Topo Páginas CEC

Requisitos e Implementação de Sistema de Gestão da Qualidade – Norma NBR ISO 9001:2008 e Atualização 2015

O Curso de Educação Continuada Requisitos e Implementação de Sistema de Gestão da Qualidade – Norma NBR ISO 9001 tem como objetivo apresentar aos profissionais os conhecimentos necessários para atuarem como supervisores ou coordenadores de processo de implementação e/ou manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade com base nos requisitos da Norma NBR ISO 9001 na versão 2008 (com certificação válida até setembro de 2018) e última versão 2015 recentemente publicada.

Valor e Formas de PagamentoInscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A norma ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001 (International Organization for Standardization), que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, e, estar em conformidade com esta norma é de grande importância para as empresas que querem se tornar mais competitivas nos mercados interno e externo, uma vez que esta provê confiança na adoção de uma abordagem sistêmica para o desenvolvimento, implementação e melhoria da eficácia do sistema de gestão da qualidade, com foco em atender e satisfazer os requisitos especificados de forma consistente e repetitiva, tornando assim mais eficaz o relacionamento com clientes, acionistas, fornecedores e colaboradores. O curso abordará a versão 2008 ainda vigente com novas certificações aceitas até meados de março de 2017 e certificações válidas até setembro de 2018 para as organizações que já tem seu sistema de gestão da qualidade implementado e na versão atual de 2015 publicada em setembro de 2015 e válida para certificação a partir de outubro de 2015.

  • A Quem se Destina

    Diretores, Gerentes, Coordenadores de Implantação do SGQ, Auditores Internos do SGQ, Representantes da Direção, Técnicos de Controle e Garantia da Qualidade e demais profissionais envolvidos no processo de Implantação e/ou Manutenção do SGQ. Também é útil para Profissionais interessados em conhecer as bases conceituais do Sistema de Gestão da Qualidade.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Entender a importância de um Sistema de Gestão da Qualidade;
    • Aplicar os oito princípios que alicerçam os Sistemas de Gestão e formam a base da Melhoria Contínua;
    • Interpretar e implementar os requisitos da Norma NBR ISSO 9001:2008;
    • Elaborar e controlar indicadores de Desempenho da Organização;
    • Entender o funcionamento do processo de Certificação;
    • Conhecer as mudanças mais significativas apontadas para a revisão da ISO 9001:2015.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Fundamentos e Conceitos dos Sistemas de Gestão da Qualidade
    Breve Histórico da Gestão voltada para a Qualidade;
    Requisitos da Norma NBR ISO 9001:2008;
    Melhoria Contínua – Ciclo PDCA;
    Indicadores de Desempenho da Qualidade;
    Processo de Certificação;
    Revisão da NBR ISO 9001:2015.
    CARGA HORÁRIA TOTAL 20h
  • Método de Ensino e Aprendizagem na Modalidade EaD

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade EaD, está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de videoaulas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo e o acesso planejado por etapas contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    2,66 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
    137_2014

    Docente

    Maria Cecília Ricetto Funchal Arias

    Bacharel em Química com Atribuições Tecnológicas e Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Possui dez anos de experiência em Indústria Metalúrgica no Ramo de Galvanoplastia, tendo atuado no Laboratório Químico, na Engenharia da Qualidade, na implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade, sendo Responsável Técnica do Processo de Fabricação de Placas de Circuito Impresso. Possui 11 anos de experiência na implantação de Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9000 atuando como Consultora da Qualidade e sete anos de experiência na área Ambiental como Especialista em Qualidade do Ar com Inventários de Emissão Atmosféricas. Experiência como responsável PE na elaboração de conteúdo e tutora de EaD em Cursos de Gestão das Águas na – Rede de Ensino, Pesquisa e Educação à Distância para a Gestão dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio Paraíba do Sul (REDEVALE) em parceria com o ITA e Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP). Atualmente é Consultora na empresa Thesis Consultoria & Treinamento. Docente do Curso Técnico em Meio Ambiente do SENAC desde 2008. Docente do Instituto Racine.

banner_PAF Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.