Topo Páginas CEC

Tecnologia de Maquiagens

O curso tem como objetivo capacitar o profissional para atuar na área de Pesquisa e Desenvolvimento de maquiagens, com foco na seleção de insumos e no desenvolvimento técnico e prático de produtos em suas diferentes formas cosméticas.

Presencial Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
22, 23 e 24/Setembro/2017!

.
Valores e Forma de PagamentoClique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos, Técnicos em Química e Tecnólogos nas áreas relacionadas, atuam ou pretendam atuar em Pesquisa e Desenvolvimento de maquiagens na Indústria Cosmética. Indicado, também, para docentes de Cursos de Graduação nas áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender os conceitos e técnicas de colorimetria;
    • Conhecer as diferentes formas cosméticas de maquiagem;
    • Entender as funções das matérias-primas em formulações de maquiagem;
    • Compreender as etapas envolvidas na pesquisa e no desenvolvimento de maquiagens, desde a escolha das matériasprimas até o lançamento do produto;
    • Aplicar técnicas de efeitos ópticos para obter os efeitos desejados com a utilização da maquiagem;
    • Analisar de forma crítica as formulações de maquiagem existentes no mercado;
    • Conhecer e aplicar ferramentas que visam garantir a qualidade de uma maquiagem;
    • Compreender os requisitos regulatórios relacionados à pesquisa e desenvolvimento de maquiagens, de forma a possibilitar sua aprovação junto ao órgão responsável.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Cor e Colorimetria: Princípios e Conceitos de Cor e Colorimetria; Sistemas (RGB, CMYK, HSB, CIELab); Avaliação Colorimétrica por Munsell ou Teste de Farnsworth Munsell; Cores Opostas; Avaliação Colorimétrica (Minolta) para Cobertura dos Desvios de Cores.
    Corantes e Pigmentos: Diferença entre Corantes e Pigmentos em Make Up; Efeito Dissimulador de Rugas; Efeito Mate; Efeito Gloss; Efeito Iridescente; Efeito Viagem de Cores (Efeito Borboleta); Efeito Camuflagem; Efeito Metálico; Efeito 3D; Efeito Neon; Pigmentos de Elevada Pureza sem Metais Pesados (Cores Vivas); Efeitos de Long-Lasting; Efeito No-Transfer; Efeito de Resistência à Água (Waterproof); Cobertura.
    Pigmentos de Efeitos Ópticos (Imediatos) em Maquiagem: Aplicação de Maquiagem com finalidade de Neutralizar Cores Indesejadas na Pele; Indicações de Maquiagens como Auxílio Terapêutico em Enfermidades Conferindo Melhor Aspecto à Pele.
    Contextualização das Diferentes Formas Cosméticas em Make up: Olhos (Máscara, Delineador; Sombras); Lábios (Brilho, Batom, Protetor e Preenchedor); Face (Bases, Corretivos, Blush, Primers, Pó, Duo-Base).
    Inovações e Tendências em Make up: Moda x Maquiagem; Tendências de Cores; Evolução do Mercado de Maquiagem; BB Creams; Maquiagem 3D; Maquiagem com Air-Brush; Prismas; Baked; Maquiagem para Pele Sensível-Mineral; Maquiagem Natural; Embalagens e Aplicações Diferenciadas.
    Análise de Mercado: Crescimento no Brasil e no Mundo; Grandes Players Nacionais e Internacionais (Dados ABIHPEC; EUROMONITOR; GNPD).
    Desenvolvimento de Formulações em Maquiagem: Formulações em acordo com as Diferentes Categorias em Maquiagem; Analise da Função de Matérias-Primas nas Formulações; Identificação de Ativos, Excipientes e Adjuvantes nas Formulações de Maquiagem; Armazenamento Correto para cada Categoria de Maquiagem.
    Formulações em Maquiagem: Estrutura Básica de cada Categoria e Subcategoria (Olhos, Face e Boca); Principais Ativos em Maquiagem.
    Controle de Qualidade: Controle Físico-Químico e Microbiológico para Diferentes Categorias de Maquiagens; Parâmetros e Critérios de Aprovação e Reprovação; Exigências de Qualidade para Maquiagem, segundo Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
    Assuntos Regulatórios em Maquiagem: Maquiagem Grau I e II; Testes de Eficácia e de Segurança Aplicados a Maquiagens.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações em beneficio da formação dos alunos em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    20h

    O Instituto Racine se reserva no direito de inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência.

  • Docente

    Simone Aparecida da França Stefoni
    Química, graduada pela Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz. Mestre em Fármacos de Medicamentos pela Universidade de São Paulo. Especialista em Cosmetologia pelo Centro de Pós Graduação das Faculdades Oswaldo Cruz. Possui com 15 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais, tendo sido Coordenadora Técnica na PIC Química, distribuidora de ingredientes cosméticos de grupos internacionais como Clariant, Sasol, CLR, Daito Kasei, entre outros e na LCW
    Corantes, atual Sensient Cosmetic Technologies. Possui vasta experiência no desenvolvimento de formulações cosméticas, tais como: maquiagem, alisantes, descolorantes e colorações capilares. Atualmente é Coordenadora Técnica no Grupo Coty, na área de transformação capilar. Docente do Instituto Racine.