O Grupo de Estudo e Investigação em Assistência Farmacêutica (GEPAF) é um grupo de apoio às iniciativas de estudo e de pesquisa da prática farmacêutica, a partir do desenvolvimento e da adaptação de protocolos de estudos qualitativos e quantitativos a serem aplicados por docentes, por coordenadores e por alunos atuais e egressos de cursos de especialização do Instituto Racine no âmbito da Assistência Farmacêutica.
O GPAF foi lançado em outubro de 2008, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa (Portugal), sob a coordenação das professoras MsC Maria Denise Funchal Witzel e Dra. Lia Lusitana Cardoso de Castro, durante as atividades do IV Seminário Internacional de Atenção Farmacêutica do Instituto Racine.
O grupo encontra-se em fase de estruturação e pretende contar com a participação do corpo docente do Instituto Racine e dos Coordenadores Regionais dos Eventos e Cursos realizados pelo Instituto junto às Instituições parceiras nacionais e internacionais. O seguintes projetos foram apoiados:
- Informação sobre medicamentos e hábitos de vida da comunidade a partir de protocolo de entrevista farmacêutica: projeto realizado anualmente no espaço destinado a Farmácia Integrada na Semana Racine de Atualização Técnica em Farmácia por alunos atuais e egressos dos Cursos de Pós-Graduação do Instituto Racine com tutoria dos docentes dos referidos cursos, em que são atendidos pacientes em utilização continuada de medicamentos, com objetivos, entre outros, de analisar as informações fornecidas durante atendimento farmacêutico conforme aplicação de protocolo de coleta de dados e levantar as demandas pela prestação de serviços farmacêuticos que possam contribuir para melhores resultados da farmacoterapia.
- Identificação dos fatores de risco psicossociais relacionados com o perfil profissional do farmacêutico e com as barreiras para a implantação de prática clínico-assistencial: projeto estruturado por docentes do Instituto Racine e da Universidade de Sevilha e apoiado por essas Instituições e pela Universidade do Norte do Paraná, com dados coletados durante o congresso 19ª Semana Racine de Atualização em Farmácia entre farmacêuticos e universitários do curso de farmácia participantes do evento.
- Implantação da Atenção Farmacêutica a pacientes idosos no Hospital Escola São Francisco de Assis como plano piloto para um Programa de Atenção Farmacêutica: projeto desenvolvido pelo coordenador regional do Curso de Pós-Graduação em Atenção Farmacêutica do Instituto Racine, MsC Ranieri Carvalho Camuzi, do qual participam alunos de referido curso, que possui por objetivos, entre outros, criar um ambiente de prática, ensino e pesquisa em atenção farmacêutica com pacientes idosos e que possa ser estendido a outros grupos de pacientes do hospital.
- Produção Científica Brasileira na Área de Atenção Farmacêutica desde 1990: projeto iniciado a partir da dissertação de mestrado da coordenadora geral do Curso de Pó-Graduação em Atenção Farmacêutica do Instituto Racine, Maria Denise Funchal Witzel, que visa atualizar anualmente os dados das publicações brasileiras em atenção farmacêutica, utilizando a metodologia aplicada na referida dissertação.
Os projetos acima citados geraram apresentações em pôster, em 2009, no VI Congresso Nacional de Atenção Farmacêutica de Sevilha. Ao todo, o grupo apoiou cinco dos oito trabalhos apresentados no referido congresso pelo grupo de farmacêuticos participantes do V Seminário Internacional de Atenção Farmacêutica do Instituto Racine (2009).

