Topo Páginas CPG

Atenção Domiciliar (Home Care)

O Curso Intensivo Atenção Domiciliar (Home Care) tem como objetivo apresentar os diferentes aspectos da assistência domiciliar e proporcionar oportunidade de conhecer o conceito desta modalidade e os avanços desta prática.

Carga Horária Total: 48h Início Previsto*
Aguarde
100% Online
com Aulas em Vídeo (Gravadas)** + Material de Estudo.

* O aluno terá 4 meses de acesso ao conteúdo do curso. Tendo iniciado o curso, o prazo para liberação do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem é de 48 horas após a confirmação de inscrição. Início do curso sujeito à formação de turma.
** Os conteúdos serão disponibilizados à medida que forem gravados e editados.

Registre seu Interesse

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O avanço da expectativa de vida da população e o predomínio das doenças crônico-degenerativas, exigindo longos períodos de acompanhamento, faz com que a assistência domiciliar, na modalidade de atendimento e internação, represente uma alternativa que possibilita a otimização de leitos hospitalares, a diminuição de custos e a continuidade do tratamento. Por outro lado, não menos importante, a visita domiciliar surge como resposta à necessidade da promoção e prevenção da saúde, evitando ou retardando a instalação de doenças. Assim, face à necessidade de uma atenção integral, ações desenvolvidas por equipes interdisciplinares exigem destes profissionais contínuo aprimoramento, seja pela capacitação técnica na área especifica, seja pelo aprendizado imposto pelo desafio do trabalho em equipe.

  • A Quem se Destina

    Destina-se aos profissionais da área da saúde e estudantes de graduação nesta área, que têm interesse em desenvolver atividades no ambiente domiciliar, tais como médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, farmacêuticos, dentistas entre outros.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o aluno será capaz de:

    • Entender os benefícios da manutenção de pacientes que necessitam deste modelo de atenção;
    • Promover a continuidade e a segurança dos tratamentos do paciente em domicílio;
    • Adequar sua prática e desenvolvê-la em busca de resultados positivos para os pacientes atendidos.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Introdução à Atenção Domiciliar: Histórico; Aspectos Éticos e Legais; Conceitos, Definições, Princípios de Elegibilidade e Fluxo de Admissão na Atenção Domiciliar;
    Recursos Empregados na Atenção Domiciliar e Atribuições da Equipe Multidisciplinar: Recursos Humanos e Materiais; Atribuições da Equipe Multidisciplinar; Logística de Alocação de Recursos; O Cuidador;
    Gestão de Risco em Assistência Domiciliar: Mapeamento de Riscos e prevenção de agravos; Elaboração de Indicadores de Desempenho; Elaboração de Processos Operacionais e Protocolos Clínicos;
    Aspectos e Características do Cliente de Assistência Domiciliar: Desospitalização; Pacientes Crônicos e Manutenção dos Cuidados; Reabilitação; Promoção e Prevenção da Saúde;
    Comunicação e Aspectos Psicossociais: Processos de Comunicação Verbal e Paraverbal; Técnicas de Comunicação.
    Cuidados Paliativos: Histórico, Definições e Conceitos; Aspectos Éticos e Sociais; Administração de Cuidados; Preparo para uma boa morte;
    Atenção Domiciliar e Políticas Públicas: Programa  Melhor em Casa.
    CARGA HORÁRIA TOTAL 48h
  • Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    12 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
    144_2014

    Coordenação

    Soraia Rizzo

    Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Paulo. Extensão em Geriatria e Gerontologia pela mesma Universidade. Especialista em Enfermagem em Estomaterapia pela Universidade de Taubaté. Bacharel em Direito pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Possui 25 anos de experiência profissional, atuando no tratamento de feridas desde 1998. Enfermeira da Comissão de Curativos no Hospital Municipal do Tatuapé, São Paulo, de julho de 2002 até setembro de 2003. Enfermeira da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, de agosto de 2003 até o momento. Enfermeira do Grupo Assessor de Controle e Combate a Hanseníase pela Secretaria de Estado da Saúde no Município de São Paulo desde 2007 até o momento. Sócia proprietária da SkinHealthy, empresa de atendimento domiciliar especializado em Estomaterapia. Coordenadora e Docente do Instituto Racine.

     Eliane Rahal

    Enfermeira, graduada pela Universidade Federal de São Paulo.  Especialista em Saúde Pública pela Faculdade São Camilo. Possui 25 anos de experiência em Gestão de Serviços de Saúde, atuando como Consultora na Implantação de Serviços de Saúde, em projetos dentro e fora do Brasil. Diretora e Gerente de Enfermagem em empresas como Clínica São Vicente da Gávea (Rio de Janeiro), Golden Cross Hospital Salvador, Secretaria Estadual de Saúde São Paulo – Hospital Geral Vila Nova Cachoeirinha. Foi Gestora de Qualidade na Empresa Pro Care Serviços de Saúde LTDA – Atenção Domiciliar. Coordenadora e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem na Modalidade EaD

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade EaD, está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de videoaulas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo e o acesso planejado por etapas contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.