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Alimentação Escolar – Planejamento e Avaliação

O Curso Intensivo “Alimentação Escolar: Planejamento e Avaliação” tem como objetivo oferecer as principais noções para atuação do nutricionista no segmento de alimentação escolar, tanto no âmbito público quanto privado.

A infância é um período de grande desenvolvimento, apesar de apresentar velocidade de crescimento estatura e ganho de peso menor do que nos dois primeiros anos de vida. Nesta fase, ocorrem mudanças no comportamento alimentar, o que merece um acompanhamento mais individualizado para evitar diagnósticos errados.

A alimentação do pré escolar, escolar e adolescente é fundamental para garantir o desenvolvimento geral adequado, suprindo as necessidades individuais. Essa fase da vida requer cuidados especiais, pois uma alimentação não saudável ou a falta de alimentação pode ter consequências no desenvolvimento físico, mental e, consequentemente, no aprendizado.

Em consonância com esta este aspecto, a Constituição Federal preconiza que o dever do Estado com a educação será efetivado com a garantia de atendimento ao educando, no ensino fundamental, por meio de programas suplementares, de material didático, transporte, alimentação e assistência à saúde (artigo 208, inciso VII).

Neste contexto, a alimentação escolar necessita ser planejada e constantemente avaliada para que cumpra seu papel na construção de um indivíduo saudável e capaz de contribuir para o crescimento do país. E são inúmeros os fatores a serem considerados, desde os hábitos alimentares regionais até a condições para produção e distribuição da alimentação.

E o nutricionista é considerado o profissional melhor capacitado para atuar neste seguimento, garantido, inclusive por lei. De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), compete ao nutricionista, no exercício de suas atribuições na Alimentação Escolar, planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição. Realizar assistência e educação nutricional a coletividade ou indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas.

O diferencial deste curso é trazer de maneira prática, atividades que possam ser desenvolvidas em Alimentação Escolar, a fim de oferecer um serviço de qualidade e de respeito.

Presencial EAD Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet Aguarde

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Registre seu Interesse

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Atuar em Alimentação Escolar exige do profissional nutricionista intensa atualização no que diz respeito ao desenvolvimento, crescimento e recomendações nutricionais para cada ciclo de vida. Além disso, o mercado de trabalho, hoje, exige do profissional atuação não apenas na elaboração e adequação do cardápio oferecido, mas também ações de educação nutricional a fim de promover qualidade de vida.

  • A Quem se Destina

    Profissionais com graduação completa em nutrição ou em andamento, que atuam ou desejam atuar na área de alimentação escolar.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    O profissional deverá ser capaz de entender o exercício das atribuições preconizadas pelo CFN, ou seja, planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição além de realizar assistência e educação nutricional a coletividade.

    Ao término do curso, o especialista será capaz de:

    • Conhecer a evolução histórica da alimentação escolar no Brasil
    • Atuar na área de alimentação escolar em instituições públicas e privadas
    • Atualizar em aspectos sobre Sustentabilidade, tipos de gestão da alimentação escolar
    • Planejar cardápios
    • Avaliar a aceitabilidade da alimentação escolar
    • Ter subsídios para desenvolver um trabalho diferenciado de educação nutricional em escolas
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Alimentação Escolar no Brasil
    Gestão do Serviço de Alimentação
    Gastronomia em Escolas e Planejamento de cardápio
    Alimentação Saudável e Sustentável
    Nutrição na Infância e Adolescência
    Desenvolvimento de Projetos
    Programa de Educação Nutricional em escola
    CARGA HORÁRIA TOTAL 48h

  • Coordenação

    Viviane do Lago Nakazato

    Nutricionista, graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Adolescência para Equipe Multidisciplinar pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Experiência com atendimento nutricional em consultório desde 2001, realizando avaliação antropométrica, dietética e de exames complementares, com objetivo de personalizar e adequar da melhor maneira o tratamento nutricional. Atuação em escolas de educação infantil realizando controle higiênico das operações de cozinha, elaboração de manual de boas práticas e POP’s, além do acompanhamento e orientação nutricional dos alunos. Coordenadora e docente do Instituto Racine.


    Atividades Práticas

    As atividades práticas serão desenvolvidas em aula, focando a elaboração e execução de projetos em escolas.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.