Curso de Pós-Graduação: Fisioterapia Cardiorrespiratória | Instituto Racine

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Fisioterapia Cardiorrespiratória

O curso tem como objetivo capacitar fisioterapeutas para atuarem em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Enfermaria e Ambulatório Hospitalar e Domicílio, realizando avaliação do paciente e definindo condutas da fisioterapia respiratória. Visa também apresentar conhecimento sobre as enfermidades que requerem Fisioterapia Respiratória, bem como promover atualização sobre os novos métodos de tratamento fisioterapêutico respiratório.

Este curso tem como diferencial o desenvolvimento dos conteúdos de forma integrada, ativa e aplicada ao contexto da prática fisioterapêutica, tanto no âmbito hospitalar quanto nos âmbitos ambulatorial e domiciliar. Esta característica contribui para que a formação seja efetuada de forma dinâmica, participativa e voltada para aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Presencial / Presencial Transmitida ao Vivo Turma Início das Aulas
21 meses + Apresentação de TCC
(Aulas Presenciais + Aulas Transmitidas ao Vivo + Aulas Gravadas)
Janeiro/2019

 

Valor e Forma de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online

 

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O Curso de Fisioterapia Cardiorrespiratória é um anseio dos fisioterapeutas que atuam nesta área, pois, tendo em vista o avanço nas técnicas fisioterapêuticas, o profissional necessita estar em constante aprimoramento para utilizar as melhores práticas em benefício dos pacientes. Além disso, necessita também estar preparado para ter domínio de planejamento, de trabalho em equipe e de desenvolvimento de relações humanizadas com os demais profissionais da assistência e com o próprio paciente.

    Desta forma, oferecer um Curso de Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória, além de contribuir para a qualificação dos profissionais fisioterapeutas para a prática, capacita-os também para atuarem com qualidade, segurança e competitividade em um mercado de trabalho ascendente e com boas oportunidades de carreira.

  • A Quem se Destina

    Fisioterapeutas que atuam ou desejam atuar na área de fisioterapia cardiorrespiratória nos seguintes espaços:

    • Hospitais Especializados em Fisioterapia respiratória ou que atendam Pacientes com disfunções neurológicas ou ortopédicas e prejuízo respiratório (enfermaria e ambulatório);
    • Clínicas Privadas de Tratamento Respiratório Especializado;
    • Unidades e Centros de Saúde Especializados em Fisioterapia Respiratória;
    • Serviços de Assistência Domiciliar (Home Care).

    Indicado, também, para docentes fisioterapeutas de cursos de graduação e de pós-graduação em Fisioterapia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Avaliar e propor a conduta necessária segundo as condições do paciente;
    • Orientar o paciente e seus familiares em relação às condutas a serem seguidas;
    • Realizar técnicas de fisioterapia respiratória;
    • Evoluir o paciente da admissão à alta hospitalar, ambulatorial e/ou domiciliar;
    • Estabelecer relação fisioterapeuta-paciente humanizada e assertiva;
    • Prestar assistência a pacientes submetidos a cirurgias tóraco-abdominais;
    • Atuar junto aos demais membros da equipe multidisciplinar de forma integrada, resolutiva, humanizada e com foco na segurança do paciente;
    • Aplicar as Boas Práticas Assistenciais em Fisioterapia Respiratória no atendimento ao paciente pediátrico e idoso, considerando suas características e particularidades;
    • Aplicar métodos clínicos de avaliação da fisioterapia respiratória: na admissão, na internação e na alta hospitalar, ambulatorial e/ou domiciliar.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Anatomia, Fisiologia, Farmacologia e Principais Doenças do Sistema Respiratório: Apresentação das estruturas anatômicas das vias aéreas superiores e inferiores. Reconhecimento do mecanismo fisiológico de funcionamento do sistema respiratório. Descrição dos aspectos farmacológicos dos medicamentos utilizados no tratamento de enfermidades respiratórias. Apresentação das principais doenças que acometem o sistema respiratório sua farmacoterapia e dos métodos de diagnóstico por imagem utilizados. Realização de correlação clínico-radiológico-patológica.
    Discussão de Casos e Seminário Científico.
    74h
    Ventilação Mecânica: : Apresentação dos métodos de ventilação mecânica invasiva e não invasiva utilizados nas doenças respiratórias, sua evolução e desmame. Discussão dos pontos críticos de cada modo ventilatório, seus benefícios e complicações.
    Simulação de Atendimento de Pacientes, Discussão de Casos Clínicos e Seminário Científico.
    50h
    Fisioterapia Respiratória Ambulatorial e Reabilitação Pulmonar: Desenvolvimento dos conceitos de avaliação fisioterapêutica para a reabilitação funcional, escalas funcionais, metas e prognósticos de reabilitação. Implantação e desenvolvimento de um programa de reabilitação pulmonar no âmbito ambulatorial e hospitalar.
    Simulação de Atendimento de Pacientes, Discussão de Casos Clínicos e Seminário Científicos.
    46h
    Fisioterapia Respiratória em Unidades Cirúrgicas:  Apresentação das características das cirurgias abdominais e torácicas, suas alterações clínicas e seu prognóstico. Discussão das melhores intervenções fisioterapêuticas a serem adotadas no pré e no pós-operatório de cada tipo de cirurgia e suas possíveis complicações.
    Simulação de Atendimento de Pacientes, Discussão de Casos Clínicos e Seminário Científico.
    46h
    Fisioterapia Respiratória Hospitalar: Avaliação, programação e terapêutica nos distúrbios respiratórios em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, infantil e neonatal. Abordagem das alterações clínicas e fisioterapêuticas, identificação de métodos e técnicas fisioterapêuticas aplicadas em ambulatório, unidades hospitalares e UTI adulto, infantil e neonatal.
    Simulação de Atendimento de Pacientes, Discussão de Casos Clínicos e Seminário Científico.
    46h
    Humanização em Saúde: Promoção de reflexão acerca dos princípios norteadores das Políticas Nacional e Estadual de Humanização e das condutas desejáveis para uma assistência digna no atendimento ao paciente.
    Técnicas de Comunicação, Entrevista e de Escuta de Casos, Dinâmicas de Grupo, Teatralização.
    40h
    Desenvolvimento e Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso: Introdução ao estudo da pesquisa científica. Biblioteca virtual em saúde. Elaboração de pré-projetos e de monografias.
    Seminário de Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso.
    58h
    Carga Horária Teórico-Prática  360h
    Trabalho de Conclusão de Curso: Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (realizado com supervisão durante o curso e finalizado à distância). 60h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    420h 

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga-horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.


    Aula Magna de Abertura

     

    Celso Ricardo Fernandes de Carvalho
    Fisioterapeuta, graduado pela Universidade Federal de São Carlos e Educador Físico graduado pela Faculdade de Educação Física de Santos. Doutor e Mestre pelo Instituto de Ciência Biológicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) com bolsas do CNPq e CAPES. Tem Livre-docências I e III em Fisioterapia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É docente de Fisioterapia Respiratória e Fisiologia do Exercício no Curso de Fisioterapia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordenou a Residência Multiprofissional do Hospital Universitário da USP, o Aprimoramento em Gerontologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), o Curso de Fisioterapia Hospitalar do HC-FMUSP e o Curso de Fisioterapia da FMUSP. Publica em periódicos especializados internacionais e nacionais nas áreas de Exercício, Reabilitação, Respiratório e Fisiologia. Possui 25 capítulos de livros e seis (06) livros organizados publicados. É pesquisador sênior dos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs) -20 e -34 do Hospital das Clínicas da FMUSP. Atualmente, coordena cinco (05) projetos de pesquisa com financiamento. Atua na área de Pesquisa de Fisioterapia Respiratória, Exercício Físico, Reabilitação e Pós-operatório. Coopera cientificamente com Universidades Nacionais e Internacionais. É membro do corpo editorial do Jornal Brasileiro de Pneumologia e do Brazilian Journal of Physical Therapy, entre outras. É revisor de mais de 30 revistas internacionais e parecerista de diversas Fundações de Amparo à Pesquisa e de outras Instituições públicas. Atualmente, é Coordenador Científico da Regional de Pesquisa da Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR-SP).


    Atividades Práticas

    Simulação de Casos Clínicos: será apresentado um caso clínico simulado ao aluno e este definirá a melhor conduta frente a esta situação do paciente. Esta atividade poderá ser desenvolvida em pequenos grupos ou individualmente e depois discutida com o grupo todo de alunos.

    Discussão de Casos Clínicos: o docente apresenta um caso e a conduta sugerida, os alunos participam da discussão propõem condutas alternativas, observando os pontos positivos e negativos da conduta apresentada.

    Seminário Científico: o aluno será responsável por apresentar um seminário a respeito de um tema específico, designado pelo professor, considerando os conteúdos apresentados em cada disciplina que envolva a fisioterapia respiratória, considerando artigos científicos atuais.

    Simulação de Atendimento de Pacientes em Sala de Aula: A simulação em sala de aula será realizada com os próprios alunos, simulando uma condição patológica pré-estabelecida pelo professor, onde somente o aluno-paciente terá conhecimento. Este aluno será atendido por outro aluno-terapeuta, utilizando os métodos e técnicas aprendidos durante o curso, sob a supervisão e intervenção do docente.


    Visita Técnica

     

    Hospital Geral de Itapecerica da Serra

    Nesta visita o fisioterapeuta terá a oportunidade de realizar uma vivência de um dia de plantão nas Unidades de Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, observando padrões de conduta fisioterápica e discutindo aspectos clínicos, operacionais, organizacionais e de segurança do paciente.

    *Importante: Despesas com translado e hospedagem não inclusas no valor do curso.

  • Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília

    Turma Presencial (SP) / Presencial Transmitida ao Vivo Periodicidade
    Aulas Semanais (Presenciais/Presenciais Transmitidas ao Vivo) Quartas-Feiras (18h30 às 22h30).
    Encontros aos Finais de Semana (Presenciais não Transmitidos ao vivo) Sexta-Feira (18h30 às 22h30).
    Sete Finais de Semana distribuídos ao longo do curso Sábado (09h às 18h) e
    Domingo (08h às 17h)

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Curadoria

    Viviani Barnabé
    Fisioterapeuta, graduada pela Faculdade de Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo. Pós-doutorado na Escola de Saúde Pública na Harvard School of Public Health. Doutora em Ciências da Saúde e Mestre em Fisiopatologia Experimental pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Neurologia Infantil pela Universidade Cidade de São Paulo. Atuou como Coordenadora e Supervisora de estágio em Fisioterapia Respiratória no Instituto Central do Hospital das
    Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Faculdade Mario Schenberg. Atualmente é Docente e Pesquisadora do curso de Graduação em Medicina da Universidade Cidade de São Paulo e membro do Comitê de Ética em Pesquisa e da Comissão de Iniciação Científica da mesma Universidade e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde – Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual desde 2015. Docente do Instituto Racine.


    Coordenação

    Clarice Rosa Olivo
    Fisioterapeuta, graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutora em Ciências Médicas e Mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, orientadora permanente do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual e professora da Universidade Cidade de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: Airway Inflammation Animal Model, Asthma, Exercise Training, COPD, Aerobic Training.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos de pós-graduação são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.


    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

    Certificação

    A pós-graduação lato sensu é regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Resolução CNE/CES nº 01/2007 do Conselho Nacional de Educação. São cursos direcionados a profissionais concluintes de cursos superiores (cursos de graduação), conferindo aos seus egressos o nível de especialização. Estes cursos oferecem informações e conhecimentos aplicáveis à prática profissional e, ainda, pela titulação acadêmica conferida, atendem os requisitos que, normalmente, são exigidos para ingressar na docência em instituições de ensino; em certos ambientes de trabalho e/ou conferindo pontuação em concursos públicos. A gestão pedagógica deste curso é de responsabilidade da Faculdade Innovare, instituição de ensino superior credenciada pelo MEC (código nº 4629 –http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro). Todas as instituições de ensino superior que estejam credenciadas pelo MEC podem oferecer cursos de especialização.