Topo Páginas CPG

Farmacovigilância Pré e Pós-Comercialização

O Curso tem o objetivo de apresentar a evolução histórica da Farmacovigilância, bem como a forma como este tema vem sendo desenvolvido no mundo e no Brasil, os métodos de trabalho, suas aplicações e limitações e a interface existente com a prática dos profissionais de saúde.

Este curso é uma proposta inovadora no mercado, pois apresenta os conceitos de farmacovigilância aplicados tanto no período pré quanto pós-comercialização, proporcionando uma visão ampliada da temática. Além disso, está estruturado para apresentar experiências e proporcionar relatos e discussão de casos reais de farmacovigilância em diversos ambientes de prática profissional.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 12ª Vagas Remanescentes

.

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

     

    Segundo a Organização Mundial da Saúde, a Farmacovigilância é a ciência relativa à detecção, avaliação, compreensão e prevenção dos efeitos adversos ou quaisquer problemas relacionados a medicamentos, tendo como alvo os efeitos adversos, a inefetividade terapêutica, a interação medicamentosa, os erros de mediação, os danos por uso off label, uso abusivo e desvio de qualidade de medicamentos.

    A disponibilidade de produtos farmacêuticos seguros e eficazes no mercado tem melhorado o gerenciamento tanto de doenças agudas quanto crônicas e contribuído sobremaneira para aperfeiçoar a duração e a qualidade de vida de seus usuários. Contudo, apesar do extenso conhecimento científico, uma ampla literatura mostra que frequentemente há falhas no controle dos riscos associados à farmacoterapia, o que evidencia a necessidade de se dispor de medidas efetivas para garantir a segurança dos medicamentos, antes e após a autorização para sua comercialização.

    Neste sentido, saber reconhecer ou suspeitar da ocorrência de eventos adversos relacionados com medicamentos, imputar causalidade, quando for o caso, identificar desvios de qualidade, registrar estes achados e notificá-los ao Sistema Nacional de Farmacovigilância são atividades fundamentais para atingir o objetivo de redução de riscos com o uso de medicamentos na sociedade.

  • A Quem se Destina

    Profissionais, docentes e estudantes de graduação da área da saúde, que desenvolvem, ou pretendam se preparar para desenvolver atividades ou implantar processos de farmacovigilância, tanto na área industrial quanto em serviços de saúde (enfermeiros, farmacêuticos, médicos e gerentes de risco em serviços de saúde).

    Ideal para profissionais que atuam ou desejam atuar em:

    • Hospitais;
    • Farmácias e Drogarias
    • Farmácias Ambulatoriais;
    • Unidades e Centros especializados Municipais e Estaduais de Saúde;
    • Assistência domiciliária;
    • Consultórios;

    Indústria farmacêutica.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o aluno será capaz de:

    • Compreender os elementos que fundamentam os métodos de trabalho em farmacovigilância;
    • Conhecer as limitações desses métodos e aprender a interpretar seus resultados;
    • Aplicar os conhecimentos de farmacovigilância para monitorização dos resultados do uso de medicamentos em ensaios clínicos, antes de sua comercialização, bem como na fase de utilização em larga escala pela população, após sua autorização para comercialização;
    • Conhecer as principais fontes de informação utilizadas em farmacovigilância;
    • Implementar serviços e ações de farmacovigilância no contexto institucional de atuação profissional.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Fitofarmacovigilância

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Introdução à Farmacovigilância: Histórico, Conceitos, Objetivos e Regulamentação  4h
    Farmacovigilância Pré Comercialização: Metodologia para Notificação de Eventos Adversos  12h
    Eventos Adversos a Medicamentos: Diagnóstico, Tipos, Gravidade, Frequência e Fatores de Predisponentes  4h
    Responsabilidade Civil e Criminal dos Profissionais de Saúde Envolvidos com o Uso de Medicamentos  4h
    Erros de Medicação: Aspectos Impactantes no Âmbito Sanitário  2h
    Documentação em Farmacovigilância em Atendimento à RDC 4/2009 e à IN 14/2009  8h
    Sistema Informatizado para Farmacovigilância  2h
    Critérios de identificação e formas de Notificação de Eventos Adversos: Notificação Voluntária, Busca Ativa, Monitorização Intensiva  4h
    Avaliação de Causalidade  4h
    Critérios de Identificação e Formas de Notificação de Desvios de Qualidade: Impacto no Gerenciamento de Reclamações na Segurança do Consumidor 4h
    Fontes de Informação em Farmacovigilância 2h
    Programa Brasileiro de Farmacovigilância 1h
    Projetos Hospitais Sentinela e Farmácia Notificadora 1h
    Fitofarmacovigilância 4h
    Relato e Estudos de Caso em Farmacovigilância: Indústria Farmacêutica, Hospitais, Oncologia, Unidades de Saúde e Farmácia Comunitária 12h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 68h
  • Dias e Horários

    Turma Presencial (SP) / EAD Periodicidade
    Segunda-feira (18h30 às 22h30). Aulas Semanais.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    16 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
     227_2016

    Supervisão Técnica

    Eloisa Jubram

    Farmacêutica, graduada em Farmácia pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. Especialista em Atenção Farmacêutica pelo Instituto Racine. Atuou por 7 anos na área de Qualidade e por mais de 14 anos no planejamento e implantação de áreas de Relacionamento com Clientes, Farmacovigilância e Informações Médicas de empresas farmacêuticas multinacionais. É vice-coordenadora da Comissão de Regulação e Mercado do Conselho Regional de Farmácia Estado de São Paulo (CRF-SP) e membro da Comissão Assessora de Indústria do CRF-SP. Atualmente é Diretora Técnica da Hyalos Pharma Consultoria e Treinamento. Docente do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

banner_PAF Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.