fbpx

Cursos de Pós-Graduação

Gestão e Tecnologia Industrial Cosmética

Engenharia Cosmética

O curso tem como objetivo preparar o profissional para estar em plena conexão com a gestão e modernização de plantas industriais a partir de iniciativas inovadoras com foco na otimização de processos, de recursos e na redução de custos operacionais em toda a cadeia produtiva.
O principal diferencial deste curso é trabalhar os conteúdos técnicos sob a lógica da Engenharia Cosmética, o que possibilita uma visão de gestão e de acompanhamento de projetos de adequação e modernização de plantas industriais cosméticas, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.

Presencial / Presencial Transmitida ao Vivo Turma Início das Aulas
19 meses
(Aulas Presenciais + Aulas Transmitidas ao Vivo + Aulas Gravadas)
15 18/Setembro/2020
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas em Um Final de Semana ao Mês Sexta-Feira (18h30 às 22h30), Sábado (09h às 18h) e Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Segundo o Caderno de Tendências 2014-2015 da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumes e Cosméticos (ABIHPEC), em 17 anos consecutivos, a indústria nacional teve um crescimento médio deflacionado em torno de 10%, tendo passado de um faturado líquido livre de imposto sobre vendas de 4,9 bilhões em 1996 para 34 bilhões em 2012. O Brasil ocupa a terceira posição no consumo de produtos de beleza no mundo, atrás dos Estados Unidos e Japão, com perspectivas favoráveis para ocupar a vice-liderança até 2020.
    Há mais de 2000 empresas atuando em todo território nacional, sendo que o maior polo encontra-se na região sudeste. As indústrias de grande porte representam 73% do faturamento total, mas os pequenos negócios são também fortes protagonistas da cadeia produtiva e deram um salto em qualidade e quantidade nos últimos anos.
    A produção de cosméticos é atividade de vanguarda. As inovações tecnológicas no segmento industrial cosmético são uma constante e estão a serviço de sistemas produtivos cuja eficácia; eficiência e qualidade se aprimoram a cada dia, exigindo dos profissionais que atuam no segmento uma visão multidisciplinar, sendo necessários conhecimentos sobre assuntos regulatórios, marketing, tecnologias, processos produtivos, garantia e controle de qualidade, segurança e eficácia de produtos. Além disso, os profissionais precisam desenvolver habilidades como trabalhar em equipe, liderar pessoas, responder ou participar de projetos, apresentar soluções para diferentes questões em ambiente dinâmico.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros e Administradores atuantes ou que pretendam atuar em indústrias cosméticas ou em sua cadeia produtiva e empreendedores que desejam adquirir uma visão sistêmica deste setor. Também é indicado para docentes de cursos de pós-graduação e graduação das áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Apoiar a modernização de processos produtivos e de gestão industrial;
    • Promover a qualificação da produção em todos os seus aspectos;
    • Promover a certificação das Boas Práticas de Fabricação e sua manutenção ao longo do tempo;
    • Avaliar novas tecnologias e a viabilidade de sua incorporação aos processos produtivos industriais;
    • Promover a qualificação da gestão de processos e de pessoas com o objetivo de alcançar maior efetividade e eficiência na produção industrial;
    • Analisar, elaborar e gerenciar a implantação de projetos industriais, bem como avaliar sua operacionalidade e compatibilidade com as normas de qualidade e regulamentos sanitários, exigidas pela legislação nacional e internacional;
    • Atuar como gestor e líder em sua área de competência.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Sistema de Gerenciamento da Qualidade na Indústria Cosmética: Gestão do Sistema da Qualidade; Ferramentas da Qualidade; Boas Práticas de Fabricação; Plano Mestre de Validação (PMV); Validação de Processos; Validação de Limpeza; Validação de Sistemas Computadorizados; Qualificação de Equipamentos e Instalações; Qualificação de Fornecedores; Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos; Análise e Gerenciamento de Risco; Ética e Legislação Sanitária Aplicada à Indústria de Produtos Cosméticos. 72h
    Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Cosmética: Pesquisa & Desenvolvimento e as Etapas de Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Propriedade Intelectual; Inovações Cosméticas; Embalagem para Produtos Cosméticos; Estabilidade de Produtos Cosméticos; Segurança e Eficácia de Produtos Cosméticos. 36h
    Sistema de Utilidades na Indústria Cosmética: Sistema de Purificação de Água Aplicado à Indústria Cosmética; Produção e Distribuição de Ar de Alta Qualidade para Áreas Qualificadas; Produtividade e Set Up de Máquinas; Manutenção e Automação Industrial. 20h
    Tecnologia de Produtos Cosméticos: Reologia de Produtos Cosméticos; Tecnologia dos Tensoativos; Tecnologia das Emulsões; Tecnologia dos Perfumes; Tecnologia de Géis; Tecnologia dos Aerossóis; Tecnologia dos Desodorantes e Antitranspirantes; Tecnologia de Fotoprotetores; Tecnologia de Sabonetes em Barra; Tecnologia de Maquiagem; Tecnologia das Tinturas Capilares; Tecnologia dos Alisantes Capilares. 92h
    Gestão e Administração na Indústria Cosmética: Planejamento Estratégico; Empreendedorismo; Marketing no Segmento Cosmético; Gestão de Pessoas e Equipes Operacionais; Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional; Gestão de Meio Ambiente; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Comércio Exterior; Gestão da Inovação; Terceirização, Gestão Empresarial e Gestão de Indicadores. 100h
    Estruturação de Projetos para a Indústria Cosmética: Introdução a Escrita Científica e Pesquisa em Base de Dados; Metodologias para Elaboração de Projetos; Gestão de Projetos. 60h
    CARGA HORÁRIA TÉORICA 380h
    Trabalho de Conclusão de Curso: Elaboração de Projeto a ser Aplicado no Segmento Industrial Cosmético (realizado com supervisão durante o curso e finalizado à distância) 60h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    440h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Maria Lucila d’Ottaviano Nápole
    Engenharia Química, graduada pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Mestre em Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Engenharia Mauá. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Londrina. Atua na área química e cosmética a mais de 30 anos, nas áreas de Tensoativos, Desenvolvimento de Produtos e Processos e Engenharia de Inovação com passagem por empresas como Oxiteno, Yamá e Natura. Atualmente é consultora na área cosmética. Docente e Coordenadora de Cursos do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Certificação

    A pós-graduação lato sensu é regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Resolução CNE/CES nº 01 de 06 de abril de 2018 do Conselho Nacional de Educação. São cursos direcionados a profissionais concluintes de cursos superiores (cursos de graduação), conferindo aos seus egressos o nível de especialização. Estes cursos oferecem informações e conhecimentos aplicáveis à prática profissional e, ainda, pela titulação acadêmica conferida, atendem os requisitos que, normalmente, são exigidos para ingressar na docência em instituições de ensino; em certos ambientes de trabalho e/ou conferindo pontuação em concursos públicos.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Por meio de Protocolo de Colaboração, assinado em 16/05/2014, os farmacêuticos portugueses podem somar Créditos de Desenvolvimento Profissional ao concluir este curso.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram