Topo Páginas CPG

Farmacologia Aplicada ao Processo de Uso de Medicamentos

Ênfase em dispensação, administração e orientação para o uso de medicamentos

O Curso Intensivo “Farmacologia Aplicada ao Processo de Uso de Medicamentos” tem como objetivo oferecer subsídios de farmacologia para a prática da dispensação, da administração e da orientação sobre o uso de medicamentos de forma a promover a adesão ao tratamento, a detecção e notificação de reações adversas e problemas relacionados com medicamentos, prevenir riscos ao paciente e evitar erros de medicação.

Este curso é uma proposta inovadora pois apresenta a aplicação prática dos conceitos de farmacologia ao processo de uso de medicamentos nos diferentes ambientes de prática dos profissionais de saúde nos quais o medicamento configura-se como principal recurso terapêutico. Dessa forma, os conteúdos são dirigidos a proporcionar maior segurança ao paciente e ao profissional durante o desempenho de suas atividades profissionais junto aos usuários de medicamentos.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 11ª 25/Agosto/2016

.

Valor e Formas de PagamentoClique Aqui e Faça sua Inscrição Online
Inscrição Online (Ordem dos Farmacêuticos de Portugal)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A Farmacologia é uma ciência que estuda a origem, natureza, propriedades, ações e empregos dos fármacos, bem como seus efeitos sobre os organismos vivos. Os medicamentos constituem o principal recurso terapêutico utilizado na atualidade para prevenir, controlar e curar enfermidades.

    O mercado necessita de profissionais de saúde capacitados em farmacologia que possam desempenhar atividades de dispensação, orientação e administração de medicamentos em serviços de saúde (farmácias, hospitais, unidades municipais e estaduais de saúde, entre outras) e na assistência domiciliar, de forma a nortear suas condutas diárias relacionadas com medicamentos evitando o aparecimento de problemas evitáveis e erros de medicação que podem conduzir a resultados negativos em saúde e aumento dos custos assistenciais.

  • A Quem se Destina

    O Curso Intensivo de Farmacologia Aplicada ao Processo de Uso de Medicamentos destina-se aos profissionais da área da saúde que desenvolvem atividades de dispensação, orientação e administração de medicamentos em serviços de saúde e na assistência domiciliar (em especial farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de farmácia e de enfermagem). Destina-se também a docentes e estudantes de graduação nestas áreas do conhecimento.

    Ideal para profissionais, docentes e estudantes que atuam ou desejam atuar em:

    • Hospitais;
    • Farmácias e Drogarias
    • Farmácias Ambulatoriais;
    • Unidades e Centros Especializados Municipais e Estaduais de Saúde;
    • Assistência Domiciliária.
    • Clínicas Médicas e Multiprofissionais

    Pré-requisitos: Profissionais com graduação na área da saúde, completa ou em andamento, que tenham cursado a disciplina de farmacologia. Indicado, também, para profissionais e estudantes de cursos técnicos de farmácia e enfermagem, que tenham cursado disciplina de farmacologia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o aluno será capaz de:

    • Entender os benefícios e riscos inerentes ao uso de medicamentos e a importância do desenvolvimento de processos seguros de dispensação, administração e orientação de seu uso para a obtenção de resultados positivos em saúde;
    • Prover orientações aos pacientes sobre medicamentos prevenindo o surgimento de problemas durante o processo de uso que possam interferir nos resultados farmacoterapêuticos;
    • Suspeitar do aparecimento de eventos adversos e problemas relacionados com medicamentos e reconhecer a importância de sua notificação ao Órgão Sanitário competente;

    Aplicar os conhecimentos da farmacologia em sua prática diária junto aos usuários de medicamentos.

  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Origem e Desenvolvimento dos Fármacos; Formas Farmacêuticas e Vias de Administração dos Fármacos
    Conceitos em Farmacocinética, Farmacodinâmica e Farmacoterapia
    Sistema Nervoso Autônomo
    Sistema Nervoso Central
    Sistema Cardiovascular e Renal
    Sistema Respiratório
    Agentes Antimicrobianos
    Agentes Ofálmológicos
    Sistema Digestório
    Sistema Reprodutor
    Analgésicos e Antiinflamatórios
    Sistema Endócrino
    CARGA HORÁRIA TOTAL 80h
  • Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília

    Turma Presencial (SP) / EAD Periodicidade
    Quinta-feira (18h30 às 22h30). Aulas Semanais.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    20 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA
    152_2014

    Coordenação

    Claudinei Alves Santana

    Farmacêutico Bioquímico, graduado pela Universidade São Judas Tadeu. Mestre em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Farmácia Hospitalar pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Especialista em Planejamento Educacional e Docência do Ensino Superior pela Escola Superior Aberta do Brasil. Membro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Membro da Comissão Assessora de Pesquisa Clínica e Saúde Pública e Coordenador do Grupo de Trabalho em HIV/AIDS do Conselho Regional de Farmácia. Atuou como farmacêutico responsável pelo Serviço de Extensão ao Atendimento de Pacientes HIV/AIDS do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) por oito anos. Possui mais de 16 anos de experiência em Farmácia Hospitalar e Drogaria. Experiência em Pesquisa Clínica, Farmácia Clínica, Ensino, Assistência, Atenção Farmacêutica e Adesão ao Tratamento Antirretroviral em Pacientes HIV/AIDS. Coordenador e Docente do Curso Técnico em Farmácia do HC-FMUSP. Docente e Coordenador de cursos do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

banner_PAF Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.