Topo Páginas CPG

Gestão e Tecnologia Industrial Cosmética – Engenharia Cosmética

O Curso tem como objetivo preparar o profissional para estar em plena conexão com a gestão e modernização de plantas industriais a partir de iniciativas inovadoras com foco na otimização de processos, de recursos e na redução de custos operacionais em toda a cadeia produtiva.

O principal diferencial deste curso é trabalhar os conteúdos técnicos sob a lógica da Engenharia Cosmética, o que possibilita uma visão de gestão e de acompanhamento de projetos de adequação e modernização de plantas industriais cosméticas, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.
CPGEC_Topicos

Presencial Semipresencial Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Instituto Racine
18 meses presenciais + Apresentação de TCC
Via Internet + Encontros Presenciais
05 meses presenciais + Apresentação de TCC
13 meses à distância (aulas ao vivo + gravadas)
13ª 24/Agosto/2018

.

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

Confira o Vídeo da Coordenação do Curso

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Segundo o Caderno de Tendências 2014-2015 da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumes e Cosméticos (ABIHPEC), em 17 anos consecutivos, a indústria nacional teve um crescimento médio deflacionado em torno de 10%, tendo passado de um faturado líquido livre de imposto sobre vendas de 4,9 bilhões em 1996 para 34 bilhões em 2012. O Brasil ocupa a terceira posição no consumo de produtos de beleza no mundo, atrás dos Estados Unidos e Japão, com perspectivas favoráveis para ocupar a vice-liderança até 2020.
    Há mais de 2000 empresas atuando em todo território nacional, sendo que o maior polo encontra-se na região sudeste. Asindústrias de grande porte representam 73% do faturamento total, mas os pequenos negócios são também forte protagonistas da cadeia produtiva e deram um salto em qualidade e quantidade nos últimos anos.
    A produção de cosméticos é atividade de vanguarda. As inovações tecnológicas no segmento industrial cosmético são uma constante e estão a serviço de sistemas produtivos cuja eficácia, eficiência e qualidade se aprimoram a cada dia, exigindo dos profissionais que atuam no segmento uma visão multidisciplinar, sendo necessários conhecimentos sobre assuntos regulatórios, marketing, tecnologias, processos produtivos, garantia e controle de qualidade, segurança e eficácia de produtos. Além disso, os profissionais precisam desenvolver habilidades como trabalhar em equipe, liderar pessoas, responder ou participar de projetos, apresentar soluções para diferentes questões em ambiente dinâmico.

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros e Administradores atuantes ou que pretendam atuar em indústrias cosméticas ou em sua cadeia produtiva e empreendedores que desejam adquirir uma visão sistêmica deste setor. Também é indicado para docentes de cursos de pós-graduação e graduação das áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o especialista será capaz de:

    • Apoiar a modernização de processos produtivos e de gestão industrial;
    • Promover a qualificação da produção em todos os seus aspectos;
    • Promover a certificação das Boas Práticas de Fabricação e sua manutenção ao longo do tempo;
    • Avaliar novas tecnologias e a viabilidade de sua incorporação aos processos produtivos industriais;
    • Promover a qualificação da gestão de processos e de pessoas com o objetivo de alcançar maior efetividade e eficiência
      na produção industrial;
      Analisar, elaborar e gerenciar a implantação de projetos industriais, bem como avaliar sua operacionalidade e
      compatibilidade com as normas de qualidade e regulamentos sanitários, exigidas pela legislação nacional e internacional;
    • Atuar como gestor e líder em sua área de competência.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Gestão e Administração na Indústria Cosmética: Planejamento Estratégico; Empreendedorismo; Marketing no Segmento Cosmético; Gestão de Pessoas e Equipes Operacionais; Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional; Gestão de Meio Ambiente; Gestão da Cadeia de Suprimentos; Comércio Exterior; Gestão da Inovação; Terceirização, Gestão
    Empresarial e Gestão de Indicadores.
    104h
    Sistema de Gerenciamento da Qualidade na Indústria Cosmética: Gestão do Sistema da Qualidade; Ferramentas da Qualidade; Boas Práticas de Fabricação; Plano Mestre de Validação (PMV); Validação de Processos; Validação de Limpeza; Validação de Sistemas Computadorizados; Qualificação de Equipamentos e Instalações; Qualificação de
    Fornecedores; Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos; Análise e Gerenciamento de Risco; Ética e Legislação Sanitária Aplicada à Indústria de Produtos Cosméticos.
     60h
    Pesquisa e Desenvolvimento na Indústria Cosmética: Pesquisa & Desenvolvimento e as Etapas de Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Propriedade Intelectual; Inovações Cosméticas; Embalagem para Produtos Cosméticos; Estabilidade de Produtos Cosméticos; Segurança e Eficácia de Produtos Cosméticos. 36h
    Tecnologia de Produtos Cosméticos: Reologia de Produtos Cosméticos; Tecnologia dos Tensoativos; Tecnologia das Emulsões; Tecnologia dos Perfumes; Tecnologia de Géis; Tecnologia dos Aerossóis; Tecnologia dos Desodorantes e Antitranspirantes; Tecnologia de Fotoprotetores; Tecnologia de Sabonetes em Barra; Tecnologia de Maquiagem; Tecnologia das Tinturas Capilares; Tecnologia dos Alisantes Capilares.  96h
    Sistema de Utilidades na Indústria Cosmética: Sistema de Purificação de Água Aplicado à Indústria Cosmética; Produção e Distribuição de Ar de Alta Qualidade para Áreas Qualificadas; Produtividade e Set Up de Máquinas; Manutenção e Automação Industrial.  24h
    Estruturação de Projetos para a Indústria Cosmética: Introdução a Escrita Científica e Pesquisa em Base de Dados; Metodologias para Elaboração de Projetos; Gestão de Projetos.  60h
    CARGA HORÁRIA TEÓRICA  380h
    Trabalho de Conclusão de Curso: Elaboração de Projeto a ser Aplicado no Segmento Industrial Cosmético (realizado com supervisão durante o curso e finalizado à distância)  60h
    CARGA HORÁRIA TOTAL  440h

    O Instituto Racine se reserva no direito de inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência.


     

    Atividades Práticas

    O curso inclui a elaboração em grupo de um Plano de Projeto baseado na Metodologia do Guia PMBOK, que compreende análise de cenário, estudo de viabilidade, definição de escopo e atividades, assim como a elaboração de um cronograma de implantação e demais áreas de conhecimento de gestão de projetos, que são: plano de gerenciamento de risco, gerenciamento do plano de aquisições, qualidade, comunicação, partes interessadas e recursos humanos.


  • Dias e Horários

    Turma Presencial (SP) / Semipresencial (SP) Periodicidade
    Sexta-Feira (18h30 às 22h30), Sábado (09h às 18h) e Domingo (08h às 17h). Aulas em Um Final de Semana ao Mês.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    225 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
    253_2016

    Coordenação

    Maria Aparecida Lima Moreira

    Química Industrial, graduada pela Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz. Especialista em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – Universidade de São Paulo. Possui cursos de Extensão em Gestão da Inovação e Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e Curso de Aperfeiçoamento para Gestores pela Fundação Instituto em Administração – FIA/USP. Possui mais de 25 anos de experiência em empresas nacionais de grande porte e mais de 10 anos em consultoria na área cosmética. Desenvolveu extenso número de projetos na área de Pesquisa & Desenvolvimento e Serviços Técnicos para o segmento cosmético. Atuou também na área de Marketing em Projetos de Inovação e Inteligência de Mercado.
    Atualmente é Coordenadora dos segmentos Cosméticos e Domissanitários na empresa Cosmoquimica. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.

 

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.