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Cursos de Educação Continuada

Rotulagem de Alimentos que Causam Alergias Alimentares

Interpretação e Aplicação da RDC Nº 26/2015 ANVISA

O curso tem como objetivo apresentar e discutir a legislação para rotulagens de alimentos, que tenham em sua composição substâncias que podem causar alergia (RDC nº 26/2015/ANVISA). O programa do curso abrange tanto a interpretação da Norma quanto a aplicação prática dos requisitos legais estabelecidos para a declaração de substâncias alergênicas nos rótulos dos alimentos embalados.
Adequado a indústrias de diversos portes (pequenas, médias e grandes), o curso traz como diferenciais a aplicabilidade prática da legislação e a comparação desta com as legislações e requisitos internacionais. Além disso, é útil para realização de orientação ao consumidor final, no sentido de evitar riscos e manifestações clínicas adversas com o consumo de alimentos por indivíduos suscetíveis.

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  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    O setor de alimentos processados é amplo e está em franco desenvolvimento no Brasil, assim como a regulação sanitária que o abarca. Deste modo, o mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais preparados para compreender, aplicar e reconhecer tendências no que tange às questões regulatórias e que envolvam risco à saúde dos consumidores.

    A Quem se Destina

    Engenheiros de Alimentos, Tecnólogos de Alimentos, Nutricionistas, e outros profissionais da área regulatória e das áreas de qualidade que atuam ou pretendam atuar em indústrias de alimentos. Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação dos cursos relacionados.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Entender as alergias e intolerâncias alimentares;
    • Compreender e aplicar a legislação para a rotulagem de alimentos embalados, que contenham substâncias alergênicas;
    • Elaborar a rotulagem de alimentos cumprindo os requisitos da legislação vigente;
    • Interpretar legislações relacionadas à rotulagem de alimentos embalados;
    • Participar do estabelecimento de políticas para a produção e comercialização de alimentos que contenham substâncias alergênicas.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Alergias Alimentares: Panorama Geral sobre Alergias Alimentares; Alergia e Intolerância Alimentar: Manifestações Clínicas; Patogenia das Alergias; Fatores de Risco para o Desenvolvimento de Alergias; Diagnóstico e Tratamento das Alergias Alimentares. 4h
    Legislação de Rotulagem de Alimentos: Panorama Geral das Legislações de Rotulagem de Alimentos no Brasil; Método para Cálculo da Tabela de Informação Nutricional. 4h
    Rotulagem de Alimentos que Causam Alergias Alimentares: Interpretação e Aplicação da RDC nº 26/2015/ANVISA e Comparação com outras Diretrizes Internacionais. 2h
    Gerenciamento dos Alimentos que Causam Alergia na Indústria de Alimentos: Tratamento de Alergênicos na Cadeia de Alimentos; Elaboração de Política Interna de Alergênicos e Inclusão de Alergênicos em Plano APPCC. 2h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    12h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Docentes Responsáveis

    Pamela Cilurzo David
    Nutricionista, graduada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Pós Graduada em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico Sanitário de Alimentos pelo Instituto Racine. Membro da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Nutrição. Atua em consultoria para estabelecimentos de alimentação na área de higiene e qualidade dos alimentos. Auditora de Terceira Parte de rede de sorveterias em nível nacional. Colaboradora em Projeto de Sustentabilidade em Unidades Produtoras de Refeições, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Colaboradora da Nutri Jr., Empresa Júnior do Curso de Nutrição da mesma Universidade, realizando treinamento dos trainees na área de Higiene e Qualidade. Nutricionista voluntária na Associação Prato Cheio. Docente do Instituto Racine

    Viviane do Lago Nakazato
    Nutricionista, graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pelo Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde da Universidade Federal de São Paulo e Especialização em Adolescência para Equipe Multidisciplinar pela mesma Universidade. Especialização em Docência no Ensino Superior pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Especialização em Fitoterapia pela Medical Lex Gestão de Informações & Cursos. Atuou como Nutricionista Orientadora de Estágio Curricular em Nutrição Clínica na Universidade Paulista e como Coordenadora Técnica da Clínica Acadêmica de Nutrição da Faculdade Hotec. Possui experiência de atendimento nutricional em consultório desde 2001, realizando Avaliação Antropométrica, Dietética e de Exames Complementares, com objetivo de personalizar e adequar o tratamento nutricional. Possui experiência em escolas de educação infantil realizando Acompanhamento e Orientação Nutricional dos alunos. É Docente convidada de várias instituições educacionais, Consultora da Associação Brasileira de Nutrição e Presidente da Associação Paulista de Fitoterapia. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade a distância está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


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