fbpx

Cursos de Educação Continuada

Transplante de Medula Óssea

Conceitos, Modalidades e Aplicações

O curso tem o objetivo de preparar profissionais de saúde não médicos para compreender os conceitos, modalidades e aplicações deste tratamento, de forma a prepará-los para interagir com os integrantes da equipe multiprofissional e com os pacientes submetidos a este procedimento.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 07 07/Novembro/2020
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aula Presencial Transmitida ao Vivo Sábado (09h00 às 18h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O Transplante de Medula Óssea (TMO) é uma modalidade de tratamento que renova as células da medula óssea, responsáveis pela produção de células do sangue e do sistema imunológico. Existem diferentes tipos de TMO utilizados para o tratamento de várias doenças, como as autoimunes, de origem metabólica e, principalmente, as hematológicas. O TMO é considerado um procedimento de alta complexidade que depende de serviços especializados de suporte como Laboratório Clinico, Anatomia Patológica, Banco de Sangue e Farmácia.
    Estudos recentes demonstram que os TMO vêm crescendo exponencialmente ao longo dos últimos anos no mundo e no Brasil, que atualmente conta com serviços e profissionais altamente qualificados para sua realização, estando a maior parte dos centros especializados localizada nas regiões Sul e Sudeste. Contudo, segundo a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea, considerando a população brasileira e a incidência das doenças que precisam desse tipo de transplante, será necessário aumentar em pelo menos três vezes o número de transplantes realizados por ano no país.
    Assim, estima-se que a demanda por profissionais que conheçam a técnica e saibam manejar e acompanhar os resultados do tratamento e dar apoio a pacientes submetidos aos procedimentos também tende a crescer, razão pela qual esta capacitação é importante para os profissionais que tenham a intenção de atuar na área da hematologia, diretamente com pacientes ou nos serviços especializados de suporte para sua realização.

    A Quem se Destina

    Profissionais da área da saúde inseridos nas equipes multidisciplinares de oncologia: Farmacêuticos, Enfermeiros, Nutricionistas, Psicólogos e Fisioterapeutas. Indicado, também, a outros profissionais que atuam em atividades relacionadas ao tema e a docentes e estudantes de cursos de graduação das áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Conhecer os princípios básicos do TMO para poder interagir com os integrantes da equipe multiprofissional;
    • Compreender os procedimentos que fazem parte das fases do TMO: pré-transplante, transplante propriamente dito e pós-transplante;
    • Prestar assistência a pacientes em tratamento com TMO, interagindo com a equipe de cuidado e com os outros profissionais envolvidos com esta modalidade de tratamento, tais como, profissionais do Banco de Sangue, do Laboratório de Análises Clínicas, Médicos, Dentistas, entre outros.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Conceitos em Transplante de Medula Óssea (TMO). 4h
    Assistência Farmacêutica em TMO. 4h
    Assistência de Enfermagem em TMO. 4h
    Assistência Nutricional em TMO. 30min
    Assistência de Fisioterapia em TMO. 30min
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    13h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Káthia Ferraro Lopes
    Farmacêutica graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas das Faculdades Oswaldo Cruz. Especialista em Farmácia em Oncologia pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO) e membro desde 2000. Especialista em Docência no Ensino em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Mestranda na Universidade Federal de São Paulo em Ensino nas Ciências da Saúde. Possui 28 anos de experiência em Farmácia em Oncologia e Central de Misturas, atuando em instituições como Hospital A.C. Camargo, Hospital Albert Einstein, Hospital Samaritano e empresas como Farmoterápica e Clínica de Oncologia. Participou da elaboração dos Guias sobre Preparo de Medicamentos Antineoplásicos e Guia para Notificação de Reações Adversas pela SOBRAFO e outros. Coordenadora e Docente do Instituto Racine.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.

Facebook
LinkedIn
Instagram