Topo Páginas CPG

Gestão de Farmácias e Drogarias

O Curso Intensivo de Gestão de Farmácias e Drogarias tem como objetivo capacitar profissionais para implementar distintos métodos operacionais e gerenciais em Farmácias ou Drogarias com finalidade de otimizar os recursos humanos e financeiros e promover maior competitividade da empresa no mercado. Também objetiva preparar o profissional para a elaboração e condução de projetos de planejamento estratégico comercial, de marketing e de gestão de pessoas e para o desenvolvimento de habilidades e competências na gestão de farmácias e drogarias de maneira estratégica, sistêmica e integrada.

O diferencial deste curso é a metodologia adotada nas aulas para estimular o aprendizado dos alunos: serão utilizados vídeos, músicas, estudos de casos práticos, criação de micro empresas, entre outras atividades para estimular o desenvolvimento de visão de mercado, a elaboração de estratégias de ação e a utilização de ferramentas de gestão.

Carga Horária Total: 96h Início Imeditato*
(7ª Turma)
100% Online
com Aulas em Vídeo (Gravadas)** + Material de Estudo.

* O aluno terá 6 meses de acesso ao conteúdo do curso. Tendo iniciado o curso, o prazo para liberação do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem é de 48h após a confirmação de inscrição. Início do Curso sujeito à formação de turma.
** Os conteúdos serão disponibilizados à medida que forem gravados e editados.

Valor e Formas de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online
Inscrição Online (Ordem dos Farmacêuticos de Portugal)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Em um cenário em que a competitividade se acentua, as margens de lucro diminuem, as exigências regulatórias se tornam cada vez maiores e o consumidor tem mais acesso a informações, faz-se necessário que farmácias e drogarias modernizem o seu modelo de negócio e passem a contar com profissionais cada vez mais preparados para os assuntos regulatórios e para a gestão de seus produtos, serviços, clientes, preços, estoques, processos, pessoas e comunicação com o mercado.

    O perfil profissional exigido atualmente para atuar nesse segmento é de indivíduos capazes de otimizar recursos, identificar oportunidades e propor rapidamente soluções para as demandas externas e internas da empresa. Estas capacidades são decisivas para a melhoria da competitividade, sustentabilidade e permanência da empresa no mercado.

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Gerentes-Farmacêuticos, Gestores, Administradores e outros profissionais que estejam inseridos ou que desejam inserir-se no segmento de gestão de farmácias e drogarias. Também é de utilidade para docentes e estudantes de graduação dos cursos de Farmácia e Administração de Empresas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso o profissional será capaz de:

    • Identificar necessidades, oportunidades e ameaças do setor varejista farmacêutico e propor soluções eficientes para atender as demandas externas e internas da empresa;
    • Implementar métodos operacionais e gerenciais em Farmácias ou Drogarias, otimizando os recursos humanos e financeiros com vistas a ampliar a competitividade da empresa no mercado.
    • Desenvolver e implementar projetos de planejamento estratégico comercial, de marketing e de gestão de pessoas;
    • Atender às demandas dos assuntos regulatórios.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Princípios da Gestão de Farmácias e Drogarias: Introdução a Planejamento Estratégico de Mercado; Análise do Ambiente de Negócio; Plano de Negócio. 15h
    Legislação e Ética Farmacêutica Aplicada ao Segmento de Farmácias e Drogarias: Ética Profissional; Responsabilidade Civil e Criminal do Responsável Técnico; Direitos do Consumidor; Legislação Sanitária e Farmacêutica.  16h
    Atenção Farmacêutica e Seu Impacto no Varejo Farmacêutico: Conceitos de Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica; Serviços Farmacêuticos na Lógica da Filosofia da Atenção Farmacêutica; Serviços Técnicos Orientados ao Paciente.  20h
    Liderança e Gestão de Pessoas: Os Novos Desafios da Gestão de Pessoas; Agregando Pessoas: Recrutamento e Seleção; Aplicando Pessoas: Orientação, Modelagem do Trabalho, Avaliação do Desempenho Humano; Recompensando Pessoas: Remuneração, Programas de Incentivo, Benefícios e Serviços; Desenvolvendo Pessoas: Treinamento e Desenvolvimento; Manutenção e Motivação da Equipe; Percepção e Tomada de Decisão; Liderança e Estilo de Lideres; Poder e Política nas Organizações; Fundamentos do Comportamento em Grupo; Conflitos e Negociações.  20h
    Comunicação, Marketing e Vendas: Introdução a Gestão de Marketing em Farmácias e Drogarias; Mix de Produtos e Serviços; Gerenciamento de Produtos por Categorias; Ferramentas de Comunicação; Merchandising e Exibitécnica; Técnicas de Vendas e Negociação.  15h
    Administração Financeira e Contábil: Introdução a Contabilidade; Balanço Patrimonial; Contabilidade Básica; Plano de Contas; Gestão Estratégica de Custos; Gestão Estratégica de Custos Associada à Estratégia de Vendas; Finanças Básicas; Fluxo de Caixa; Orçamento Empresarial; Gestão Tributária.  10h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 96h
  • Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    24 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
    231_2016


    Atenção Farmacêuticos de Portugal:

    Diferentemente de Portugal, Drogaria, no Brasil, consiste em um Estabelecimento Farmacêutico de comercialização e dispensação de medicamentos (somente industrializados) e outros produtos para a saúde.
    A este estabelecimento é restrita a atividade de manipulação de medicamentos e está sob responsabilidade técnica de um Farmacêutico, conforme a legislação sanitária brasileira.


    Método de Ensino e Aprendizagem na Modalidade EaD

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade EaD, está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de videoaulas, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo e o acesso planejado por etapas contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


    Supervisão Técnica

    Cláudia Tereza Caresatto

    Farmacêutica, graduada pela Universidade Paulista. Especialista em Administração Estratégica Empresarial pelo Centro Universitário Nove de Julho. Especialista em Homeopatia pela Universidade de São Paul. Especialista em Gestão da Qualidade pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Especialista em Manipulação Magistral Alopática e Atenção Farmacêutica pelo Instituto Racine. Especialista em Docência do Ensino Médio, Técnico e Superior pela Faculdade Brasil. Possui dez anos de experiência em Indústrias Química e Farmacêutica, nove anos em Farmácia com Manipulação Alopática e Homeopática onde atuou como Farmacêutica Co-Responsável Técnica,  líder e gestora da equipe de manipuladores. Atuou como Coordenadora Técnica na Associação Nacional de Farmácias Magistrais e foi líder da Equipe de Tutores de Curso do Instituto Racine de 2005 a 2007. Vivência de nove anos em Docência de Cursos Técnicos e de Pós Graduação em disciplinas, tais como, Legislação Farmacêutica e Sanitária, Marketing,  Vendas, Negociação, Gestão Empreendedora, Farmacotécnica e Garantia e Controle de Qualidade. Realizou consultorias para farmácias envolvendo a implantação do Sistema de Garantia da Qualidade, Aperfeiçoamento de Processos e Desenvolvimento de Equipes. É co-autora do livro Balconista de Farmácia da Editora Senac. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

     


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Este curso é ministrado por docentes qualificados e com grande experiência de atuação no Mercado do Varejo Farmacêutico e que trazem para o ambiente de ensino a experiência de sua rotina profissional, contribuindo para a preparação do aluno para enfrentar os desafios do trabalho em uma área que se encontra em constante processo de mudança.
banner_PAF Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.