fbpx

Cursos Intensivos

Administração em Unidades de Alimentação e Nutrição

O curso tem como objetivo possibilitar ao participante a aplicação de conceitos e técnicas de administração para a realização de um gerenciamento efetivo de Unidades de Alimentação e Nutrição e Unidades Produtoras de Refeição, considerando aspectos técnicos, humanos, de gestão da qualidade e de sustentabilidade.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 16 07/Outubro/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais Quinta-Feira (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) é uma unidade gerencial que desenvolve atividades técnico-administrativas necessárias para a produção de alimentos e refeições saudáveis de forma racional, variada e econômica, evitando desperdícios, além de, indiretamente, proporcionar educação alimentar.
    A administração é uma função social baseada em técnicas capazes de conduzir o processo produtivo e as relações sociais na organização, conforme solicitações do ambiente de tarefa (microambiente) e do ambiente geral (macroambiente). Desta forma, administrar é um processo que demanda planejamento, organização, direção e controle.
    Os profissionais que gerenciam Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) têm, em sua maioria, formação em Nutrição e necessitam de conhecimentos de administração para atender às exigências do mercado de alimentação de coletividade, uma área que se encontra em franca expansão e que tem se revelado como um segmento com forte empregabilidade.

    A Quem se Destina

    Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética e Docentes dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Nutrição. È útil também para Acadêmicos de Nutrição que pretendem atuar neste segmento e para outros profissionais que lidam com assuntos relacionados a este tema.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao final do programa o profissional será capaz de:

    • Compreender os aspectos de qualidade e aplica-los no planejamento de suas atividades;
    • Aplicar ferramentas de administração para gerenciar as atividades em UAN;
    • Aplicar técnicas de Gestão de Pessoas para otimizar os resultados dos recursos humanos da unidade;
    • Aplicar conceitos de Sustentabilidade em suas atividades.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Caracterização da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN). 4h
    Gestão da Qualidade. 8h
    Gestão de Pessoas. 8h
    Dimensionamento de Pessoal. 2h
    Dimensionamento das Áreas Produtivas. 2h
    Inovações Tecnológicas e Gestão do Processo Produtivo. 8h
    Sistema de Estoque e Processo de Compras. 4h
    Controle de Custos. 8h
    Sustentabilidade na Produção de Refeições. 4h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    48h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Débora Cabanes Bertomeu
    Nutricionista, graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário São Camilo. Com especialização em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos pelo Instituto Racine. Sócia-diretora da empresa DiferencialNutri Consultoria em Alimentação e Nutrição. Docente do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição da Pontifícia Universidade Católica – PUC Goiânia, IPGS – Ensino Superior em Saúde, UNIP – Universidade Paulista. Conselheira efetiva do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª região SP/MS, gestão 2017-2020 e 2020 – 2023 Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


Facebook
LinkedIn
Instagram