Topo Páginas CPG

Alimentação Escolar – Planejamento e Avaliação

O Curso Intensivo “Alimentação Escolar: Planejamento e Avaliação” tem como objetivo oferecer as principais noções para atuação do nutricionista no segmento de alimentação escolar, tanto no âmbito público quanto privado.

A infância é um período de grande desenvolvimento, apesar de apresentar velocidade de crescimento estatura e ganho de peso menor do que nos dois primeiros anos de vida. Nesta fase, ocorrem mudanças no comportamento alimentar, o que merece um acompanhamento mais individualizado para evitar diagnósticos errados.

A alimentação do pré escolar, escolar e adolescente é fundamental para garantir o desenvolvimento geral adequado, suprindo as necessidades individuais. Essa fase da vida requer cuidados especiais, pois uma alimentação não saudável ou a falta de alimentação pode ter consequências no desenvolvimento físico, mental e, consequentemente, no aprendizado.

Em consonância com esta este aspecto, a Constituição Federal preconiza que o dever do Estado com a educação será efetivado com a garantia de atendimento ao educando, no ensino fundamental, por meio de programas suplementares, de material didático, transporte, alimentação e assistência à saúde (artigo 208, inciso VII).

Neste contexto, a alimentação escolar necessita ser planejada e constantemente avaliada para que cumpra seu papel na construção de um indivíduo saudável e capaz de contribuir para o crescimento do país. E são inúmeros os fatores a serem considerados, desde os hábitos alimentares regionais até a condições para produção e distribuição da alimentação.

E o nutricionista é considerado o profissional melhor capacitado para atuar neste seguimento, garantido, inclusive por lei. De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), compete ao nutricionista, no exercício de suas atribuições na Alimentação Escolar, planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição. Realizar assistência e educação nutricional a coletividade ou indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas.

O diferencial deste curso é trazer de maneira prática, atividades que possam ser desenvolvidas em Alimentação Escolar, a fim de oferecer um serviço de qualidade e de respeito.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet 11/Março/2015
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet 09/Setembro/2015

.

Valor e Formas de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Atuar em Alimentação Escolar exige do profissional nutricionista intensa atualização no que diz respeito ao desenvolvimento, crescimento e recomendações nutricionais para cada ciclo de vida. Além disso, o mercado de trabalho, hoje, exige do profissional atuação não apenas na elaboração e adequação do cardápio oferecido, mas também ações de educação nutricional a fim de promover qualidade de vida.

  • A Quem se Destina

    Profissionais com graduação completa em nutrição ou em andamento, que atuam ou desejam atuar na área de alimentação escolar.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    O profissional deverá ser capaz de entender o exercício das atribuições preconizadas pelo CFN, ou seja, planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição além de realizar assistência e educação nutricional a coletividade.

    Ao término do curso, o especialista será capaz de:

    • Conhecer a evolução histórica da alimentação escolar no Brasil
    • Atuar na área de alimentação escolar em instituições públicas e privadas
    • Atualizar em aspectos sobre Sustentabilidade, tipos de gestão da alimentação escolar
    • Planejar de cardápios
    • Avaliar aceitabilidade da alimentação escolar
    • Ter subsídios para desenvolver um trabalho diferenciado de educação nutricional em escolas
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Alimentação Escolar no Brasil
    Gestão do Serviço de Alimentação
    Gastronomia em Escolas e Planejamento de cardápio
    Alimentação Saudável e Sustentável
    Nutrição na Infância e Adolescência
    Desenvolvimento de Projetos
    Programa de Educação Nutricional em escola
    CARGA HORÁRIA TOTAL 48h
  • Dias e Horários

    Turma SP / EAD  Periodicidade
    Quarta-Feira (18h30 às 22h30). Aulas semanais.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Coordenação

    Viviane do Lago Nakazato

    Nutricionista, graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. Especialista em Adolescência para Equipe Multidisciplinar pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP. Experiência com atendimento nutricional em consultório desde 2001, realizando avaliação antropométrica, dietética e de exames complementares, com objetivo de personalizar e adequar da melhor maneira o tratamento nutricional. Atuação em escolas de educação infantil realizando controle higiênico das operações de cozinha, elaboração de manual de boas práticas e POP’s, além do acompanhamento e orientação nutricional dos alunos. Coordenadora e docente do Instituto Racine.


    Atividades Práticas

    As atividades práticas serão desenvolvidas em aula, focando a elaboração e execução de projetos em escolas.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.


porno izle