Trabalhos Acadêmicos e Relatos de Experiência Profissional

Desenvolveu um trabalho ou possui uma experiência profissional no Brasil relacionada com a temática do Seminário Internacional de Farmácia Clínica e deseja apresentar em uma universidade europeia? Além do valor agregado à sua carreira, esta é uma excelente oportunidade para compartilhar experiências de êxito que certamente serão inesquecíveis e enriquecedoras, além de contribuir para o desenvolvimento de novos estudos e melhorias significativas das práticas profissionais do farmacêutico no Brasil e em outras localidades do mundo.

Aos Professores e Coordenadores de Cursos de Graduação, esta experiência internacional é uma grande oportunidade para estreitar relações com uma renomada universidade europeia possibilitando a realização de intercâmbio universitário e/ou produção conjunta de trabalhos científicos.
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Instruções Gerais para Inscrição de Trabalhos Científicos

1. Serão aceitas, no SIF 2020, inscrições de Trabalhos Acadêmicos e Relatos de Experiências Profissionais (Projetos de Intervenção Implantados) e estes serão apresentados durante a realização do 3º SimpoDader Internacional.

2. O Trabalho Acadêmico deve ser original e não deve ter sido apresentado em sua totalidade em congressos ou jornadas, nem ter sido publicado em revistas, nacionais ou internacionais, em data anterior à realização do SIF 2020 – 13º Seminário Internacional de Farmácia Clínica  e 3º SimpoDader Internacional..

3. O Relato de Experiência Profissional não precisa ser inédito e pode ter sido anteriormente apresentado em outros contextos profissionais, contudo, precisa ser inovador em sua concepção e deve apresentar resultados relevantes para a Instituição onde tenha sido implantado.

4. Somente serão aceitos como comunicação no evento os Trabalhos Acadêmicos e Relatos de Experiências que tenham alguma relação com a prática da Farmácia Clínica nos âmbitos da Farmácia Hospitalar e dos Serviços de Saúde, da Farmácia Comunitária e da Assistência Domiciliar.

5. O Trabalho deve ser enviado, primeiramente, na forma de Resumo, para o endereço eletrônico posteres@racine.com.br. O arquivo contendo o Resumo deve ser identificado com o nome completo do autor ou representante do conjunto de autores que deverá estar regularmente inscrito no SIF 2020 em caso de aprovação do Trabalho.

6. A Comissão de Avaliação enviará e-mail ao autor que enviou o Resumo confirmando o recebimento.

7. O prazo máximo de recebimento de Resumos, respeitando as orientações, é 31 de janeiro de 2020 às 23h.

8. Os Trabalhos aceitos serão classificados em duas (02) categorias distintas, a saber:

a. Trabalho Acadêmico (graduação e pós-graduação);

b. Relato de Experiência Profissional.

9. O autor escolherá a categoria de submissão e deverá explicitá-la ao final do Resumo.

10. O primeiro autor ou algum dos autores do Resumo deverá estar presente para apresentação do Trabalho no dia 25 de abril de 2020 em horário estabelecido pela organização do evento, na condição de inscrito no SIF 2020. A apresentação ocorrerá na Faculdade de Farmácia da Universidade de Granada, em Granada, Espanha, no contexto do 3º SimpoDader Internacional.

11. O Resumo deverá ser redigido em português e espanhol, de forma contínua, sem subitens;

12. Os Trabalhos Acadêmicos deverão apresentar: Título, Introdução (com objetivos especificados), Métodos, Resultados e Conclusão;

13. O Relato de Experiência Profissional deve trazer considerações (a partir da vivência sobre a qual se relata e reflete) que sejam significativas para a área de farmácia clínica. É importante que o Relato não fique apenas no nível de descrever uma situação, devendo ir além e estabelecer ponderações e reflexões, embasadas na experiência relatada e no seu respectivo aparato  teórico. A estrutura será a seguinte: Título, Introdução (contendo Contextualização com marco teórico de referência para a experiência, Justificativa, Relevância e Objetivos), Método (contendo a Estratégia de Intervenção ou Operacionalização, sendo desejável a apresentação de Orçamento), Análise e Discussão (dos resultados alcançados) e Conclusão.

14. Os Trabalhos apresentados deverão ter a seguinte formatação:

a. Texto: deve incluir título, autores, instituições envolvidas, indicação de auxílio ou bolsa e Resumo do Trabalho – o Resumo não deverá exceder 30 linhas (incluindo as linhas em branco), com margem esquerda de 2 cm e direita de 1,5 cm, em papel tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm). No total o texto deve conter no máximo 3.500 caracteres (com espaços);

b. Fonte: “Times New Roman” no tamanho 10;

c. Título: em letras MAIÚSCULAS, com todas as palavras, sem abreviaturas e sem ponto final no título. Limitado a 100 caracteres, incluídos os espaços e sem abreviaturas;

d. Autor(es): em letra maiúscula e sem negrito, tipo normal, escrito no formato que deverá ser utilizado para citação (sobrenome e nome, completos e sem abreviações);

e. Instituição(ões) envolvida(s): em letra minúscula, relacionando com número(s) o(s) autor(es), quando mais de uma Instituição ou de um Departamento (Universitário) estiverem envolvidos;

f. Espaço: simples. Entre título, autores, Departamento/Instituição e texto, deixar uma linha em branco;

g. Auxílio financeiro: Indicar no fim do texto. Quando houver mais de uma agência financiadora, separá-las com ponto e vírgula;

15. O Resumo deverá ser redigido com clareza, sem erros ortográficos e gramaticais e dentro da formatação descrita nas normas, caso contrário será recusado. Não serão aceitos Resumos que contiverem apenas propostas de Trabalho ou Experiências Profissionais não implantadas ou que forem enviados fora das especificações descritas;

16. Não serão aceitos Resumos enviados por correio;

17. O endereço eletrônico do autor será o mesmo em que ele receberá a confirmação de recebimento do Resumo. Por isso, é importante que os dados estejam corretos e seja utilizado sempre o mesmo endereço eletrônico;

18. Cada autor poderá apresentar no máximo três (03) Trabalhos e se um mesmo autor participar em mais de uma comunicação deverá escrever seu nome do mesmo modo em todas, para que seja identificado adequadamente nos anais do SIF 2020;

19. Cada Trabalho poderá conter no máximo seis (06) autores;

20. Toda a correspondência da Comissão de Avaliação de Trabalhos – SIF 2020 será dirigida ao autor que remeter o Resumo para avaliação, sendo este informado sobre a aceitação ou a recusa do Resumo.

21. O aviso sobre a aceitação ou recusa do Trabalho ou do Relato de Experiência será efetuado por e-mail, para o endereço eletrônico do autor, até o dia 21 de fevereiro de 2020, às 14h.

22. Após a comunicação sobre a aprovação do Trabalho ou do Relato de Experiência, ao menos um dos autores deverá efetuar a inscrição no SIF 2020, devendo este inscrito participar das atividades de ambos os eventos e sendo o responsável pela apresentação do Trabalho, conforme o item 8;

23. Trabalhos ou Relatos de Experiência relacionados à pesquisa envolvendo seres humanos – pesquisa que, individual ou coletivamente, envolva o ser humano de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou partes, incluindo o manejo de informações ou materiais – deverão seguir as determinações da Resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o número de aprovação do mesmo no Comitê de Ética em Pesquisa deve constar do Resumo (no subitem Método);

24. A avaliação da comunicação será realizada pela Comissão de Avaliação de Trabalhos – SIF 2020 com base nos critérios de: originalidade, clareza do texto, relevância dos resultados, métodos utilizados, aplicabilidade do Trabalho e coerência entre o objetivo e a conclusão do mesmo;

25. Serão selecionados  quatro (04) Trabalhos para apresentação oral no dia 25 de abril de 2020 durante o 3º SimpoDader Internacional, conforme programação oficial do evento. Os Trabalhos deverão ser apresentados ORALMENTE seguindo o modelo a ser disponibilizado pelo Instituto Racine;

26. Será fornecido um único Certificado por Trabalho apresentado, com os nomes de todos os autores envolvidos. Importante: os Certificados serão entregues SOMENTE durante o 3º SimpoDader Internacional.

Luiz Carlos da Silva, MSc.

Coordenador da Comissão de Avaliação de Trabalhos