fbpx

Topo Páginas CPG

Nutrição em Oncologia

O curso tem como objetivo capacitar nutricionistas para atuar na área da oncologia, oferecendo subsídios de nutrição clínica, dietoterapia, cuidados nutricionais, cuidados paliativos, atendimento humanizado, de forma a prepará-los para a atuação clínica com qualidade em Serviços de Saúde, envolvendo todas as etapas da assistência nutricional a pacientes em tratamento do câncer. Visa, também, preparar o profissional para contribuir com o processo de prevenção do câncer, tendo como principal ferramenta de trabalho, o alimento.

Os conteúdos das disciplinas são desenvolvidos de forma integrada e aplicados ao contexto da prática do nutricionista em Oncologia, tanto no âmbito hospitalar quanto nos âmbitos ambulatorial e domiciliar.

 

Presencial / Presencial Transmitida ao Vivo Turma Início das Aulas
20 meses + Apresentação de TCC
(Aulas Presenciais + Aulas Transmitidas ao Vivo + Aulas Gravadas)
04/Março/2020

 

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A significativa alteração na demografia mundial, em função da redução das taxas de mortalidade e natalidade e do aumento da expectativa de vida e de envelhecimento populacional, determinou uma modificação significativa nos padrões de saúde e doença no mundo, conhecida como Transição Epidemiológica. Tal transição é caracterizada por alteração no perfil de morbimortalidade, com queda da taxa de doenças infecciosas e aumento das doenças crônico-degenerativas, em especial, as doenças cardiovasculares e o câncer.

    O câncer é um importante problema de saúde pública em nível mundial, especialmente em países em desenvolvimento, nos quais se espera que seu impacto na população corresponda a 80% dos mais de 20 milhões de casos novos estimados para o ano 2025.
    Segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SBNO): “As terapias oncológicas são consideradas criticas por utilizarem doses terapêuticas muito próximas das doses tóxicas e se destinarem a pacientes imunossuprimidos pela doença ou pelo próprio tratamento”. Tal fato acarreta sérios danos nutricionais ao organismo que, se não detectados precocemente e se não forem alvo de intervenções nutricionais eficientes e efetivas, podem ser irreversíveis, interferindo, também negativamente, na resposta ao tratamento oncológico. De acordo com o Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional (IBRANUTRI), a taxa de desnutrição calórica proteica está próxima a 50% nos pacientes oncológicos internados.

    Além disso, na última década, tem crescido a demanda por atuação do nutricionista clínico em oncologia, tanto em Unidades de Internação quanto em Unidades Ambulatoriais e em Domicílios, o que torna essencial sua capacitação para que possam ser resolutivos e qualificados no acompanhamento a esses pacientes. O nutricionista, bem preparado para atuar nessa área, encontra um mercado de trabalho ascendente e com boas oportunidades de carreira.

  • A Quem se Destina

    Nutricionistas que atuam ou desejam atuar na área de oncologia na prestação de serviços clínicos aos pacientes. Indicado, também, a docentes de cursos de graduação e de pós-graduação em Nutrição.

    Ideal para profissionais que atuam em:

    • Hospitais Especializados em Oncologia;
    • Clínicas Públicas ou Privadas de Tratamento Oncológico;
    • Unidades e Centros de Saúde Especializados;
    • Ambulatórios Especializados;
    • Serviços de Assistência Domiciliar (Home Care).

     

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Orientar o paciente e seus familiares em relação às condutas a seguir nos ajustes da alimentação, considerando as manifestações dos eventos adversos;
    • Conhecer as bases genéticas do câncer, os fatores de risco interferentes (ambiental, genético, orgânico entre outros), suas principais manifestações e evolução da doença, relacionadas à terapêutica utilizada, reações e alterações da própria doença e do tratamento de forma a aplicar esse conhecimento auxiliando na tomada de decisões da conduta nutricional;
    • Compreender as bases epidemiológicas, genéticas e moleculares do câncer, bem como as bases da oncologia clínica;
    • Prestar assistência a pacientes submetidos aos diversos tratamentos: quimioterapia, radioterapia, iodoterapia, imunoterapia, transplante de células tronco hematopoiéticas, pré e pós-operatório de cirurgias oncológicas, interagindo com a equipe de cuidado envolvida com estas modalidades de tratamento;
    • Atuar em equipe multidisciplinar de atendimento ao paciente de forma integrada, resolutiva e com foco na segurança do paciente;
    • Analisar e notificar suspeitas de eventos adversos com medicamentos antineoplásicos e a relação com o estado nutricional do paciente;
    • Aplicar as Boas Práticas Assistenciais em Oncologia no atendimento aos pacientes nos diferentes ciclos da vida, considerando suas características e particularidades;
    • Aplicar métodos clínicos de avaliação da assistência nutricional, dietoterapia e orientações, desde a admissão, na internação, alta hospitalar e acompanhamento periódico;
    • Aplicar métodos de acompanhamento dietoterápico ao paciente oncológico;
    • Atuar de forma a auxiliar na prevenção da doença, tendo como principal instrumento de trabalho, o alimento.

     

  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Fundamentos de Oncologia e de Nutrição Oncológica: Histórico e Epidemiologia das Neoplasias; Bases Genéticas, Bioquímicas e Moleculares do Câncer; Bases da Oncologia Clínica; Características dos Principais Tipos de Tumores (Sólidos e Hematológicos); Fatores de Risco para Neoplasias; Modalidades de Tratamento do Câncer: Radioterapia, Imunoterapia, Iodoterapia, Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas, Quimioterapia e Cirurgia; Farmacoterapia das Neoplasias: Efeitos Adversos e Impactos no Organismo do Paciente; Interação Fármaco-Nutriente; Nutrição Oncológica Baseada em Evidência. Atuação do Nutricionista em Clínica, Homecare, Unidade Hospitalar, Ambulatório.
    Fisiologia do Organismo Saudável e do Acometido pelo Câncer: Metabolismo dos Carboidratos, Lipídeos e Proteínas; Alterações Metabólicas na Presença de Neoplasias; Gasto Energético e de Repouso.
    Boas Práticas Clínicas do Nutricionista em Oncologia: Triagem Nutricional; Antropometria; Bioimpedância; Calorimetria; Interpretação de Exames Laboratoriais; Avaliação Física; Avaliação Nutricional Subjetiva Global (ANSG); Necessidades Nutricionais do Paciente Oncológico.
    Terapia Nutricional em Oncologia: Pré e Pós Operatória; Antes, Durante e Após o Tratamento: Tumores Abdominais, Cabeça e Pescoço, Pélvicos e Pediátricos; Manutenção Nutricional Pós-Tratamento (Paciente em Remissão); Manejo de Sintomas da Quimioterapia e Radioterapia; Alimentos Funcionais e Câncer; Suplementação; Sarcopenia, Caquexia e Obesidade no Paciente Oncológico; Imunonutrição; Abreviação do Jejum Pré Operatório; Prebióticos, Probióticos e Simbióticos; Fitoterapia e Mitos em Oncologia; Vias de Administração de Nutrição: Oral, Enteral e Parenteral; Atuação do Nutricionista em Equipe Multiprofissional.
    Bases Humanísticas do Cuidado ao Paciente Oncológico: A Doença e o Adoecer; Representações Sociais em Oncologia; O Adoecimento por Câncer nos Ciclos da Vida; A Morte e o Morrer como Parte do Ciclo da Vida; A Família e o Cuidador do Paciente Oncológico; Desafios da Comunicação de Notícias Difíceis e Delicadas; Humanização nos Ambientes Hospitalar, Ambulatorial e Domiciliar; Técnicas de Acolhimento e Escuta de Casos; Técnicas de Entrevista na Área da Oncologia.
    Nutrição Clínica em Situações Especiais: Oncopediatria; Oncogeriatria; Cuidados Paliativos; Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas; Pacientes Críticos.
    Desenvolvimento e Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Metodologia da Pesquisa Científica; Pesquisa em Bases de Dados; Atividades de Apoio para a Elaboração do TCC e Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.
    CARGA HORÁRIA TÉORICA 360h
    Trabalho de Conclusão de Curso: Elaboração do Trabalho à distância. 60h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    420h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

     


    Atividades Práticas

    Estudo de Casos envolvendo processos de tomadas de decisão relacionadas à nutrição em oncologia; Discussão e Simulação de Casos Clínicos com foco na interdisciplinaridade, na integralidade do cuidado, nas melhores práticas e na segurança do paciente; Dinâmicas de Comunicação e Técnicas de Entrevista com o Paciente, Familiares e Cuidadores.

     

  • Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília

    Aulas Semanais (Presenciais/Presenciais Transmitidas ao Vivo): Quartas-Feiras (18h30 às 22h30).

    Encontros aos Finais de Semana (Presenciais não Transmitidos ao Vivo): Sexta-Feira (18h30 às 22h30),

    Sábado (09h às 18h) e Domingo (08h às 17h). Cinco Finais de Semana distribuídos ao longo do curso.


    Curadoria

    Karina Severo Lins Pimentel

    Nutricionista, graduada pela Universidade Sagrado Coração. Especialista em Nutrição Clínica pela Associação Brasileira de Nutrição. Especialista em Educação Nutricional pelo Instituto Racine. Possui experiência em Assistência Nutricional Hospitalar, Ambulatorial e Consultório, tendo atuado por mais de 10 anos em Nutrição Oncológica. Exerceu a docência e supervisão de Estágio na graduação no Curso de Nutrição da Universidade Paulista. Atualmente integra a Coordenação Acadêmica Geral de Cursos do Instituto Racine.

     


    Coordenação

    Natália Leonetti Couto lazzari

    Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ciência na Área de Oncologia pela Fundação Antônio Prudente. Participou, de setembro de 2007 a julho de 2008, do Estudo Multi Institucional das Leucemias Infantis da Divisão de Medicina Experimental do Instituto Nacional do Câncer. Possui 10 anos de experiência em Nutrição Oncológica no AC Camargo Câncer Center, tendo atuado como Preceptora de Nutricionistas no Programa de Residência Multiprofissional, Supervisora de Estágios de Graduação da Área Clinica, Coordenação de Curso de Extensão em Nutrição Oncológica e Atendimento Ambulatorial e na Internação. Atualmente exerce atividades de Consultoria e em Consultório de Nutrição. Coordenadora de Curso e Docente no Instituto Racine.

     


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.


    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso. As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

    Certificação

    A pós-graduação lato sensu é regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Resolução CNE/CES nº 01 de 06 de abril de 2018 do Conselho Nacional de Educação. São cursos direcionados a profissionais concluintes de cursos superiores (cursos de graduação), conferindo aos seus egressos o nível de especialização. Estes cursos oferecem informações e conhecimentos aplicáveis à prática profissional e, ainda, pela titulação acadêmica conferida, atendem os requisitos que, normalmente, são exigidos para ingressar na docência em instituições de ensino; em certos ambientes de trabalho e/ou conferindo pontuação em concursos públicos. Este curso é de responsabilidade da Faculdade Innovare, instituição de ensino superior credenciada pelo MEC (código nº 4629).

 

Nutricionistas regularmente inscritos no CRN-3 têm 15% de desconto nas parcelas deste curso.
(o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

Facebook
LinkedIn
Instagram