Topo Páginas CPG

Prática Clínica Farmacêutica em Unidade de Terapia Intensiva

O curso pretende apresentar os principais conhecimentos e habilidades para a prática farmacêutica em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), assim como as principais atividades executadas pelo profissional e exemplos da prática profissional em tal ambiente.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Telepresencial – Via Internet Vagas Remanescentes

.

 Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma área crítica na prática clínica farmacêutica em hospitais, devido aos aspectos ligados à própria farmacoterapia, à situação clínica dos pacientes e à rapidez necessária na tomada de decisão. Observa-se uma demanda crescente de farmacêuticos para atuação neste ambiente hospitalar sendo necessária a preparação para que tal atuação se processe de maneira efetiva e condizente com as necessidades dos pacientes e sua equipe de cuidado.

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos e estudantes de farmácia que exercem ou desejam exercer atividades clínicas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Indicado, também, para docentes dos cursos de graduação e de pós-graduação em Farmácia e a outros profissionais que lidam com assuntos relacionados a este tema.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o aluno será capaz de:

    • Conhecer as características da UTI;
    • Identificar as necessidades do paciente e da equipe de cuidado do paciente em relação à prática farmacêutica nesse ambiente;
    • Identificar riscos e priorizar as intervenções a realizar;
    • Acompanhar a evolução clínica dos  pacientes com foco nos resultados farmacoterapêuticos;
    • Elaborar protocolos de prática clínica farmacêutica para situações específicas.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Atividades Clínicas Farmacêuticas em UTI: Histórico, Gestão de Risco e Segurança no Uso de Medicamentos em Unidades Críticas; FAST HUG
    Cuidados Farmacêuticos em UTI: Conciliação Medicamentosa, Seguimento Farmacoterapêutico, Intervenção Farmacêutica e Evolução em Prontuário
    Principais Terapias Medicamentosas Infusionais em UTI: Sedação, Analgesia, Fármacos Vasoativos e Reposição Eletrolítica
    Cateteres Venosos Centrais, Sondas Enterais e Gástricas e Dispositivo Inalatório para Ventilação Mecânica
    Interpretação e Monitoramento de Exames Laboratoriais
    Situações Especiais em UTI: Sepse e Doenças Infecciosas; Insuficiência Hepática: Ajuste de Dose; Diálise e Hemodiálise: Ajuste de Dose em Disfunção Renal
    UTI por Especialidades:  Coronariana, Neurológica, Pediátrica e Neonatológica
    CARGA HORÁRIA TOTAL 60h
  • Dias e Horários –  (GMT – 03h00) Brasília

    Turma SP / EAD Periodicidade
    Terça-feira (18h30 às 22h30) Aulas Semanais.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    12 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
    144_2014

    Supervisão Técnica

    Maria Denise Ricetto Funchal Witzel

    Farmacêutica graduada pela Faculdade de Farmácia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com aprimoramento em Farmácia Clínica pela Universidade do Chile e em Farmácia Hospitalar pela Universidade de São Paulo. Possui 11 anos de experiência em Farmácia Hospitalar, 5 anos em Farmácia Comunitária e 15 anos em Coordenação de Cursos Intensivos e de Especialização na Área Farmacêutica. Participa da Coordenação Científica dos Seminários Internacionais de Farmácia realizados pelo Instituto Racine desde 2004, no Chile, Portugal e Espanha. É Coordenadora da Comissão Científica dos eventos promovidos pelo Instituto Racine: Congresso Brasileiro de Assistência Farmacêutica – CONBRAF, Semana Racine – Congresso de Farmácia desde e do Congresso Brasileiro de Farmacêuticos Clínicos – PCare. Participante de diversos congressos nacionais e internacionais na área hospitalar e em assistência farmacêutica como ministrante de cursos, palestras e apresentação de trabalhos científicos. Docente e Coordenadora de cursos do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

banner_PAF Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.