Pós-Graduação em Fisiologia do Exercício | Instituto Racine

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Fisiologia do Exercício e Atividade Física

Ênfase em Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde

O curso tem como objetivo capacitar Educadores Físicos e Profissionais de Saúde, que tenham interface com a atividade física em sua prática diária, para analisar e interpretar os eventos fisiológicos que ocorrem durante a execução dos diversos tipos de exercício físico, visando a manutenção e o equilíbrio do organismo frente ao esforço; e seus efeitos sobre os sistemas cardiovascular, respiratório, nervoso, endócrino, muscular e metabólico, de forma a contribuir para que os indivíduos possam se beneficiar da prática da atividade física para a prevenção de doenças e para a promoção da saúde, assim como para melhorar os resultados do tratamento de doenças no contexto de equipes multidisciplinares.

Este curso tem como diferencial discutir cada tema proposto norteado por situações encontradas na prática profissional, onde é possível avaliar e propor as melhores condutas frente aos diferentes fatores limitantes de atividade física para indivíduos sedentários e ativos, às doenças crônicas mais comuns na população, e às respostas agudas e crônicas do organismo.

Presencial / Presencial Transmitida ao Vivo Turma Início das Aulas
21 meses + Entrega de TCC
(Aulas Presenciais + Aulas Transmitidas ao Vivo + Aulas Gravadas)
Janeiro/2019

 

Valor e Forma de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A importância da prática de exercícios físicos regulares para a promoção da saúde e para a manutenção da qualidade de vida está cada vez mais evidente. Dentro desse contexto, o estudo da Fisiologia do Exercício é fundamental para o entendimento do funcionamento do corpo humano submetido aos vários tipos de esforço físico e seus efeitos agudos e crônicos no organismo, o que, também, permite compreender a importância da escolha coerente dos exercícios, feita pelo educador físico, de acordo com as características individuais do praticante, para atender às suas necessidades específicas.

    Atualmente, a Fisiologia do Exercício com Ênfase na Atividade Física para Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde é uma área que está em franca expansão e este o curso vem ao encontro da demanda crescente de atualização do educador físico em relação às metodologias de trabalho com grupos especiais, atenção à saúde coletiva, equipamentos e uso da tecnologia, contribuindo por meio de uma atuação efetiva e competente para que o indivíduo possa obter os melhores benefícios possíveis com a prática de atividade física.

  • A Quem se Destin

    Educadores Físicos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Farmacêuticos e Médicos que pretendem aprimorar seus conhecimentos e aplicá-los na área da saúde. É, também, indicado para docentes de cursos de Graduação e de Pós-graduação das áreas citadas e a outros profissionais da saúde que tenham interface com o tema da fisiologia do exercício em sua prática diária.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender as bases fisiológicas do exercício e suas aplicações práticas na escolha da atividade física adequada aos fatores limitantes dos praticantes (sedentários ou fisicamente ativos);
    • Conhecer as doenças crônicas e condições comuns na população (obesidade, diabetes, hipertensão, insônia, entre outras) e como a prática de exercícios físicos pode beneficiar a saúde dos praticantes;
    • Conhecer as condições que podem interferir com os resultados da prática de atividade física (poluição, tabagismo, dieta, altitude, temperatura, entre outras) e como lidar com cada situação em benefício do praticante;
    • Analisar criticamente as principais metodologias de treinamento físico e suas aplicações, tanto para atividades individuais personalizadas quanto para atividades coletivas;
    • Avaliar e prescrever programas de atividade física adequados às condições do indivíduo;
    • Contribuir para a humanização das relações de interdisciplinaridade e da relação interpessoal com o praticante;
    • Atuar em equipes interdisciplinares de atendimento ao indivíduo de forma integrada, resolutiva e com foco na prevenção e no tratamento de doenças, na promoção da saúde e na segurança do indivíduo.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso
    Fisiologia Celular, Bioquímica, Bioenergética e Metabólica Aplicadas ao Exercício Físico*: Fisiologia Celular. Metabolismo Celular. Produção do ATP e as Vias Metabólicas. Metabolismo dos Carboidratos, das Proteínas, das Gorduras e as Interações entre os Diferentes Tipos de Exercícios Físicos.
    Debates e Seminário Científico.
    60h
    Fisiologia dos Sistemas Orgânicos e o Exercício Físico: Sistema Endócrino; Sistema Imunológico; Sistema Neuromuscular; Sistema Cardiovascular; Sistema Respiratório.
    Seminário Científico e Discussão de Casos.
    130h
    Aspectos Epidemiológicos e Atividade Física em Condições Especiais*: Epidemiologia Aplicada a Atividade Física. Exercício Físico em Condições Especiais: Impacto Fisiológico do Exercício Físico Realizado em Condições Extremas.
    Discussão de Casos e Debates.
    20h
    Orientação da Atividade Física para Prevenção de Doenças e para a Promoção da Saúde de Indivíduos  Saudáveis*: A Avaliação e o Treinamento da Força, e suas Manifestações. A Avaliação da Capacidade Aeróbia e o Treinamento Cardiorrespiratório. Metodologia do Treinamento.
    Discussão de Casos e Oficinas.
    44h
    Orientação da Atividade Física para Tratamento de Doenças e para Grupos Especiais*: Elaboração de Programas de Atividade Física para a Gestação e Pós-Parto. Hipertensão e Cardiopatias. Obesidade. Diabetes e Síndrome Metabólica.  Asma e Doença
    Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Principais Doenças Crônicas Degenerativas Ligadas ao Processo de Envelhecimento.
    Oficinas e Discussões de Casos.
    64h
    Desenvolvimento e Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso: Metodologia da Pesquisa Científica. Atividades de Apoio para a Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.
    Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.
    42h
    Carga Horária Teórico-Prática 360h
    Trabalho de Conclusão de Curso: Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso (realizado com supervisão durante o curso e finalizado à distância). 60h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    420h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.


    Aula Magna de Abertura

     

    Ética do Profissional da Educação Física e sua Responsabilidade na Transformação do Cenário da Saúde Pública Nacional.

    Ana Cristina Arantes
    Educadora Física, graduada pela Universidade de São Paulo e Pedagoga, graduada pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Tibiriça, Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Física pela Universidade de São Paulo. Professora Especialista em História de São Paulo pelo Instituto Gestalti de São Paulo. Foi Professora Titular das Faculdades Metropolitanas Unidas e Profa. Dra. do Centro Universitário da Fundação Instituto de Ensino para Osasco (UNIFIEO). Possui larga experiência na área de Educação Física, na Licenciatura e se dedica às pesquisas em Educação Física com ênfase na Educação Básica, currículo e formação profissional. Participou como Membro do Núcleo Estruturante (NDE) do Curso de Educação Física da UNIFIEO. Possui inúmeros trabalhos publicados em eventos nacionais e internacionais. Orientadora de Trabalhos Acadêmicos e de Conclusão de Curso. Elaboradora de questões para Concurso Público – provimento de Cargo Professor de Educação Física – para a Educação Básica em São Paulo, Revisora de questões para o ENADE – Licenciatura – em Educação Física MEC. Elaboradora de pareceres técnicos para Revistas brasileiras especializadas em artigos sobre Educação Física. Trabalhou como Consultora Especializada em Currículo Educação Física na Educação Básica para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)/Secretaria Municipal de São José dos Campos. É docente integrante do Conselho Estadual de Educação São Paulo, como Especialista em Currículo – Educação Física. Membro Ad Hoc do grupo de Avaliadores Institucionais e de Curso do
    MEC/INEP/SINAES.


    Atividades Práticas

    Discussão de Casos: O docente apresenta um caso e a conduta sugerida, os alunos participam da discussão e propõem condutas alternativas, observando os pontos positivos e negativos da conduta apresentada.
    Seminário Científico: O aluno é responsável por apresentar um seminário a respeito de um tema específico, designado pelo docente, considerando os conteúdos apresentados em cada disciplina e considerando artigos científicos atuais.
    Debate: A partir de uma situação-problema proposta pelo docente, uma discussão mediada por ele é organizada entre grupos de alunos para a apreciação de possíveis resoluções. A argumentação e as evidências apresentadas pelos grupos são levadas em conta para o apontamento das melhores condutas e soluções.
    Oficina: Será apresentado um caso simulado ao aluno, e este definirá a melhor conduta frente a esta situação–problema. Esta
    atividade poderá ser desenvolvida em pequenos grupos ou individualmente e depois discutida com o grupo todo de alunos.

  • Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília

    Turma Presencial (SP) / Presencial Transmitida ao Vivo Periodicidade
    Aulas Semanais (Presenciais/Presenciais Transmitidas ao Vivo) Quartas-Feiras (18h30 às 22h30).
    Encontros aos Finais de Semana (Presenciais não Transmitidos ao vivo) Sexta-Feira (18h30 às 22h30)
    Quatro Finais de Semana distribuídos ao longo do curso Sábado (09h às 18h) e
    Domingo (08h às 17h)

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Coordenação

    Eduardo Dati Dias
    Educador Físico, graduado pela Fundação Karnig Bazarian. Mestrando em Ciências da Saúde pelo Hospital do Servidor Público Municipal e pela Universidade Cidade de São Paulo. Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Administração e Marketing Esportivo pela Universidade Gama Filho. Técnico-Membro da World Swim Coach
    Association e da American Swim Coach Association. Técnico-Membro da USA Swimming pela LSC New England. Atuou como docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário da Fundação Instituto de Ensino para Osasco. Atualmente é Gestor de Pesquisa e Desenvolvimento da Metodologia Gustavo Borges. Atua como Consultor independente de análise e levantamento de requisitos para programas de atividade física e de gestão do esporte, com experiência na área do ensino por meio de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem. Coordenador de Cursos e Docente do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso. As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

    Certificação

    A pós-graduação lato sensu é regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Resolução CNE/CES nº 01/2007 do Conselho Nacional de Educação. São cursos direcionados a profissionais concluintes de cursos superiores (cursos de graduação), conferindo aos seus egressos o nível de especialização. Estes cursos oferecem informações e conhecimentos aplicáveis à prática
    profissional e, ainda, pela titulação acadêmica conferida, atendem os requisitos que, normalmente, são exigidos para ingressar na docência em instituições de ensino; em certos ambientes de trabalho e/ou conferindo pontuação em concursos públicos. A gestão pedagógica deste curso é de responsabilidade da Faculdade Innovare, instituição de ensino superior credenciada pelo MEC (código nº 4629 -http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro). Todas as instituições de ensino superior que estejam credenciadas pelo MEC podem oferecer cursos de especialização.