Educação Continuada: Interferência do Uso de Medicamentos na Evolução de Úlceras por Pressão

 53.20

O curso tem como objetivo apresentar e discutir os principais medicamentos que podem interferir na evolução de úlceras por pressão, tornando a farmacoterapia um fator importante a ser avaliado na prevenção, no manejo e na condição clínica.

A Quem se Destina

Farmacêuticos, Médicos, Enfermeiros e outros profissionais que atuam ou querem atuar no âmbito hospitalar e ambulatorial, na assistência domiciliar, na gestão de risco e na farmacovigilância. Indicado, também, a docentes e estudantes de graduação dos cursos relacionados a este tema.

Programa do Curso

  • Classificação das Úlceras por Pressão
  • Introdução às Principais Coberturas
  • Fatores de Risco para a Abertura de Úlceras por Pressão
  • Mecanismo de Cicatrização de Feridas Agudas
  • Fatores que Interferem na Cicatrização de Úlceras por Pressão
  • Eventos Adversos com Medicamentos que Podem Aumentar o Risco de Abertura de Úlceras por Pressão
  • Fármacos e Interações Medicamentosas que Podem Interferir Negativamente nos Mecanismos de Cicatrização de Úlceras por Pressão

Docente Responsável

Patrícia Helena Castro Nunes
Farmacêutica, com Habilitação Industrial, graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Neuroimunologia pela UFF. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Farmácia Hospitalar em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Bolsista do programa de aperfeiçoamento em pesquisa do INCA. Atua na Pronep Lar na área de internação domiciliar (Home Care). Atua como professora colaboradora do Curso de Residência em Farmácia Hospitalar da Universidade Federal Fluminense e do curso de Enfermagem Dermatológica da Universidade Gama Filho. Docente do Instituto Racine.

Limpar
REF: N/A Categoria

Descrição

Para acessar o Conteúdo Programático deste curso, clique aqui.

Informação adicional

Modalidade

Gravado