O Programa de Monitoria Acadêmica do Instituto Racine, em atividade desde 1997, é uma importante ferramenta de apoio pedagógico às atividades educacionais da instituição, estando alinhado à sua missão de promover o desenvolvimento de pessoas e organizações

Os Monitores Acadêmicos exercem importante papel em sala de aula, auxiliando a área responsável pela gestão da qualidade dos cursos e contribuindo com o suporte acadêmico e operacional junto a coordenadores, docentes e alunos.

Sua posição acessível faz do Monitor um elemento genuíno de interlocução, mediação e socialização, potencialização as relações em sala de aula, o que, por sua vez, fomenta o aprendizado.

Os Monitores são selecionados anualmente, recebem bolsa de estudos integral ou parcial e são alunos regularmente matriculados em cada turma.

 

Objetivos do Programa

Proporcionar ao Monitor uma enriquecedora experiência acadêmica, que aprofundará seu conhecimento na área específica do curso escolhido e contribuirá para que ele desenvolva habilidades amplamente valorizadas no mercado de trabalho, como a autonomia, a liderança, o trabalho em equipe, a comunicação e o pensamento crítico.

Contribuir com a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, que se realiza de forma única em cada sala de aula do Instituto Racine.

As atividades a serem desempenhadas são previamente definidas pela Instituição e amplamente conhecidas pelo Monitor, antes de exercê-las.

Estão relacionadas aos elementos chave do processo de ensino-aprendizagem e às dimensões da qualidade dos cursos definidas pelo Instituto Racine e, por isso, o Monitor deve estar presente em todas as aulas, de modo presencial ou remoto, a depender do tipo de Monitoria para a qual foi selecionado.

No decorrer de sua vivência na Monitoria, têm a oportunidade de desenvolver habilidades que vão além das descritas nos programas dos cursos, como, por exemplo, comunicação, liderança, relacionamento interpessoal, oratória, entre outras

│TIPOS DE MONITORIA

Monitoria Presencial
O Monitor realiza suas atividades presencialmente durante as aulas na sede do Instituto em São Paulo (SP) ou em outro local que for designado. Caso o curso inclua aulas à distância com transmissão ao vivo em sala virtual e aulas gravadas, nestas situações, a Monitoria se realiza de modo remoto.

Monitoria Remota
O Monitor realiza suas atividades de modo remoto em todas as aulas em que não há obrigatoriedade de assisti-las presencialmente em função das exigências pedagógicas do curso. Em cursos com exigência de parte das aulas na modalidade presencial, na sede do Instituto em São Paulo (SP) ou em outro local que for designado, nestes momentos, a Monitoria se realiza presencialmente.