Topo Páginas CPG

Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos – Cosmetologia Avançada

O Curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuar na área de Pesquisa e Desenvolvimento de produtos cosméticos desde sua concepção até seu lançamento, da regulação sanitária ao planejamento e acompanhamento de projetos, bem como da seleção de insumos ao uso da tecnologia.

Assim, este programa educacional proporciona uma visão ampla do processo de Pesquisa & Desenvolvimento na área cosmética, abrangendo seus aspectos técnicos, legais e gerenciais.

Presencial Semipresencial Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
18 meses + Apresentação de TCC
Via Internet + Encontros Presenciais
12 meses presenciais + Apresentação de TCC
06 meses à distância (aulas ao vivo + gravadas)
14ª Vagas Remanescentes

.

Valor e Formas de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online
Inscrição Online (Ordem dos Farmacêuticos de Portugal)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O Brasil ocupa, desde 2015, a quarta posição no mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o que representa aproximadamente 7,1% do total das vendas mundiais. Dados projetados pela Associação Brasileira da Indústria e Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) apontam um crescimento médio deflacionado composto próximo a 11,4% aa nos últimos 20 anos, tendo passado de um faturamento “Ex-Factory”, líquido de imposto sobre vendas, de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 42,6 bilhões em 2015.
    Entre outros fatores, o lançamento constante de novos produtos, atendendo cada vez mais às necessidades do mercado, tem sido um dos motores deste crescimento. Pode-se dizer, portanto, que desenvolver produtos tem se tornado um dos processos-chave para a competitividade da indústria cosmética. Nas empresas, o esforço para garantir o desenvolvimento de produtos eficazes e seguros está cada mais centralizado nas áreas ou centros de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).
    Atualmente, o grande desafio para o sucesso profissional em P&D é estar qualificado tecnicamente para exercer essa função e ao mesmo tempo apresentar amplo conhecimento da linguagem e das ferramentas que permitam a seleção e o gerenciamento adequado de projetos de P&D, levando em consideração o planejamento estratégico da organização.
    Assim, a formação proposta neste programa educacional procura atender ao perfil de profissional que vem sendo procurado pelas empresas cosméticas para coordenar e atuar na área de P&D.

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos ou Biólogos que atuam ou pretendam atuar em Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos na Indústria Cosmética e na Indústria de Insumos Cosméticos. Indicado, também, para docentes de Graduação ou Pós-Graduação dos cursos citados.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o especialista será capaz de:

    • Adquirir visão ampliada do mercado cosmético e identificar oportunidades orientadas às necessidades do consumidor;
    • Conhecer a linguagem envolvida em Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos Cosméticos;
    • Compreender os aspectos regulatórios aplicados ao Desenvolvimento de Produtos Cosméticos;
    • Compreender as etapas envolvidas no desenvolvimento de um produto cosmético, desde sua concepção até seu lançamento;
    • Aplicar as ferramentas fundamentais que visam garantir a qualidade, segurança e eficácia do produto cosmético;
    • Analisar criticamente fornecedores e insumos necessários para garantir a qualidade e a diferenciação das formulações cosméticas;
    • Aplicar a tecnologia disponível no desenvolvimento e produção dos produtos cosméticos como diferencial competitivo;
    • Planejar, desenvolver, implementar e acompanhar projetos de desenvolvimento de produtos na área cosmética;
    • Gerenciar um Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento em Indústria Cosmética e de Insumos Cosméticos.

  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Fundamentos da Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos: Introdução à Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Conceitos de Bioquímica e Fisiologia da Pele, Cabelo e Anexos Humanos Aplicados ao Desenvolvimento de Produtos Cosméticos; Metodologias para Análise de Pele e Cabelo.Matérias-Primas e as Propriedades que Justificam suas Aplicações; Estabilidade, Segurança e Eficácia de Produtos Cosméticos; 56h
    Assuntos Complementares ao Desenvolvimento de Produtos: Legislação Aplicada à Área Cosmética; Embalagem para Produtos Cosméticos; Qualificação de Fornecedores; Microbiologia Aplicada à Área de Cosméticos; Cosmetovigilância; Análise Sensorial; 32h
    Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Produtos para a Pele: Tecnologia de Emulsões, Géis, Fotoprotetores, Dermocosméticos Antienvelhecimento, Antiacnéicos, Despigmentantes, Anticelulite e Antiestrias, Nutricosméticos e sua Comprovação Científica, Uso de Extratos Vegetais e sua Comprovação Científica, Cosméticos para a Pele de Gestantes e para a Pele Masculina. 100h
    Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos Cosméticos Especiais: Tecnologia de Desodorantes, Antiperspirantes, Nanotecnologia, Aerossóis, Perfumes, Maquiagem, Esmaltes, Produtos Oral Care, Depilatórios. 68h
    Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Produtos para Banho e Cabelo: Tecnologia dos Sabonetes, Xampus, Condicionadores, Tinturas e Alisantes Capilares. 56h
    Marketing e Gestão em Pesquisa e Desenvolvimento: Marketing Cosmético e as Etapas de Lançamento de Produtos; Gestão de Inovação; Gestão de Pessoas; Propriedade Intelectual; Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos. 48h
    Marketing e Gestão em Pesquisa e Desenvolvimento: Marketing Cosmético e as Etapas de Lançamento de Produtos; Gestão de Inovação; Gestão de Pessoas; Propriedade Intelectual; Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos. 20h
    CARGA HORÁRIA TÉORICA  380h
    Trabalho de Conclusão de Curso: Elaboração do Trabalho à Distância 60h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 440h

    O Instituto Racine se reserva no direito de inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência.


    aula_magna

    Aula Magna de Abertura

    Harmonização Global da Regulação dos  Cosméticos e seu Impacto no Desenvolvimento de Produtos

    joao-hansen

    Dr. João Hansen – Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento e Assuntos Regulatórios na Avon Cosméticos e Presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC)
    Químico, graduado pelas Faculdades Oswaldo Cruz e Mestre pela mesma instituição. Possui vinte e quatro anos (24) anos de experiência em Desenvolvimento de Embalagens, Suplly Chain, Produção, Assuntos Regulatórios e Qualidade na Avon Cosméticos, da qual é Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento e Assuntos Regulatórios. É o atual Presidente da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC).


    icone_laboratorio
    Atividades Práticas

    O curso inclui atividades práticas em laboratório didático, que são obrigatoriamente presenciais e envolvem o estudo crítico das matérias-primas disponíveis para cada tecnologia, seguido de sua produção no laboratório e posterior discussão de sua estabilidade e características físico-químicas e sensoriais respondendo um desafio proposto. Inclui a discussão de casos da prática diária em Departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento Cosmético.


    visita-tecnica

    Visita Técnica – Opcional*

     

    visita_cpgpdNatura Cosméticos
    Nesta visita, os profissionais terão a oportunidade de conhecer as áreas produtivas, as instalações e as operações logísticas, observando os padrões de qualidade, dinâmica das equipes operacionais e os aspectos de segurança e organização.

    *Importante: Despesas com traslado e hospedagem não inclusas no valor do curso.

  • Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília

    Turmas (SP) Dias e Horários Periodicidade
    São Paulo
    Presencial e Semipresencial
    Sexta-Feira (18h30 às 22h30),
    Sábado (09h às 18h)
    e Domingo (08h às 17h).
    Aulas em Um Final de Semana ao Mês.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    225 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
    152_2014


    Coordenação

    Maria Aparecida Lima Moreira

    Química Industrial, graduada pela Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz. Especialista em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – Universidade de São Paulo. Possui cursos de Extensão em Gestão da Inovação e Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e Curso de Aperfeiçoamento para Gestores pela Fundação Instituto em Administração – FIA/USP. Possui mais de 25 anos de experiência em empresas nacionais de grande porte e mais de 10 anos em consultoria na área cosmética. Desenvolveu extenso número de projetos na área de Pesquisa & Desenvolvimento e Serviços Técnicos para o segmento cosmético. Atuou também na área de Marketing em Projetos de Inovação e Inteligência de Mercado. Atualmente é Coordenadora dos segmentos Cosméticos e Domissanitários na empresa Cosmoquimica. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

    Ana Cláudia Pompeu Raminelli
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Metodista de Piracicaba. Doutoranda em Cosmetologia pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo. Especialista em Cosmetologia e Manipulação Magistral pela Universidade Metodista de Piracicaba. Estágio na Iowa State University, Estados Unidos da América. Atua como docente de Farmacotécnica, Tecnologia Farmacêutica, Química Farmacêutica, dentre outras disciplinas desde 2004. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Este curso conta com docentes altamente qualificados e com experiência prática e acadêmica em áreas diversas do conhecimento (farmácia, química, microbiologia e bioquímica), que compreendem o significado da prática do desenvolvimento de produtos cosméticos e estão comprometidos com a formação de um profissional resolutivo e que exerça liderança em sua área de atuação.

    Certificação

    Os cursos de pós-graduação são oferecidos na categoria de cursos livres e certificados pelo Instituto Racine, instituição voltada ao desenvolvimento e à realização de programas educacionais para profissionais, empresas, instituições e órgãos públicos, em atuação desde 1990 e que tem desempenhado um importante papel na formação de profissionais dos setores industrial, logístico, varejista e da saúde.

    Com foco na educação profissional, os programas educacionais do Instituto Racine são altamente adequados às necessidades das empresas e instituições, e são fundamentados em um processo pedagógico, que busca a formação integral do aluno (técnica, humana e social). Os cursos possuem elevado valor no mercado de trabalho, pois desenvolvem nos profissionais as competências necessárias para uma atuação responsável, efetiva e modificadora, valorizando a prática e a otimização de recursos, processos e sistemas em prol da melhoria contínua da produtividade e dos resultados, evidenciado pela alta empregabilidade de seus egressos.

    Os programas de pós-graduação do Instituto Racine são direcionados ao desenvolvimento de competências profissionais e não acadêmicas e, por essa razão, prescindem de reconhecimento pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) – Brasil, mas cumprem e superam as exigências dos cursos reconhecidos diretamente pelo MEC em relação à qualidade, proposta de formação e titulação dos docentes, os quais agregam à sua titulação acadêmica vasta experiência prática relativa aos conteúdos que ministram, exigência do Instituto Racine para que seus egressos sejam de fato capacitados para atuação qualificada no mercado de trabalho.