Topo Páginas CPG

Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos

O Curso de Pós-Graduação “Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos” tem como objetivo formar profissionais capazes de compreender a relação dos sistemas de gestão da qualidade com a segurança de alimentos, bem como com o controle higiênico-sanitário, sendo capacitados a aplicar todos os elementos relacionados a estes sistemas, inclusive a liderança pessoal e a organizacional.

Com foco na formação de gestores, este programa educacional é estruturado de forma a fornecer instrumentos para o gerenciamento (planejamento, implementação e avaliação) da qualidade em quaisquer Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) ou Unidades Produtoras de Refeições (UPR), desenvolvendo, no aluno, senso crítico diante dos vários sistemas gerenciais disponíveis.

Neste curso, ainda, o profissional aprofundará seus conhecimentos sobre as Boas Práticas de Fabricação (BPF), os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) e o sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), reconhecerá e discutirá sua inter-relação, assim como se atualizará sobre os perigos (físicos, químicos e biológicos) que causam danos à saúde do consumidor e sua interface com a inocuidade dos alimentos.

Presencial com Aulas Gravadas Semipresencial Turma Início
das Aulas
São Paulo (SP)
Instituto Racine
18 meses presenciais
01 mês à distância (aulas gravadas)
Via Internet + Encontros Presenciais
06 meses presenciais
12 meses à distância (aulas ao vivo + gravadas)
15ª Vagas Remanescentes.

Valor e Formas de PagamentoInscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Cada vez mais se discute o papel da liderança e da gestão estratégica na busca da excelência pelas organizações, sejam elas de qualquer ramo de negócio. Para tanto, há que se conhecer como se constituem os sistemas de gestão da qualidade modernos, que destacam a estratégia (gestão estratégica) e os princípios da liderança, mesclando-os aos aspectos técnicos e legais do controle higiênico-sanitário, bem como a sustentabilidade.

    A qualidade é um elemento crítico para a sobrevivência das organizações. Como princípio geral, pode-se afirmar que a qualidade responde de forma adequada quando ela é encarada como uma estratégia básica, essencialmente em relação ao desenvolvimento de novas formas para incluir a todos no esforço para obter resultados melhores, ponto no qual converge a liderança.

    A concepção do curso é buscar inter-relações entre teoria e prática dos sistemas de gestão da qualidade / segurança de alimentos, considerando que, na maior parte das UAN e UPR, os mesmos ou não foram bem estruturados ou existem somente para se adequar aos requisitos legais e normas, sem efetivamente desempenharem seu verdadeiro papel, que é o de garantir a inocuidade do alimento oferecido ao cliente. O egresso deverá, desta forma, buscar entender e interpretar estas inter-relações, posicionando-se criticamente de forma a adquirir ou aperfeiçoar as competências propostas.

    Desta forma, preconiza-se a formação de profissionais que atuarão em contextos organizacionais cada vez mais interativos, tanto em relação aos aspectos estritamente técnicos, quanto a todos outros que devem fazer parte de suas competências, como profissional de saúde e gestor, considerando gestores aqueles profissionais com competências não somente técnicas, mas também gerenciais e de liderança que estão, em sua maioria, entre a alta direção e as operações, além de atuar num cenário cada vez mais complexo na “nova sociedade” e nas organizações do futuro.

  • A Quem se Destina

    Nutricionistas e outros profissionais (engenheiros de alimentos, médicos veterinários, administradores, biólogos, químicos, farmacêuticos, gastrônomos, economistas domésticos) que atuam em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) ou Unidades Produtoras de Refeições (UPR) de segmentos como cozinhas institucionais, comerciais e hospitalares, outras instituições de saúde, alimentação escolar, comissária de bordo, padarias, confeitarias, hotéis, clubes, supermercados, shopping centers, bufês, bares, lanchonetes, refeições transportadas, açougues, frutas-legumes-verduras (FLV), eventos, consultoria, bem como outros segmentos de alimentação coletiva, e, ainda, em indústrias de alimentos.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Conduzir auditorias em UAN e UPR;
    • Utilizar as ferramentas e os instrumentos da qualidade;
    • Atuar em controle e garantia de qualidade em UAN e UPR;
    • Criar e conduzir um sistema de gestão da qualidade em UAN e UPR;
    • Capacitar os recursos humanos;
    • Aperfeiçoar competências para atuar como gestor / líder;
    • Interpretar a legislação sanitária de alimentos vigente;
    • Elaborar Manuais de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados em UAN e UPR;
    • Implementar o sistema de APPCC em UAN e UPR.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Liderança, Estratégia e Gestão: Tendências e Desafios na Área de Alimentação; Liderança, Estratégia e Gestão; Ética e Responsabilidade Social 80h
    Sistemas da Qualidade e Administração de Recursos: Sistemas da Qualidade; Controle e Garantia da Qualidade; Ferramentas da Qualidade; Gerenciamento de Materiais, Custos e Suprimentos; Gestão de Pessoas. 120h
    Matérias Primas e Perigos em Alimentos: Microbiologia e Parasitologia dos Alimentos; Epidemiologia das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA); Matérias Primas de Origem Vegetal e Animal. 80h
    Segurança de Alimentos: Legislação Sanitária de Alimentos; Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Operacionais Padronizados (POP); Determinação de Shelf Life; Rotulagem e Informação Nutricional; Sistema de APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle). 80h
    Metodologia do Trabalho Científico: Metodologia Científica Aplicada na Elaboração da Monografia de Conclusão do Curso 20h
    CARGA HORÁRIA TÉORICA 380h
    Trabalho de Conclusão de Curso: Elaboração do Trabalho à distância. 60h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 440h

    O Instituto Racine se reserva no direito de inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência.

    aula_magna
    Aula Magna de Abertura

    Alimentação, uma questão de vida ou de morte

    eneo_alves

    Dr. Eneo Alves da Silva Júnior – Consultor na Área de Controle Higiênico Sanitário de Alimentos e Sócio-Diretor Central de Diagnósticos Laboratoriais (CDL)

    Biomédico, graduado pela Universidade de Mogi das Cruzes. Mestre em Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP e Doutor em Higiene de Alimentos pelo mesmo Instituto. Autor do livro “Manual de Controle Higiênico-Sanitário em Alimentos”, Livraria Varela. Consultor para a Categorização dos Restaurantes da Copa 2014 e para a revisão da RDCn°12/2001, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e Consultor do Programa Mesa Brasil, pelo Serviço Social do Comércio. Membro do Conselho Editorial da Revista Higiene Alimentar. Sócio/Diretor da Empresa Central de Diagnósticos Laboratoriais.

  • Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília

    Turmas (SP) Dias e Horários Periodicidade
    São Paulo
    Presencial
    Sexta-Feira (18h30 às 22h30), Sábado (09h às 18h) e Domingo (08h às 17h). Aulas em Um Final de Semana ao Mês.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Coordenação

    Débora Cabanes Bertomeu

    Nutricionista, graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário São Camilo. Especialista em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos pelo Instituto Racine. Palestrante em congressos, cursos e eventos da área de alimentação e nutrição. Sócia-diretora da empresa DiferencialNutri Consultoria em Alimentação e Nutrição. Docente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Este programa educacional conta com docentes altamente qualificados e com experiência em áreas diversas do conhecimento relacionadas à gestão da qualidade e controle higiênico-sanitário de alimentos.

     


    Certificação

    Os cursos de pós-graduação são oferecidos na categoria de cursos livres e certificados pelo Instituto Racine, instituição voltada ao desenvolvimento e à realização de programas educacionais para profissionais, empresas, instituições e órgãos públicos, em atuação desde 1990 e que tem desempenhado um importante papel na formação de profissionais dos setores industrial, logístico, varejista e da saúde.

    Com foco na educação profissional, os programas educacionais do Instituto Racine são altamente adequados às necessidades das empresas e instituições, e são fundamentados em um processo pedagógico, que busca a formação integral do aluno (técnica, humana e social). Os cursos possuem elevado valor no mercado de trabalho, pois desenvolvem nos profissionais as competências necessárias para uma atuação responsável, efetiva e modificadora, valorizando a prática e a otimização de recursos, processos e sistemas em prol da melhoria contínua da produtividade e dos resultados, evidenciado pela alta empregabilidade de seus egressos.

    Os programas de pós-graduação do Instituto Racine são direcionados ao desenvolvimento de competências profissionais e não acadêmicas e, por essa razão, prescindem de reconhecimento pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) – Brasil, mas cumprem e superam as exigências dos cursos reconhecidos diretamente pelo MEC em relação à qualidade, proposta de formação e titulação dos docentes, os quais agregam à sua titulação acadêmica vasta experiência prática relativa aos conteúdos que ministram, exigência do Instituto Racine para que seus egressos sejam de fato capacitados para atuação qualificada no mercado de trabalho.