fbpx

Cursos de Educação Continuada

Transferência de Tecnologia de Medicamentos

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para aplicação das melhores práticas na realização de Projetos de Transferência de Tecnologia de medicamentos, alinhadas aos guias internacionais da WHO, FDA, EMA e regulamentos da ANVISA, abrangendo aspectos técnicos, legais e gerenciais.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 02 11 e 18/Fevereiro/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Aulas em Uma Vez por Semana Quinta-Feira (18h30 às 22h30)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O setor farmacêutico é um dos que mais investe em pesquisa e desenvolvimento no mundo e esses elevados investimentos se justificam pelo risco da inovação e pela necessidade de novas terapias, uma vez que aumento da prevalência de doenças crônicas e complexas é o atual desafio aos sistemas de saúde frente ao envelhecimento populacional.
    Segundo o GUIA INTERFARMA 2019, o mercado farmacêutico brasileiro deve movimentar entre US$ 39 e 43 bilhões em 2023, comercializando algo em torno de 238 milhões de doses. Em termos de faturamento, o mercado nacional deve estar bem equilibrado, considerando os medicamentos de referência, os similares, os medicamentos isentos de prescrição e os medicamentos genéricos. O país deve subir duas posições até 2023 no ranking mundial de mercados farmacêuticos.
    Em face de essa constante evolução do setor, desenvolver e melhorar a capacidade tecnológica da indústria é de extrema relevância e um dos caminhos para se alcançar este objetivo se dá por meio da Transferência de Tecnologia. Um bom entendimento dos elementos críticos do processo de transferência de tecnologia auxilia as empresas a implantarem mais eficazmente os projetos de transferência, além de contribuir para a disseminação adequada do conhecimento acumulado.
    A formação proposta neste programa educacional prepara o profissional para atuar com Transferência de Tecnologia, contribuindo para maior efetividade, eficiência e qualidade deste tipo de processo na indústria farmacêutica.

    A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos e demais profissionais que atuam ou desejam atuar com Transferência de Tecnologia na Indústria Farmacêutica.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Entender o funcionamento de um processo de transferência de tecnologia;
    • Compreender os elementos essenciais para uma transferência bem-sucedida;
    • Atuar em equipes voltadas à realização de projetos de transferência de tecnologia;
    • Apontar recomendações para o estabelecimento de boas práticas nos processos de transferência;
    • Adquirir visão ampla do processo de transferência de tecnologia na indústria farmacêutica.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Introdução à Transferência de Tecnologia.
    Organização e Gerenciamento de Projetos de Transferência de Tecnologia.
    Documentação envolvida em Processos de Transferência.
    Adaptações de Instalações e Equipamentos às Necessidades do Processo.
    Transferência do Processo de Produção.
    Transferência de Metodologias Analíticas.
    Qualificação e Validação.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    8h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Método de Ensino e Aprendizagem na Modalidade EAD

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade EaD, está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de videoaulas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo e o acesso planejado por etapas contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    A atividade prática em sala de aula contribui para a consolidação do conhecimento adquirido na modalidade EaD e permite aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

    Coordenação

    Deivis Alves de Souza
    Engenheiro Químico e Farmacêutico, graduado pela Universidade de Mogi das Cruzes e pela Universidade Braz Cubas. Especialista em Gestão Industrial Farmacêutica pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Entre os anos de 1993 e 2011 foi Coordenador de Projetos da Sanofi Farmacêutica. Atuou como Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Apsen Farmacêutica. Atualmente é Consultor na empresa Troubleshooting Consultoria Farmacêutica. Coordenador de Curso e Docente do Instituto Racine.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    (Portugal) Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Portugal têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Angola têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.
    Profissionais regularmente inscritos na Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde têm desconto neste e em outros cursos do Instituto Racine – consulte.


Facebook
LinkedIn
Instagram