fabricação. Co-fundador e Diretor da Casa Hunter, Representante da Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras, Membro participativo do Conselho Nacional de Voluntariado do Ministério da Cidadania. Docente do Curso de Graduação em Farmácia da Universidade Metodista São Paulo. Coordenador de Cursos e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Profissionais regularmente inscritos no CRQ – IV têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine que variam de 15% a 25% – consulte.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

    (Portugal) Por meio de Protocolo de Colaboração, assinado em 16/05/2014, os farmacêuticos portugueses podem somar Créditos de Desenvolvimento Profissional ao concluir este curso.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram