Topo Páginas CEC

Tecnologia de Maquiagens

O curso tem como objetivo capacitar o profissional para atuar na área de Pesquisa e Desenvolvimento de maquiagens, com foco na seleção de insumos e no desenvolvimento técnico e prático de produtos em suas diferentes formas cosméticas.

Presencial Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
22, 23 e 24/Setembro/2017

.
Valores e Forma de PagamentoClique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos, Técnicos em Química e Tecnólogos nas áreas relacionadas, atuam ou pretendam atuar em Pesquisa e Desenvolvimento de maquiagens na Indústria Cosmética. Indicado, também, para docentes de Cursos de Graduação nas áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender os conceitos e técnicas de colorimetria;
    • Conhecer as diferentes formas cosméticas de maquiagem;
    • Entender as funções das matérias-primas em formulações de maquiagem;
    • Compreender as etapas envolvidas na pesquisa e no desenvolvimento de maquiagens, desde a escolha das matériasprimas até o lançamento do produto;
    • Aplicar técnicas de efeitos ópticos para obter os efeitos desejados com a utilização da maquiagem;
    • Analisar de forma crítica as formulações de maquiagem existentes no mercado;
    • Conhecer e aplicar ferramentas que visam garantir a qualidade de uma maquiagem;
    • Compreender os requisitos regulatórios relacionados à pesquisa e desenvolvimento de maquiagens, de forma a possibilitar sua aprovação junto ao órgão responsável.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Cor e Colorimetria: Princípios e Conceitos de Cor e Colorimetria; Sistemas (RGB, CMYK, HSB, CIELab); Avaliação Colorimétrica por Munsell ou Teste de Farnsworth Munsell; Cores Opostas; Avaliação Colorimétrica (Minolta) para Cobertura dos Desvios de Cores.
    Corantes e Pigmentos: Diferença entre Corantes e Pigmentos em Make Up; Efeito Dissimulador de Rugas; Efeito Mate; Efeito Gloss; Efeito Iridescente; Efeito Viagem de Cores (Efeito Borboleta); Efeito Camuflagem; Efeito Metálico; Efeito 3D; Efeito Neon; Pigmentos de Elevada Pureza sem Metais Pesados (Cores Vivas); Efeitos de Long-Lasting; Efeito No-Transfer; Efeito de Resistência à Água (Waterproof); Cobertura.
    Pigmentos de Efeitos Ópticos (Imediatos) em Maquiagem: Aplicação de Maquiagem com finalidade de Neutralizar Cores Indesejadas na Pele; Indicações de Maquiagens como Auxílio Terapêutico em Enfermidades Conferindo Melhor Aspecto à Pele.
    Contextualização das Diferentes Formas Cosméticas em Make up: Olhos (Máscara, Delineador; Sombras); Lábios (Brilho, Batom, Protetor e Preenchedor); Face (Bases, Corretivos, Blush, Primers, Pó, Duo-Base).
    Inovações e Tendências em Make up: Moda x Maquiagem; Tendências de Cores; Evolução do Mercado de Maquiagem; BB Creams; Maquiagem 3D; Maquiagem com Air-Brush; Prismas; Baked; Maquiagem para Pele Sensível-Mineral; Maquiagem Natural; Embalagens e Aplicações Diferenciadas.
    Análise de Mercado: Crescimento no Brasil e no Mundo; Grandes Players Nacionais e Internacionais (Dados ABIHPEC; EUROMONITOR; GNPD).
    Desenvolvimento de Formulações em Maquiagem: Formulações em acordo com as Diferentes Categorias em Maquiagem; Analise da Função de Matérias-Primas nas Formulações; Identificação de Ativos, Excipientes e Adjuvantes nas Formulações de Maquiagem; Armazenamento Correto para cada Categoria de Maquiagem.
    Formulações em Maquiagem: Estrutura Básica de cada Categoria e Subcategoria (Olhos, Face e Boca); Principais Ativos em Maquiagem.
    Controle de Qualidade: Controle Físico-Químico e Microbiológico para Diferentes Categorias de Maquiagens; Parâmetros e Critérios de Aprovação e Reprovação; Exigências de Qualidade para Maquiagem, segundo Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
    Assuntos Regulatórios em Maquiagem: Maquiagem Grau I e II; Testes de Eficácia e de Segurança Aplicados a Maquiagens.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações em beneficio da formação dos alunos em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    20h

    O Instituto Racine se reserva no direito de inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência.

  • Docente

    Alexandra Bazito Agarelli
    Química Industrial graduada pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Especialista em desenvolvimento de produtos cosméticos desde o conceito da ideia até a realização na fábrica. Possui de 30 anos no mercado cosmético com passagens nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, embalagem, produção e marketing em empresas nacionais e internacionais. Responsável por sete patentes de inovação e inúmeros desenvolvimentos de produtos para ação dermo-estética, cabelos e de proteção solar. Atual Responsável
    pela Criar Pesquisas e Projetos Laboratoriais Ltda. Docente do Instituto Racine.