fbpx

Topo Páginas CPG

Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos – Cosmetologia Avançada

O Curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuar na área de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos cosméticos desde sua concepção até seu lançamento, da regulação sanitária ao planejamento e acompanhamento de projetos, bem como da seleção de insumos ao uso da tecnologia.

Assim, este programa educacional proporciona uma visão ampla do processo de Pesquisa & Desenvolvimento na área cosmética, abrangendo seus aspectos técnicos, legais e gerenciais.

 

Presencial / Presencial Transmissão ao Vivo Turma Inscrições até:
18 meses + Apresentação de TCC
(Aulas Presenciais + Aulas Transmitidas ao Vivo + Aulas Gravadas)
17ª 31/Janeiro/2020

.

Valores e Forma de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O Brasil ocupa, desde 2015, a quarta posição no mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o que representa aproximadamente 7,1% do total das vendas mundiais. Dados projetados pela Associação Brasileira da Indústria e Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) apontam um crescimento médio deflacionado composto próximo a 11,4% aa nos últimos 20 anos, tendo passado de um faturamento “Ex-Factory“, líquido de imposto sobre vendas, de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 42,6 bilhões em 2015.

    Entre outros fatores, o lançamento constante de novos produtos, atendendo cada vez mais às necessidades do mercado, tem sido um dos motores deste crescimento. Pode-se dizer, portanto, que desenvolver produtos tem se tornado um dos processos-chave para a competitividade da indústria cosmética. Nas empresas, o esforço para garantir o desenvolvimento de produtos eficazes e seguros está cada mais centralizado nas áreas ou centros de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).

    Atualmente, o grande desafio para o sucesso profissional em P&D é estar qualificado tecnicamente para exercer essa função e ao mesmo tempo apresentar amplo conhecimento da linguagem e das ferramentas que permitam a seleção e o gerenciamento adequado de projetos de P&D, levando em consideração o planejamento estratégico da organização.

    Assim, a formação proposta neste programa educacional procura atender ao perfil de profissional que vem sendo procurado pelas empresas cosméticas para coordenar e atuar na área de P&D.

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos ou Biólogos que atuam ou pretendam atuar em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos na Indústria Cosmética e na Indústria de Insumos Cosméticos. Indicado, também, para docentes de Graduação ou Pós-Graduação dos cursos citados.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o especialista será capaz de:

    • Adquirir visão ampliada do mercado cosmético e identificar oportunidades orientadas às necessidades do consumidor;
    • Conhecer a linguagem envolvida em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos;
    • Compreender os aspectos regulatórios aplicados ao Desenvolvimento de Produtos Cosméticos;
    • Compreender as etapas envolvidas no desenvolvimento de um produto cosmético, desde sua concepção até seu lançamento;
    • Aplicar as ferramentas fundamentais que visam garantir a qualidade, segurança e eficácia do produto cosmético;
    • Analisar criticamente fornecedores e insumos necessários para garantir a qualidade e a diferenciação das formulações cosméticas;
    • Aplicar a tecnologia disponível no desenvolvimento e produção dos produtos cosméticos como diferencial competitivo;
    • Planejar, desenvolver, implementar e acompanhar projetos de desenvolvimento de produtos na área cosmética;
    • Gerenciar um Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento em Indústria Cosmética e de Insumos Cosméticos.

  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Fundamentos da Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Área Cosmética: Bioquímica e Fisiologia da Pele, Cabelo e Anexos Humanos Aplicados ao Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Legislação Aplicada à Empresa e aos Produtos Cosméticos; Introdução à Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Microbiologia Aplicada à Área de Cosméticos; Matérias-Primas e suas Aplicações em Produtos Cosméticos; Inovações na Área Cosmética; Nanotecnologia Aplicada à Produtos Cosméticos. 56h
    Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Produtos Cosméticos para a Pele e Anexos: Desenvolvimento de Produtos Emulsionados, Géis, Produtos Antienvelhecimento, Antiacnéicos, Despigmentantes, Anticelulite, Antiestrias, Fotoprotetores, Sabonetes, Nutricosméticos, Depilatórios, Desodorantes e Antiperspirantes; Uso de Extratos Vegetais; Cosméticos para Peles Sensíveis (Infantis, Gestantes, Geriátricas e Patológicas); Cosméticos para a Pele Masculina; Prática de Desenvolvimento de Produtos. 100h
    Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Produtos Cosméticos Diversos: Tecnologia de Perfumes, Aerossóis, Esmaltes, Maquiagem e Produtos Oral Care; Prática de Desenvolvimento de Produtos. 56h
    Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Produtos Cosméticos para Cabelo: Tecnologia dos Sabonetes, Tinturas, Alisantes Capilares, Xampus, Condicionadores, Finalizadores e Outros Produtos Capilares; Prática de Desenvolvimento de Produtos. 48h
    Marketing e Gestão em Pesquisa e Desenvolvimento: Marketing Cosmético e as Etapas de Lançamento de Produtos; Gestão de Inovação e Briefing; Gestão de Pessoas; Propriedade Intelectual; Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos. 40h
    Assuntos Complementares ao Desenvolvimento de Produtos: Embalagem para Produtos Cosméticos; Qualificação de Fornecedores; Estabilidade de Produtos Cosméticos; Segurança e Eficácia de Produtos Cosméticos; Análise Sensorial; Cosmetovigilância. 48h
    Bases para Elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso Focado no Desenvolvimento de Produtos: Metodologia da Pesquisa Científica; Práticas Focadas no Desenvolvimento de Produtos para a Realização do Trabalho de Conclusão de Curso. 32h
    CARGA HORÁRIA TÉORICA  380h
    Trabalho de Conclusão de Curso: Elaboração do Trabalho à Distância 60h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 440h

    O Instituto Racine se reserva no direito de inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência.

    Pré-Requisitos para participação nas Aulas Práticas:

    1) O aluno deve assistir às aulas teóricas (no formato presencial, EAD-Transmitido e/ou EAD-Gravado) antes de participar das aulas práticas do curso.
    2) É obrigatório o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) durante as aulas práticas. O aluno poderá trazer seus EPI’s ou adquiri-los na instituição.


    Visita Técnica – Opcional*

    Avon e Natura Cosméticos 

    Nesta visita, os profissionais terão a oportunidade de conhecer as áreas produtivas, as instalações e as operações logísticas da indústria, observando os padrões de qualidade, a dinâmica das equipes operacionais e os aspectos da segurança e organização.
    *Importante: Despesas com translado e hospedagem não inclusas no valor do curso



    Atividades Práticas

    O curso inclui atividades práticas em laboratório didático, que são obrigatoriamente presenciais e envolvem o estudo crítico das matérias-primas disponíveis para cada tecnologia, seguido de sua produção no laboratório e posterior discussão de sua estabilidade e características físico-químicas e sensoriais respondendo um desafio proposto. Inclui a discussão de casos da prática diária em Departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento Cosmético.


  • Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília

    Turmas (SP) Dias e Horários Periodicidade
    São Paulo
    Presencial e Semipresencial
    Sexta-Feira (18h30 às 22h30),
    Sábado (09h às 18h)
    e Domingo (08h às 17h).
    Aulas em Um Final de Semana ao Mês.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    Os créditos de desenvolvimento pessoal são garantidos por Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes. 152_2014


    Coordenação

    Maria Lucila d’Ottaviano Nápole
    Engenharia Química, graduada pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Mestre em Processos Químicos e Bioquímicos pela Escola de Engenharia Mauá. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Londrina. Atua na área química e cosmética a mais de 30 anos, nas áreas de Tensoativos, Desenvolvimento de Produtos e Processos e Engenharia de Inovação com passagem por empresas como Oxiteno, Yamá e Natura. Atualmente é consultora na área cosmética. Docente e Coordenadora de Cursos do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Este curso conta com docentes altamente qualificados e com experiência prática e acadêmica em áreas diversas do conhecimento (farmácia, química, microbiologia e bioquímica), que compreendem o significado da prática do desenvolvimento de produtos cosméticos e estão comprometidos com a formação de um profissional resolutivo e que exerça liderança em sua área de atuação.

    Certificação

    A pós-graduação lato sensu é regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Resolução CNE/CES nº 01 de 06 de abril de 2018 do Conselho Nacional de Educação. São cursos direcionados a profissionais concluintes de cursos superiores (cursos de graduação), conferindo aos seus egressos o nível de especialização. Estes cursos oferecem informações e conhecimentos aplicáveis à prática profissional e, ainda, pela titulação acadêmica conferida, atendem os requisitos que, normalmente, são exigidos para ingressar na docência em instituições de ensino; em certos ambientes de trabalho e/ou conferindo pontuação em concursos públicos. Este curso é de responsabilidade da Faculdade Innovare, instituição de ensino superior credenciada pelo MEC (código nº 4629).


Facebook
LinkedIn
Instagram