Topo Páginas CEC

Seleção, Programação e Aquisição de Medicamentos

O Curso tem como objetivo capacitar farmacêuticos para apoiar, desenvolver e participar dos processos de Seleção, Programação e Aquisição de Medicamentos, utilizando ferramentas informáticas e tendo como base os referenciais teóricos da Assistência Farmacêutica.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial Registre o seu Interesse

 

Registre o seu Interesse

 

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Assistência Farmacêutica trata de um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto no âmbito individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Entre as ações envolvidas no Ciclo da Assistência Farmacêutica encontram-se a seleção, a programação e a aquisição de medicamentos. Este rol de atividades é fundamental para garantir o acesso adequado e oportuno da população aos medicamentos e os farmacêuticos precisam estar capacitados para atuarem de forma assertiva nestas etapas do processo.

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos que exerçam, pretendam exercer ou conhecer as atividades envolvidas na gestão da Assistência Farmacêutica em serviços públicos e privados de saúde. É, também, indicado para estudantes e docentes de cursos de graduação em Farmácia.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Participar do Processo de Seleção, Programação e Aquisição de Medicamentos em sua esfera de gestão;
    • Utilizar ou orientar a utilização de ferramentas informatizadas voltadas a racionalizar o processo de Aquisição de Medicamentos;
    • Assessorar na Elaboração do Edital de Aquisição de Medicamentos e participar das demais etapas do processo.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Processo de Seleção, Programação e Aquisição de Medicamentos: Modelos e Normas 12h
    Ferramentas Informatizadas para a Aquisição de Medicamentos: Banco de Preços em Saúde – BPS e Sistema Hórus 8h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 20h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência.

  • Dias e Horários

    Turma SP / Telepresencial Periodicidade
    Quartas-Feiras (18h30 às 22h30) Aulas Semanais.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Coordenação

    Maria Eugênia Carvalhaes Cury

    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da PUCCAMP. Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da PUCCAMP. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui quinze (15) anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da PUCCAMP, cinco (05) anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete (07) anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).  Atua como Coordenadora de Cursos e no Desenvolvimento de Projetos Educacionais no Instituto Racine e na Faculdade Innovare.