Topo Páginas CPG

Sistema da Qualidade em Farmácia Magistral

Ferramentas de Controle dos Processos como Garantia do Negócio

O Curso Intensivo Sistema da Qualidade em Farmácia Magistral tem como objetivo capacitar profissionais para aplicar os conceitos de Sistema da Qualidade em Farmácias Magistrais, com visão integrada e foco na segurança dos processos e no impacto financeiro, visando o bom resultado e a perenidade do negócio.

Registre seu Interesse

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O desafio do segmento magistral brasileiro no âmbito dos produtos sujeitos à vigilância sanitária é garantir processos produtivos, logísticos e de comunicação confiáveis, rastreáveis, seguros, uniformes e não tendenciosos, que atendam aos padrões de qualidade exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
    Os profissionais que pretendem assumir a liderança e a gestão nesse segmento necessitam conhecer, interpretar e aplicar as ferramentas da qualidade, de forma a estruturar um Sistema de Gestão que integre todos os processos da farmácia na busca pela Excelência em Qualidade e, consequentemente, na obtenção de melhores resultados para o negócio.

    O entendimento do conjunto de medidas destinadas à verificação e ao cumprimento das Boas Práticas aplicadas ao modelo da farmácia magistral, específicas de cada etapa da cadeia operacional dos produtos sujeitos a vigilância sanitária e demais produtos comercializados, valoriza o profissional no mercado de trabalho por possibilitar que este esteja apto a gerir de forma competente sua empresa analisando, avaliando e acompanhando os impactos, riscos e resultados de suas decisões. Para o farmacêutico gestor de seu próprio negócio, é fundamental administrá-lo com apurada visão de gestão integrada, de forma possibilitar seu desenvolvimento sustentável ao longo do tempo.

  • A Quem se Destina

    Proprietários ou futuros proprietários de farmácias magistrais; Farmacêuticos, Gestores, Supervisores e Coordenadores de Áreas e Processos; Manipuladores e Colaboradores chave da farmácia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o aluno será capaz de:

    • Entender a Farmácia como um conjunto de processos integrados que se conectam e se completam;
    • Definir parâmetros de qualidade a serem adotados;
    • Diagnosticar as irregularidades do sistema de qualidade envolvendo todos os processos operacionais e propor melhorias conforme a regulamentação vigente;
    • Realizar, conduzir e implantar as Boas Práticas de Manipulação;
    • Qualificar fornecedores de insumos, produtos e serviços;
    • Desenhar fluxos de trabalho de forma a aperfeiçoar suas práticas gerenciais;
    • Implementar e acompanhar a Gestão de Processos Internos (Fluxo de Operações, LayOut e Gestão de Estoques) em relação à qualidade e aos resultados financeiros da farmácia;
    • Implantar as Ferramentas da Qualidade;
    • Implementar ações de gestão integrada da qualidade.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Sistema de Qualidade: Visão Integrada, Conceitos, Metas e Resultados Esperados;  4h
    Boas Práticas de Manipulação (BPM): Desafios na Implantação e na Manutenção;  8h
    Ferramentas da Qualidade para a Solução e Encaminhamento de Soluções de Problemas;  8h
    Tratamento de Não Conformidade: Identificação, Registrar, Levantamento de Causas, Desenvolvimento de Plano de Resposta, Implantação e Monitoramento de Resultados;  4h
    LayOut: Relação com Otimização de Processos, Prevenção de Erros e de Acidentes;  12h
    Fluxos Operacionais: Simbologia, Montagem de Fluxograma, Mapeamento de Processos, Oportunidades de melhorias;  8h
    Logística Farmacêutica: Compras, Recebimento, Armazenagem e Gestão de Estoques;  8h
    Qualificação de Fornecedores: Exigências e Práticas;  4h
    Gestão de Indicadores: Identificação dos Objetivos de Negócio e da Qualidade da Farmácia e Desenvolvimento de Planos de Ação e de Indicadores de Controle.  8h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 64h
  • Atividade  Periodicidade
    Gravada Aulas gravadas e atividades disponibilizadas mensalmente.

    Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    24 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
    152_2014

     


    Método de Ensino e Aprendizagem na Modalidade EaD

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade EaD, está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de videoaulas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo e o acesso planejado por etapas contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


     Coordenação

    Elidia Bagbudarian

    Farmacêutica, graduada pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Mestre em Inovação pela Faculdade de Engenharia Industrial. Especialista em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Gestão de Projetos no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC. Possui 23 anos de experiência em Gestão da Produção, Logística, Qualidade, Projetos e Processos em Indústrias Farmacêuticas (Abbott, Boehringer Ingelheim), Cosmética (Natura), Produtos para a Saúde (Salvapé Produtos Ortopédicos) e Consultoria. Docente e Coordenadora de Cursos do Instituto Racine.


    Certificação

    Os cursos certificados pelo Instituto Racine, instituição voltada ao desenvolvimento e à realização de programas educacionais para profissionais, empresas, instituições e órgãos públicos, em atuação desde 1990 e que tem desempenhado um importante papel na formação de recursos humanos para os setores industrial, logístico, varejista e da saúde, são oferecidos na categoria de cursos livres e tem foco na educação profissional.

    Os programas educacionais do Instituto Racine são altamente adequados às necessidades das empresas e instituições, e são fundamentados em um processo pedagógico, que busca a formação integral do aluno (técnica, humana e social). Os cursos possuem elevado valor no mercado de trabalho, pois desenvolvem nos profissionais as competências necessárias para uma atuação responsável, efetiva e modificadora, valorizando a prática e a otimização de recursos, processos e sistemas em prol da melhoria contínua de sua produtividade e de seus resultados, evidenciado pela alta empregabilidade de seus egressos.