Topo Páginas CEC

Segurança e Eficácia de Produtos Cosméticos

O curso tem como objetivo capacitar profissionais para atuarem como avaliadores de segurança e eficácia de produtos cosméticos em empresas deste setor, a fim de garantir que os produtos tenham a ações previstas e sejam seguros para os consumidores nas condições normais de uso.

Presencial EAD Turma  Data
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Telepresencial – Via Internet 25/Junho/2017

 

Valor e Formas de PagamentoClique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O Brasil ocupa, desde 2015, a quarta posição no mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o que representa aproximadamente 7,1% do total das vendas mundiais. Dados projetados pela Associação Brasileira da Indústria e Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) apontam um crescimento médio deflacionado composto próximo a 11,4% aa nos últimos 20 anos, tendo passado de um faturamento “Ex-Factory”, líquido de imposto sobre vendas, de R$ 4,9 bilhões em 1996 para R$ 42,6 bilhões em 2015.

    A avaliação da segurança e da eficácia de produtos cosméticos é uma responsabilidade que compete ao fabricante, ao importador ou ao responsável pela colocação destes produtos no mercado e, portanto, deve precedê-la.

    No ato da regularização do produto, o responsável precisa apresentar um Termo no qual declara possuir dados que comprovem e atestem sua eficácia e segurança.

    Considerando que a busca pela eficácia e segurança deve estar incorporada ao avanço da ciência cosmética, que há dificuldade de prever e controlar as condições de uso destes produtos no mercado e que a ausência de risco não existe, é necessário que as empresas cosméticas tenham em seus quadros profissionais capazes de empregar recursos técnicos e científicos para reduzir possíveis danos aos usuários de seus produtos, sendo este o objetivo desta capacitação.

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos, Químicos, Engenheiros Químicos, Biólogos, Biomédicos e outros profissionais que atuam ou pretendam atuar no setor cosmético e possuam afinidade pelas áreas de toxicologia, química, pesquisa clínica e metodologias in vitro.

  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Aspectos Legais Vigentes para Produtos Cosméticos no Brasil e no Mundo
    Toxicologia de Produtos Cosméticos
    Métodos Alternativos e Testes in vitro
    Introdução à Pesquisa Clínica
    Testes Clínicos de Segurança
    Gestão de Risco e Exposição a Produtos Cosméticos
    Avaliação de Segurança de Matérias-Primas
    Avaliação de Segurança e Eficácia de Produtos Acabados
    Dossiê de Segurança de Produto
    CARGA HORÁRIA TOTAL 8h

    O Instituto Racine se reserva no direito de inverter disciplinas, assim como substituir docentes, de acordo com a construção do calendário, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência.

  • Coordenação

    Maria Aparecida Lima Moreira

    Química Industrial, graduada pela Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz. Especialista em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini – Universidade de São Paulo. Possui cursos de Extensão em Gestão da Inovação e Administração de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e Curso de Aperfeiçoamento para Gestores pela Fundação Instituto em Administração – FIA/USP. Possui mais de 25 anos de experiência em empresas nacionais de grande porte e mais de 10 anos em consultoria na área cosmética. Desenvolveu extenso número de projetos na área de Pesquisa & Desenvolvimento e Serviços Técnicos para o segmento cosmético. Atuou também na área de Marketing em Projetos de Inovação e Inteligência de Mercado. Atualmente é Coordenadora dos segmentos Cosméticos e Domissanitários na empresa Cosmoquimica. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

    Ana Cláudia Pompeu Raminelli

    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Metodista de Piracicaba. Doutoranda em Cosmetologia pela Universidade Federal de São Paulo. Mestre em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo. Especialista em Cosmetologia e Manipulação Magistral pela Universidade Metodista de Piracicaba. Estágio na Iowa State University, Estados Unidos da América. Atua como docente de Farmacotécnica, Tecnologia Farmacêutica, Química Farmacêutica, dentre outras disciplinas desde 2004. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.


    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas sócio-ambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.


    Dias e Horários

    Turma SP Periodicidade
    Domingo (08h00 às 17h00). Um Domingo

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.

banner_PAF Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.

 

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.