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Administração Farmacêutica-Gestão Estratégica de Farmácias

O Curso de Pós-Graduação em Administração Farmacêutica – Gestão Estratégica de Farmácias tem como objetivo formar profissionais capazes de exercer a gestão de estabelecimentos farmacêuticos, desenvolvendo as competências técnicas e humanas relacionadas à administração de recursos, processos e pessoas.

O Curso visa o aprimoramento e desenvolvimento do profissional que atua diretamente ou indiretamente no gerenciamento de estabelecimentos farmacêuticos. Cada disciplina foi estruturada de forma a transmitir aos alunos as ferramentas e conhecimentos necessários para o crescimento pessoal e profissional, antecipando e preparando os mesmos para as situações o dia-a-dia.

Presencial Semipresencial Início das Aulas
São Paulo (SP)
Instituto Racine
Via Internet + Encontros Presenciais
Estão previstos 4 encontros presenciais e 15 encontros à distância, sendo que destes, 3 deverão ser obrigatoriamente acompanhados ao vivo
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  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A competitividade do mercado varejista farmacêutico, o crescente rigor da regulamentação e a forte concorrência vêm exigindo, dos administradores de farmácias e drogarias, profissionalismo, criatividade, habilidades para lidar com a equipe de trabalho e atitude empreendedora.

    É de fundamental importância compreender e apoiar a filosofia e as diretrizes da empresa relacionadas a sua macro estratégia, que serão aplicadas de forma equânime a todos os pontos de venda (PDV) quando o trabalho for realizado em rede, mas que, quando analisados individualmente, diferem um do outro, dependendo das características regionais (território e população), levando a necessidade de definição também de micro estratégias.

    É importante salientar que, apesar da atividade essencial da farmácia e drogaria ser a dispensação de medicamentos, há outros produtos e serviços agregados que, ao serem oferecidos, determinam um incremento importante no resultado do negócio e agregam valor ao estabelecimento, uma vez que proporcionam segurança e conveniência ao usuário, cliente ou comprador. Neste contexto, definir de forma não empírica, estratégias e ações, tornou-se, então, determinante para a percepção dos consumidores quanto à relevância do estabelecimento e, consequentemente, sua preferência e confiança.

    Por outro lado, para a obtenção dos resultados esperados pelos proprietários, gestores e farmacêuticos das empresas, o planejamento estratégico é indispensável e nele devem ser considerados aspectos como a localização, a área de influência, o mix de produtos e serviços adequados ao perfil dos consumidores e às características da cidade ou região, a exposição adequada dos produtos, a otimização de espaços, a complementaridade da atenção ao usuário e a utilização adequada das ferramentas de comunicação e marketing (propaganda, atendimento, layout e ambientação das lojas).

    Assim, os gestores, farmacêuticos ou não, que atuam ou pretendam atuar neste segmento de mercado precisam estar preparados para compreender e considerar a amplitude deste negócio e a importância de exercer o gerenciamento estratégico e operacional do mesmo, realizando ações voltadas a atender as necessidades dos usuários, com foco em saúde e obtenção de resultados.

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos responsáveis técnicos, farmacêuticos gestores, gerentes administrativos, proprietários e outros profissionais que atuam ou desejam atuar em farmácias e drogarias.

    Pré-Requisitos para Ingresso no Curso: possuir formação de nível superior.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o especialista será capaz de:

    • Desenvolver uma visão geral e integrada do tema, de forma a permitir o estabelecimento de planos estratégicos para uma condução diferenciada e responsável do estabelecimento.
    • Aplicar os conceitos e conhecimentos teóricos às decisões administrativas e gerenciais diárias, para o alcance de objetivos em curto, médio e longo prazo.
    • Conceber sistemas de medição para o acompanhamento da implementação de estratégias e planos operacionais.
    • Utilizar os indicadores de rentabilidade e lucratividade para avaliar o desempenho da empresa, de forma a maximizar o retorno sobre o investimento.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Princípios de Administração de Empresas e Gestão da Qualidade:  Princípios de Gestão e Administração de Empresas; O Ambiente Externo e Interno das Empresas; A Integração entre Processos e Funções; Administração de Redes de Farmácias, Franquias e Farmácias Associadas; Gerenciamento Comercial e de Vendas; Gerenciamento Logístico, Gestão de Qualidade; Serviços Farmacêuticos Clínicos e de Apoio para a Atuação Clínica do Farmacêutico.  84h
    Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos e Inovação: Análise dos Ambientes de Negócio; Fatores Diferenciadores como Fonte de Vantagens Competitivas; Formulação de Estratégias Corporativas e suas Implicações; Concepção de Planos Estratégicos; Gestão de Projetos e Inovação.  48h
    Comunicação e Marketing: Gestão Estratégica de Marketing; Inteligência de Mercado; Merchandising: do Planejamento à Ação; Mix de Produtos e Serviços, Gerenciamento de Categorias; Estratégias e Decisões de Preço; Comunicação Integrada de Marketing.  60h
    Administração Financeira e Contábil: Finanças Básicas: Orçamento, Projeção e Fluxo de Caixa; Gestão Estratégica de Custos; Contabilidade Básica e Plano de Contas; Formação de Preços como Estratégia do Negócio; Gestão Tributária e Análise de Margem.  40h
    Gestão de Pessoas: Introdução à Gestão de Recursos Humanos; Evolução dos Modelos de Relações no Trabalho; Gestão de Pessoas e Liderança de Equipe; Administração de Conflitos; Planejamento e Alocação de Pessoas; Equipes de Alto Desempenho.  84h
    Direito do Consumidor, Legislação, Ética e Responsabilidade Profissional: Princípios de Ética, Ética Empresarial e Ética Profissional; Legislação Farmacêutica e Sanitária; Responsabilidade Civil e Criminal do Responsável Técnico; Direitos do Consumidor.  32h
    Metodologia da Pesquisa Científica: Estruturação e Desenvolvimento de Plano de Negócio; Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.  32h
    CARGA HORÁRIA TOTAL  440h
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    Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    220 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
    152_2014


    Coordenação

    Claudia Tereza Caresatto

    Farmacêutica, graduada pela Universidade Paulista. Especialista em Administração Estratégica Empresarial, pelo Centro Universitário Nove de Julho e Pós Graduada em Homeopatia pela Universidade de São Paulo, em Gestão da Qualidade pelas Faculdades Oswaldo Cruz, em Manipulação Magistral Alopática e Atenção Farmacêutica pelo Instituto Racine e em Docência do Ensino Médio, Técnico e Superior pela Faculdade Brasil. Possui dez anos de experiência em Indústrias Química e Farmacêutica, 9 anos em Farmácia com Manipulação Alopática e Homeopática onde atuou como Farmacêutica Co-Responsável Técnica,  líder e gestora da equipe de manipuladores. Atuou como coordenadora técnica na Associação Nacional de Farmácias Magistrais e foi líder da Equipe de Tutores de Curso do Instituto Racine de 2005 a 2007. Vivência de nove anos em Docência de Cursos Técnicos e de Pós Graduação em disciplinas, tais como, Legislação Farmacêutica e Sanitária, Marketing,  Vendas, Negociação, Gestão Empreendedora, Farmacotécnica e Garantia e Controle de Qualidade. Aplicou diversas consultorias para farmácias envolvendo a implantação do sistema de Garantia da Qualidade, Aperfeiçoamento de Processos e Desenvolvimento de Equipes. É uma das autoras do livro Balconista de Farmácia da Editora Senac. Docente e Coordenadora de Cursos do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos Cursos de Pós-Graduação do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Conta com docentes altamente qualificados e com experiência clínica e acadêmica em áreas diversas do conhecimento (Farmácia, Administração, Direito), que compreendem o significado da Gestão Farmacêutica e estão comprometidos com a formação de um profissional resolutivo e que exerça liderança em sua área de atuação.

    Certificação

    Os cursos de pós-graduação são oferecidos na categoria de cursos livres e certificados pelo Instituto Racine, instituição voltada ao desenvolvimento e à realização de programas educacionais para profissionais, empresas, instituições e órgãos públicos, em atuação desde 1990 e que tem desempenhado um importante papel na formação de profissionais dos setores industrial, logístico, varejista e da saúde.

    Com foco na educação profissional, os programas educacionais do Instituto Racine são altamente adequados às necessidades das empresas e instituições, e são fundamentados em um processo pedagógico, que busca a formação integral do aluno (técnica, humana e social). Os cursos possuem elevado valor no mercado de trabalho, pois desenvolvem nos profissionais as competências necessárias para uma atuação responsável, efetiva e modificadora, valorizando a prática e a otimização de recursos, processos e sistemas em prol da melhoria contínua de sua produtividade e de seus resultados, evidenciado pela alta empregabilidade de seus egressos.

    Os programas de pós-graduação do Instituto Racine são direcionados ao desenvolvimento de competências profissionais e não acadêmicas e, por essa razão, prescindem de reconhecimento pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), mas cumprem e superam as exigências dos cursos reconhecidos diretamente pelo MEC em relação à qualidade, proposta de formação e titulação dos docentes, os quais agregam à sua titulação acadêmica vasta experiência prática relativa aos conteúdos que ministram, exigência do Instituto Racine para que os seus egressos sejam de fato capacitados para atuação qualificada no mercado de trabalho.

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