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Nutrição Clínica

Comportamento Alimentar, Suplementação e Fitoterapia

O curso tem como objetivo capacitar nutricionistas para realizar o atendimento clínico nutricional global do paciente com base nos referenciais teóricos da pesquisa em nutrição humana e considerando aspectos relacionados à prescrição dietoterápica, de suplementos e de fitoterápicos aplicada à prática clínica diária do nutricionista, nos âmbitos de consultório, hospitalar, ambulatorial e domiciliar, de acordo com a legislação vigente*.

Este curso tem como diferencial a aplicação de estratégias educacionais que possibilitem o aprimoramento do raciocínio clínico e a construção de vínculo com o paciente no sentido de contribuir para aprimorar seu comportamento alimentar. As disciplinas são desenvolvidas de forma integrada, o que possibilita que a formação seja dinâmica, participativa e voltada para aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. O curso, também, conta com um corpo docente com experiência profissional tanto na prática clínica quanto na docência para o ensino superior.

* A Resolução do CFN N° 556/2015, (que complementa a Res. 525/2013) dispõe sobre a regulamentação da prática da Fitoterapia para o nutricionista como complemento da prescrição dietética. A partir de abril de 2018, a prescrição de plantas medicinais e de chás medicinais passou a ser permitida a todos os nutricionistas, ainda que sem título de especialista, porém, a prescrição de medicamentos fitoterápicos, de produtos tradicionais fitoterápicos e de preparações magistrais de fitoterápicos ficará permitida ao nutricionista com o título de especialista em Fitoterapia, conferido pela ASBRAN.

Presencial / Presencial Transmitida ao Vivo Turma Inscrições até:
21 meses + Apresentação de TCC
(Aulas Presenciais + Aulas Transmitidas ao Vivo + Aulas Gravadas)
17/Abril/2019

 

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, “a Alimentação e a Nutrição constituem requisitos básicos para a Promoção e a Proteção à Saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de Crescimento e Desenvolvimento Humano com Qualidade de Vida e Cidadania”.

    O comportamento alimentar de um dado indivíduo é influenciado por fatores, tais como: o senso comum, as crenças e tabus alimentares, as informações não científicas veiculadas pelos meios de comunicação e, em pequena parcela, pelo conhecimento científico. Para que o nutricionista possa contribuir para a mudança deste comportamento é necessário que, além de estar embasado cientificamente, esteja preparado para abordar o indivíduo de forma assertiva, considerando os aspectos
    biopsicossociais que influenciam seus hábitos de vida e escolhas alimentares.

    O mercado de trabalho do nutricionista clínico é extremamente amplo, atendendo aos mais diversos perfis de pacientes, desde aqueles com presença de enfermidades até mesmo aqueles que querem manter uma alimentação mais equilibrada. A demanda por orientação alimentar tem crescido significativamente nos últimos anos, face ao diagnóstico precoce das doenças crônicas não
    transmissíveis e ao reconhecimento da influência da alimentação sobre sua evolução.

    Para atender a esta demanda, o nutricionista deve estar apto para compreender o comportamento alimentar do indivíduo que atende, analisar sua condição nutricional, identificar suas necessidades e comprometimentos em termos de nutrientes e conhecer os principais transtornos alimentares e seu manejo, de forma que possa escolher estratégias efetivas que contribuam para a prevenção, tratamento e recuperação de seu estado de saúde.

  • A Quem se Destina

    Nutricionistas que atuam ou desejam atuar na área clínica nos seguintes espaços:

    • Hospitais (Unidades de Terapia Intensiva, unidades clínicas de diversas especialidades, bancos de leite, lactários, ambulatórios, entre outros);
    • Clínicas ou Consultórios Privados;
    • Unidades Básicas de Saúde;
    • Serviços de Assistência Domiciliar (Home Care).

    Indicado, também, para docentes nutricionistas de cursos de graduação e de pós-graduação em Nutrição.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Reconhecer a influência e importância de aspectos bioquímicos, metabólicos e farmacológicos na terapia nutricional;
    • Selecionar os métodos de avaliação nutricional (dietéticos e antropométricos) que melhor contribuam para a conduta nutricional;
    • Solicitar e avaliar exames laboratoriais que contribuam para o acompanhamento nutricional;
    • Compreender a atuação do nutricionista na atenção primária a saúde e o trabalho em equipe nos ambientes intra e extra hospitalar;
    • Aplicar diferentes estratégias para a terapia oral, enteral e parenteral de acordo com a enfermidade do paciente, que contribuam para melhorar os resultados do tratamento e o prognóstico do paciente;
    • Aplicar conhecimentos científicos à prática nutricional;
    • Utilizar estratégias de educação nutricional e técnicas comportamentais para possibilitar adesão e engajamento dos pacientes ao tratamento nutricional;
    • Reconhecer necessidades de prescrição de fitoterápicos como estratégia, nos casos em que esta conduta possa contribuir para obtenção de melhores resultados do tratamento nutricional;
    • Fazer a prescrição de suplementos nas situações clínicas em que estes tragam benefícios ao paciente;
    • Realizar um atendimento nutricional racional e seguro que proporcione resultados positivos para o paciente.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Princípios de Nutrição Humana: Bioquímica e Fisiologia Aplicadas à Nutrição (Metabolismo de Macronutrientes e de Micronutrientes); Farmacologia Aplicada a Nutrição; Recomendações Nutricionais; Avaliação Nutricional; Exames Laboratoriais e sua Aplicação à Prática Clínica em Nutrição.
    Estudo de Casos. 
    42h
    Atuação do Nutricionista na Área Clínica: O Nutricionista Clínico e Seus Ambientes de Atuação (em Ambiente Hospitalar e em Equipe Interdisciplinar, em Lactário em Ambulatório, em Consultório e em Domicílio; Educação Alimentar ; Nutrigenética e Nutrigenômica; Alimentos Funcionais; em Nutrição Esportiva; em Nutrição Estética.
    Estudo de Casos. 
    56h
    Nutrição Clínica em Doenças Prevalentes: Obesidade (8h); Doenças Cardiovasculares e Metabólicas (16h); Distúrbios do Trato Gastrointestinal e Intolerâncias e Alergias Alimentares (12h); Pneumopatias (4h), Doenças Oncológicas (8h); Doenças Neurodegenerativas (4h-gravadas).
    Discussão de Casos Clínicos, Simulação de Atendimento de Pacientes e Seminário Científico. 
    68h
    Nutrição Clínica em Doenças Prevalentes: Obesidade (8h); Doenças Cardiovasculares e Metabólicas (16h); Distúrbios do Trato Gastrointestinal e Intolerâncias e Alergias Alimentares (12h); Pneumopatias (4h), Doenças Oncológicas (8h); Doenças Neurodegenerativas (4h-gravadas).
    Discussão de Casos Clínicos, Simulação de Atendimento de Pacientes e Seminário Científico.
    68h
    Nutrição Clínica em Situações Especiais: Condições Especiais: Crianças, Adolescentes, Gestantes, Idosos e Veganos ; Ostomias; Transplantes e Cirurgias; Pacientes Queimados, Sepse e Desnutrição; Hepatopatias; Pancreatites; Doença Renal; Doenças Infectocontagiosas; Terapia Nutricional Enteral e Parenteral.
    Discussão de Casos Clínicos, Simulação de Atendimento de Pacientes e Seminário Científico.
    80h
    Comportamento Alimentar: Aspectos Psicobiológicos do Comportamento Alimentar; Modelo Transteórico e Comportamento Alimentar; Transtornos Alimentares; Entrevista Motivacional.
    Discussão de Casos Clínicos. 
    36h
    Nutrição Clínica e Fitoterapia: Introdução a Fitoterapia; Interações Medicamentosas em Fitoterapia; Prescrição de Fitoterápicos; Fitoterapia no Sistema Digestório; Fitoterapia na Obesidade e suas Comorbidades; Fitoterapia no Sistema Imunológico e Respiratório; Fitoterapia na Estética; Fitoterapia na Ansiedade e na Depressão; Fitoterapia no Esporte.
    Discussão de Casos Clínicos, Simulação de Atendimento de Pacientes e Seminário Científico.
    60h
    Metodologia da Pesquisa Científica para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso: Metodologia da Pesquisa Científica; Bibliotecas Virtuais em Saúde; Atividades de Apoio a Elaboração do trabalho de Conclusão de Curso.
    Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso. 
    38h
    CARGA HORÁRIA TÉORICA  380h
    Trabalho de Conclusão de Curso: Elaboração de Projeto a ser aplicado na nutrição clínica (realizado com supervisão durante o curso e finalizado à distância) 60h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    440h

    É uma prerrogativa institucional, alterar datas, inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência.


    Aula Magna de Abertura

    Abordagem comportamental para o sucesso do tratamento nutricional
    Fernanda Pisciolaro – Coordenadora da equipe de Nutrição Clínica do AMBULIM
    Nutricionista, Especialista em Distúrbios Metabólicos e Risco Cardiovascular. Coordenadora da equipe de Nutrição Clínica do AMBULIM (Programa de Transtornos Alimentares) do IPq-HCFMUSP. Coordenadora dos cursos de nutrição do AMBULIM-IPq-HCFMUSP. Coordenadora da equipe de nutrição do Programa #PegaLeve de Mudança de Comportamento Alimentar, do Hospital Sírio Libanês. Membro da ABESO (Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica), do GENTA (Grupo Especializado em Nutrição e Transtornos Alimentares) e do Instituto Nutrição Comportamental.


    Coordenação

    Viviane do Lago Nakazato
    Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da Universidade Federal de São Paulo e Especialista em Adolescência para Equipe Multidisciplinar pela mesma Universidade. Especialista Docência no Ensino Superior pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Especialista em Fitoterapia pela empresa Medical Lex Gestão de Informações & Cursos Ltda. Atuou como Nutricionista
    orientadora de estágio curricular em Nutrição Clínica na Universidade Paulista. Possui experiência de atendimento nutricional em consultório desde 2001, realizando Avaliação Antropométrica, Dietética e de Exames Complementares, com objetivo de personalizar e adequar o tratamento nutricional. Possui experiência em escolas de educação infantil realizando Acompanhamento e Orientação Nutricional dos alunos. É consultora da Associação Brasileira de Nutrição. Coordenadora Cursos e Docente do Instituto
    Racine.

  • Corpo Docente
    Os professores que integram o corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem
    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

    Certificação
    A pós-graduação lato sensu é regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Resolução CNE/CES nº 01/2007 do Conselho Nacional de Educação. São cursos direcionados a profissionais concluintes de cursos superiores (cursos de graduação), conferindo aos seus egressos o nível de especialização. Estes cursos oferecem informações e conhecimentos aplicáveis à prática
    profissional e, ainda, pela titulação acadêmica conferida, atendem os requisitos que, normalmente, são exigidos para ingressar na docência em instituições de ensino; em certos ambientes de trabalho e/ou conferindo pontuação em concursos públicos. A gestão pedagógica deste curso é de responsabilidade da Faculdade Innovare, instituição de ensino superior credenciada pelo MEC (código nº 4629 -http://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro). Todas as instituições de ensino superior que estejam credenciadas pelo MEC podem oferecer cursos de especialização.