fbpx

Cursos de Pós-Graduação

Logística de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária

Medicamentos e Produtos para a Saúde

O curso tem como objetivo desenvolver e estimular no profissional farmacêutico, ou atuante na área, competência técnica em Boas Práticas Operacionais, aplicação de legislação sanitária e liderança para atender às necessidades de qualidade em logística aplicadas à Saúde Humana por meio do domínio de técnicas de operação de distribuição e transporte, armazenagem, movimentação de materiais, importação e temas específicos inerentes ao setor.
Os conteúdos das disciplinas são desenvolvidos por profissionais com ampla experiência prática e acadêmica no segmento de logística, característica que contribui para que a formação seja efetuada de forma dinâmica, participativa e voltada para aplicação prática dos conhecimentos, para a prevenção de problemas potenciais e para a detecção, manejo e resolução de problemas reais que possam surgir no dia-a-dia do exercício da prática da logística de produtos sujeitos a vigilância sanitária.

Presencial / Presencial Transmitida ao Vivo Turma Início das Aulas
21 meses
(Aulas Presenciais com Transmissão ao Vivo + Presenciais Obrigatórias* +
Transmitidas ao Vivo em Sala Virtual)
07 30/Setembro/2020
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas Semanais (Presenciais/Presenciais Transmitidas ao Vivo) Quartas-Feiras (18h30 às 22h30)
03 Encontros aos Finais de Semana – distribuídos ao longo do curso (Presenciais não Transmitidos ao vivo) Sexta-Feira (18h30 às 22h30)
Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Devido ao grande crescimento do mercado farmacêutico e de produtos para saúde nos últimos anos, à ausência de cursos especializados e a carência de profissionais qualificados atuante em Logística de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária, observa-se uma grande demanda de vagas neste segmento e um despreparo de profissionais para ocupá-las de forma efetiva e eficiente.
    Neste sentido, o Curso de Pós-Graduação em Logística de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária – Medicamentos e Produtos para a Saúde do Instituto Racine está estruturado para abordar a Logística sob o conceito de gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management – SCM), com a gestão estratégica de suas atividades, permitindo estimular o egresso à racionalização dos processos logísticos, ao uso da tecnologia da informação, à valorização do capital humano, à negociação cooperativa entre os elos da cadeia de suprimentos, ao aumento da produtividade e à identificação e redução de custos logísticos, em ambiente de comprometimento social e ambiental.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Tecnólogos em Logística e demais profissionais que atuam e/ou tenham interesse em atuar ou ampliar seus conhecimentos em logística de produtos sujeitos a vigilância sanitária – Medicamentos e Produtos para a Saúde.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Entender a legislação sanitária e aplicá-la na cadeia logística;
    • Elaborar, organizar e controlar o cumprimento da documentação da qualidade de processos logísticos;
    • Gerir e liderar pessoas na cadeia logística;
    • Entender os componentes operacionais da logística de Produtos sujeitos a Vigilância Sanitária;
    • Desenvolver avaliação crítica de processos logísticos e discutir suas adequações à realidade local e dos diversos segmentos da Cadeia Logística.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Sistema de Gestão em Logística e na Cadeia de Suprimentos: Fundamentos da Logística e da Cadeia de Suprimentos; Gestão da Qualidade na Armazenagem, Distribuição e Transporte; Legislação Aplicada a Logística Farmacêutica e de Produtos para Saúde; Liderança, Relacionamento Interpessoal e Administração de Conflitos; Tecnologia da Informação Focada em Logística. 96h
    Operações Logísticas em Armazenagem, Distribuição e Transporte: Armazenagem e Distribuição de Insumos Farmacêuticos; Distribuição de Produtos acabados de Interesse à Saúde; Transporte Rodoviário de Produtos de Âmbito Sanitário. 60h
    Operadores Logísticos Farmacêuticos e Comércio Exterior: Importação e Exportação de Produtos de Interesse a Saúde; Operações em Recintos Alfandegados; Operadores Logísticos Farmacêuticos e de Produtos para Saúde 56h
    Operações Complementares em Logística de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária: Estabilidade de Produtos Farmacêuticos; Logística na Cadeia do Frio; Logística Hospitalar; Meio Ambiente e Sustentabilidade em Logística Farmacêutica; Planejamento e Controle da Produção (Logística In House); Transporte e Armazenagem de Produtos Perigosos. 116h
    Metodologia da Pesquisa Científica para Realização do Trabalho de Conclusão de Curso: Gestão de Projetos; Estudo de Viabilidade de Projetos; Orientação para Realização do Trabalho de Conclusão de Curso; Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso. 52h
    CARGA HORÁRIA TÉORICA 380h
    Trabalho de Conclusão de Curso: Elaboração do Trabalho à distância. 60h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    440h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Aula Magna de Abertura

    Tecnologia e Qualidade na Logística de Medicamentos.
    Arlete Gago – Directora de DHL Temperature Management Solutions para LATAM.

    Licenciada, graduada pela Faculdade de Historia e Letras da Universidade del Salvador (em Buenos Aires, Argentina). Mestre em Marketing Internacional e Comercio Exterior pela Faculdade UB (Universidad de Belgrano). Com Pos-graduacao em Direcao de Operacoes Farmacéuticas da SAFYBI (Sociedad Argentina de Farmacia y Bioquimica Industrial). Profesora certificada pela IATA para os programas CEIV-Center of Excellence for Independant Validators) ldade 50. Desde 2012 atua como Directora de DHL Temperature Management Solutions para LATAM. Desde 2019 responsavel pelo dessenvolvimento do produto DHL SameDay em LATAM. Com 22 anos de experiencia no transporte aeronáutico desde Responsavel pela Operacao em Aeroportos ate, criacao e dessenvolvimento de produtos. Docente da IATA para os programas CEIV Pharma e CEIV PER.

    Coordenação

    Clayton Gerber Mangini
    Farmacêutico, graduado pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica da Universidade Católica de Santos e Habilitado em Farmácia Industrial pela Faculdade Oswaldo Cruz. Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pelo Centro Paula Souza. Especialista em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini da Universidade de São Paulo. MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Tecnólogo em Gestão Portuária e em Logística, graduado pela Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista. Membro do Comitê de Logística Farmacêutica da Associação Brasileira de Logística. Membro da Comissão Assessora de Distribuição e Transporte do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo. Membro da Comissão de Estudo de Transporte de Produtos Perigosos (CB-16 ABNT). Coordenador de Cursos e Docente da Faculdade Innovare e do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Certificação

    A pós-graduação lato sensu é regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Resolução CNE/CES nº 01 de 06 de abril de 2018 do Conselho Nacional de Educação. São cursos direcionados a profissionais concluintes de cursos superiores (cursos de graduação), conferindo aos seus egressos o nível de especialização. Estes cursos oferecem informações e conhecimentos aplicáveis à prática profissional e, ainda, pela titulação acadêmica conferida, atendem os requisitos que, normalmente, são exigidos para ingressar na docência em instituições de ensino; em certos ambientes de trabalho e/ou conferindo pontuação em concursos públicos.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Por meio de Protocolo de Colaboração, assinado em 16/05/2014, os farmacêuticos portugueses podem somar Créditos de Desenvolvimento Profissional ao concluir este curso.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram