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Seleção Racional e Boas Práticas de Prescrição, Administração e Dispensação de Medicamentos

O Curso Intensivo “Seleção Racional e Boas Práticas de Prescrição, Administração e Dispensação de Medicamentos” tem como objetivo permitir ao aluno aprimorar e atualizar os conhecimentos sobre o uso racional de medicamentos relacionados aos processos de seleção, prescrição, administração, dispensação e uso de medicamentos, bem como, discutir as possibilidades de análise de sua aplicação em serviços de saúde.

Carga Horária Total: 48h Início Previsto*: Aguarde! 100% Online
com Aulas em Vídeo (Gravadas)

* O aluno terá 04 meses de acesso ao conteúdo do curso. Tendo iniciado o curso, o prazo para liberação do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem é de 48 horas após a confirmação de inscrição. Início do curso sujeito à formação de turma.

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  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O uso racional de medicamentos (URM) pode ser definido como o processo que compreende a prescrição apropriada, a disponibilidade oportuna e a preços acessíveis, a dispensação em condições adequadas, bem como o consumo nas doses indicadas, nos intervalos definidos e no período de tempo indicado de medicamentos eficazes, seguros e de qualidade.

    O URM implica, portanto, a escolha do tratamento, seja ele farmacológico ou não farmacológico, a seleção de medicamentos baseada na eficácia e/ou efetividade, segurança e custo, práticas de boa prescrição, acesso dos usuários aos medicamentos prescritos, dispensação adequada e utilização correta de medicamentos.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, no mundo, mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados, ou vendidos inapropriadamente e que metade dos pacientes não os usam corretamente.

    Portanto, para que se promova o URM é necessário desenvolvimento.

    Portanto, a capacitação para o URM é importante para estimular os profissionais de saúde a adotarem condutas que possam contribuir para a qualidade do tratamento a um custo acessível e com o menor risco possível e para a conscientização dos usuários para assumir sua parcela de responsabilidade na obtenção de resultados positivos com o uso de medicamentos.

  • A Quem se Destina

    Enfermeiros, farmacêuticos e médicos, além de estudantes destes cursos e áreas afins. Indicado, também, à docentes dos cursos de graduação e pós-graduação e a outros profissionais que lidam com assuntos relacionados a este tema.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso o egresso será capaz de realizar a pré-seleção de medicamentos para indicações específicas. Analisar conceitos e dados farmacológicos e o valor terapêutico dos medicamentos. Avaliar e discutir os critérios de eficácia, segurança, aplicabilidade e custo.

  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Significados atribuídos aos medicamentos na sociedade
    Aspectos históricos e conceituais do uso racional de medicamentos (URM)
    Importância e Fatores que promovem e comprometem o uso seguro e racional de medicamentos
    Os estudos clínicos, evidência científica e informações sobre medicamentos
    A prática do URM na seleção, prescrição, administração, dispensação e uso de medicamentos em hospitais, unidades de saúde, farmácias e drogarias, assistência domiciliar e Home Care
    Profissionais envolvidos e atribuições específicas e compartilhadas
    Critérios éticos e científicos do URM
    O uso racional de medicamentos em Geriatria
    A estruturação da Assistência Farmacêutica e a promoção do URM em serviços de saúde
    Avaliação do URM nos programas de qualidade e de acreditação de serviços de saúde
    CARGA HORÁRIA TOTAL 48h
  • Método de Ensino e Aprendizagem na Modalidade EaD

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade EaD, está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de videoaulas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo e o acesso planejado por etapas contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


    Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    12 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

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