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Marketing e Propaganda Técnica de Produtos Destinados à Saúde

(Foco em Saúde Humana e Animal)

Abordando aspectos conceituais, contextuais, estratégicos e operacionais de Marketing, Vendas e Propaganda Técnica de produtos destinados à saúde humana e saúde animal, o Curso de Pós-Graduação em Marketing e Propaganda Técnica de Produtos Destinados à Saúde proporciona uma visão de mercado atual e tem como objetivo desenvolver as competências necessárias para uma atuação responsável, efetiva e modificadora na área de Marketing e Propaganda Técnica.

A grade de disciplinas embasa-se em um currículo que engloba os principais aspectos mercadológicos, culminada com a elaboração de um plano de negócio, no qual o estudante aplica o conhecimento teórico e prático construído nas aulas.

Presencial Semipresencial Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Instituto Racine
Via Internet + Encontros Presenciais
(previsão de 6 encontros presenciais)
A definir

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Confira alguns dos vídeos gravados por nossos professores

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    As movimentações dos mercados industriais, nacional e internacional, de produtos destinados à saúde humana e à saúde animal, nos últimos anos, têm obrigado as empresas a repensarem sua forma de atuação no setor principalmente no que tange às estratégias de marketing e comerciais. Se em um passado não muito distante, bastava a companhia colocar seu produto no mercado, treinar a Força de Vendas e criar ações promocionais um pouco mais elaboradas para o produto vender naturalmente, hoje, este modelo perdeu espaço na nova dinâmica do marketing.

    Os avanços tecnológicos têm permitido o lançamento de produtos em um tempo cada vez mais curto e, além disso, a queda de patentes traz novos competidores com propostas de valor diferentes, somados à redução do número de verdadeiras inovações.

    Atualmente, observa-se que muitos dos profissionais, que atuam no nível de execução de ações estratégicas ou que foram recentemente promovidos a gestores de equipes de propaganda técnica, estão despreparados para progredir vertical ou horizontalmente em suas carreiras dentro das empresas em que atuam. Isso, em parte, deve-se à falta de domínio de atividades diárias, mas também de atividades análogas que impactam diretamente na obtenção dos resultados de seu trabalho e nos resultados globais das companhias.

    Em virtude deste fenômeno, o setor tem gerado grande demanda por profissionais capacitados para atuar em áreas chave nessas companhias, de forma a contribuir para a manutenção do desenvolvimento sustentável do negócio. Logo, os profissionais que atuam ou pretendam atuar no segmento da propaganda técnica e do marketing necessitam manter-se atualizados e em constante desenvolvimento para ocupar cargos estratégicos na hierarquia das empresas contribuindo, assim, para promover o alcance dos objetivos corporativos e de carreira.

    Vale ressaltar que os profissionais com formação na área da saúde têm agregado ainda mais valor a suas carreiras ao unir conhecimentos avançados em marketing e vendas a seus currículos, tornando-se fortes candidatos às vagas disponíveis no mercado.

  • A Quem se Destina

    • Propagandistas de produtos destinados à saúde humana e saúde animal
    • Gestores de áreas comerciais e de marketing de companhias de produtos destinados à saúde humana e saúde animal
    • Profissionais que atuam ou desejam ingressar na área de marketing, vendas e propaganda de produtos destinados à saúde humana e animal, como administradores, biólogos, biomédicos, enfermeiros, farmacêuticos, médicos, médicos veterinários, nutricionistas e outras graduações correlacionadas.
  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o especialista será capaz de:

    • Planejar e desenvolver ações de marketing com foco no setor de produtos destinados à saúde;
    • Analisar o mercado a partir do monitoramento de informações sobre atividades dos concorrentes e tendências gerais do negócio;
    • Gerir equipe de vendas e/ou assumir posições de liderança na empresa;
    • Identificar oportunidades dentro de sua área de atuação.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga
    Horária
    Gestão de Projetos: Diferentes Fases de um Projeto; Gestão de Portifólio; Estratégia de Concepção de Projetos; Maturidade de Projetos e Qualidade de Processos; Áreas de Conhecimento do Guia PMbok 32h
    Ambiente de Negócio, Inteligência Competitiva e Análise de Mercado: Atualidades e Perspectivas do Mercado Nacional e Internacional de Saúde Humana e Animal; Pesquisa Clínica e sua Aplicação em Longo Prazo; Análise do Mercado Consumidor; Análise de Mercado Alvo; Pesquisa de Mercado; Definição de Stakeholders e Clientes; Ferramentas de Análise; Diferentes Mercados de Produção; Tomada de Decisão; Elaboração de Plano de Negócio 56h
    Planejamento de Marketing: Tipos de Marca; Lealdade à Marca; Ferramentas de Planejamento Estratégico; Análise SWOT; 4Ps; 7Ps; Diferenciação de Produtos para Atender às Necessidades de Mercado; Lançamento de Produtos; Ciclo de Vida de um Produto (Matriz BCG); Gerência de Produtos (Funções do Gerente, Gestão em Diferentes Mercados, Interface com a Força de Vendas, Controle de Budget); Precificação de Produtos e Estratégia de Segmentação por Preço; Branding; Estratégia de Vendas no Varejo; Gestão do Ponto de Venda; Canais de Distribuição; Metodologias de Promoção; Promoção de Produtos OTC; Vendas e Promoção de Produtos Online; Marketing Direto; Marketing indireto; Mídias Sociais; Previsão de Vendas e Análise de Desempenho; Closed-Loop Marketing (CLM); Peer to Peer (P2P); Business to Business (B2B); Business to Consumer (B2C); Buying Process; Patient Journey; Endomarketing; Comunicação apreciativa; Nichos de Mercado na Indústria; Cross-selling e Up-selling na Indústria Farmacêutica; 5 Forças de Porter; Matriz Ansoff; Gestão de Marcas e Portfólio; Marketing de Acesso ao Mercado; Gestão de Investimento e Lucros e Perdas. 112h
    Propaganda Técnica e Gestão de Stakeholders: Aspectos Regulatórios; Ética na Divulgação de Produtos; Compliance; Estratégias de Propaganda; Customer Relationship Manager; Rede de Influências; Marketing Pessoal; Estilos de Clientes; Tipos de Campanhas; Impacto Promocional; Descontos ao Consumidor; Técnicas de Vendas; Relações Pessoais; Gestão de Tempo; Negociação e Influência; Propaganda Virtual de Produtos; Key Process Identificator; Programação Neurolinguística; Inovação como Modelo de Negócio; Modelos de Inovação; Criatividade. 96h
    Gestão de Pessoas, Gestão de Carreira e Liderança: Gestão de Time de Alta Performance; Plano de Desenvolvimento Individual; Análise de Competências; Gestão de Conflitos; Efetividade Pessoal; Pipeline de Liderança; Inovação Pessoal; Feedback como Ferramenta de Gestão; Estilos Gerenciais; Coaching e Mentoring 56h
    Bases Metodológicas para a Realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Metodologia de Pesquisa Científica, Pesquisa em Base de Dados, Orientação para a Realização do TCC 28h
    Trabalho de Conclusão de Curso: elaboração do trabalho à distância. 70h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 450h

    Atividades Práticas

    Como Trabalho de Conclusão de Curso, os participantes, no decorrer do curso, desenvolverão um Plano de Negócio para lançamento, relançamento ou manutenção de um produto direcionado para o mercado da saúde.

  • Dias e Horários

    Turma SP / Semipresencial Periodicidade
    Sexta-Feira (18h30 às 22h30), Sábado (09h às 18h) e Domingo (08h às 17h). Aulas em um final de semana ao mês.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira
    profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo
    190 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA

    Coordenação

    Emerson Cabral

    Farmacêutico, graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade São Judas Tadeu. Possui Master Business Administration em Gestão de Projetos pela Business School São Paulo. Possui 6 anos de experiência na indústria farmacêutica nas áreas de atendimento e relacionamento ao cliente, propaganda médica, propaganda médica virtual, vendas hospitalares, marketing e vendas no varejo. Coordenador de Vendas Virtuais em Empresa Multinacional Alemã. Docente e Coordenador de Cursos do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Conta com docentes altamente qualificados e com experiência prática e acadêmica em áreas diversas do conhecimento (farmacêutica, administração, psicologia, engenharia, entre outras) que compreendem o significado da Logística de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária e estão comprometidos com a formação de um profissional resolutivo e que exerça liderança em sua área de atuação.

     


    Certificação

    Os cursos de pós-graduação são oferecidos na categoria de cursos livres e certificados pelo Instituto Racine, instituição voltada ao desenvolvimento e à realização de programas educacionais para profissionais, empresas, instituições e órgãos públicos, em atuação desde 1990 e que tem desempenhado um importante papel na formação de profissionais dos setores industrial, logístico, varejista e da saúde. Com foco na educação profissional, os programas educacionais do Instituto Racine são altamente adequados às necessidades das empresas e instituições, e são fundamentados em um processo pedagógico, que busca a formação integral do aluno (técnica, humana e social). Os cursos possuem elevado valor no mercado de trabalho, pois desenvolvem nos profissionais as competências necessárias para uma atuação responsável, efetiva e modificadora, valorizando a prática e a otimização de recursos, processos e sistemas em prol da melhoria contínua de sua produtividade e de seus resultados, evidenciado pela alta empregabilidade de seus egressos. Os programas de pós-graduação do Instituto Racine são direcionados ao desenvolvimento de competências profissionais e não acadêmicas e, por essa razão, prescindem de reconhecimento pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), mas cumprem e superam as exigências dos cursos reconhecidos diretamente pelo MEC em relação à qualidade, proposta de formação e titulação dos docentes, os quais agregam à sua titulação acadêmica vasta experiência prática relativa aos conteúdos que ministram, exigência do Instituto Racine para que os seus egressos sejam de fato capacitados para atuação qualificada no mercado de trabalho.


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