Topo Páginas CEC

Qualificação de Fornecedores na Indústria Farmacêutica e Cosmética

O Curso tem como objetivo capacitar profissionais para desenvolver, qualificar e auditar fornecedores para atender as demandas das indústrias farmacêutica e cosmética, a partir das legislações vigentes que regulamentam o tema e para certificar que o fornecedor apresenta a competência requerida para o fornecimento de produtos e serviços para estas indústrias.
O curso aborda também a construção de indicadores para o monitoramento do desempenho de fornecedores qualificados, de forma a otimizar os relacionamentos de trocas entre as organizações, os processos produtivos e a qualidade do produto disponibilizado ao consumidor final.

Carga Horária
Total:
 16h
play Início Imediato
modalidades 100% Online
com Aulas em Vídeo (Gravadas)

*O aluno terá 30 dias de acesso ao conteúdo do curso. O prazo para liberação do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem é de 48 horas após a confirmação de inscrição.

Valor e Formas de PagamentoInscrição Online (Brasil)Inscrição Online (Internacional)

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    A qualificação consiste na avaliação da conformidade de empresas, realizada por meio de auditorias de certificação que visam verificar o atendimento dos requisitos estabelecidos para determinada atividade. No caso da qualificação de fornecedores a intenção está em definir e avaliar as características de um fornecedor adequado para determinada empresa a partir de uma relação de atributos, tais como: cumprimento de prazos de entrega, fornecimento de itens com qualidade, prática de preços competitivos, bom histórico de referências (de negócios), fornecimento de um bom serviço, cumprimento do que foi prometido no processo de negociação e oferecimento de apoio técnico aos clientes. Desta forma, o programa de qualificação da empresa precisa obrigatoriamente passar por uma etapa anterior denominada desenvolvimento de fornecedores, que é projetada para criar e manter uma rede de fornecedores e melhorar a sua capacidade para que a organização compradora possa atender os requisitos de mudança competitiva.
    Nos últimos anos, as empresas têm estado cada vez mais atentas ao impacto de seus fornecedores no atendimento ao cliente (interno e externo) e na qualidade de seu produto final. Para que se estabeleça um relacionamento de parceria entre as empresas e seus fornecedores são necessários que as relações sejam padronizadas, medidas e gerenciadas com base em referenciais teóricos e legais. Frente a esta necessidade, o profissional capacitado para organizar processos de desenvolvimento, qualificação e análise de fornecedores vem sendo cada vez mais valorizado no mercado de trabalho, pois sua ação contribui para o alcance dos resultados planejados pelo cliente, sem retrabalho e desperdício, minimizando o custo total e estabelecendo um relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança.

  • A Quem se Destina

    Profissionais que atuam em diversas áreas nas Indústrias Farmacêuticas, Químicas e Cosméticas, como Garantia da Qualidade, Controle da Qualidade (Microbiológico e Físico-Químico), Logística, Produção e Processos Industriais, e em diversos níveis hierárquicos, como Analistas, Supervisores e Gerentes.
    Indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação nas áreas relacionadas, e, também a profissionais que atuam ou que desejam atuar em segmentos relacionados ao tema.

  • Competências Desenvolvidas no Egressores

    Ao término do curso, o aluno será capaz de:

    • Atuar no Desenvolvimento de Fornecedores contribuindo para construção e de parcerias consolidadas,
    • Estruturar um Plano de Desenvolvimento de Fornecedores e de Avaliação de Desempenho ao longo do tempo;
    • Estabelecer parâmetros e condutas para a realização de atividades de qualificação;
    • Realizar auditorias, inspeções e testes relacionados à qualificação de fornecedores, equipamentos e sistemas na Indústria Farmacêutica e Cosmética;
    • Construir Indicadores de Desempenho de Fornecedores.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Aspectos Básicos para Qualificação de Fornecedores  15min
    Qualificação de Fornecedores   30min
    Requisitos da Qualidade, ISO: 9001:2015, RDC nº17/2010 ANVISA e outras  30min
    Gestão da Qualidade  1h
    Boas Práticas de Fabricação (BPF – GMP)  45min
    Auditoria em Fornecedores  1h
    O Passo a Passo da Qualificação de Fornecedores  3h
    Certificação dos Critérios de Desempenho dos Fornecedores  1h30
    Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação de Fornecedores  30min
    Estratégias para o Envolvimento de Fornecedores e Indicadores de Desempenho  1h30
    Avaliação de Fornecedores e o Setor de Compras   2h
    Homologação de Fornecedores  1h
    Manutenção da Certificação e Homologação dos Fornecedores  30min
    Inventário Gerido pelo Fornecedor (Vendor Managed Inventory – VMI)  2h
    CARGA HORÁRIA TOTAL 16h

  • Créditos de Desenvolvimento Profissional

    O Instituto Racine possui Protocolos de Colaboração com instituições nacionais e internacionais com o objetivo de facilitar o acesso à educação. Os cursos podem somar créditos para o desenvolvimento profissional, bem como para a validação de carteira profissional, conforme o objetivo dos protocolos e as regras instituídas por estes.

    Protocolos Vigentes / Créditos Conferidos

    Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo Ordem dos Farmacêuticos de Portugal
    2,66 CDEC
    Programa DEC-SINDUSFARMA

    Docente Responsável

    Renate Blohm
    Farmacêutica, graduada pela Universidade de São Paulo. Especialista em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, da Universidade de São Paulo. Especialista em Pesquisa Clínica pela Invitare. Especialista em Medicina Homeopática pela Sociedade Brasileira de Homeopatia. Especialista em Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo. Certificada como Auditora Líder de Sistemas de Qualidade, ISO 9001/2000, pela International Register of Certificated Auditors (QA/IRCA), United Kingdom. Credenciada para provas “in vitro” com radioisótopos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). Realizou capacitação em Coaching no Instituto Brasileiro de Coaching – Professional & Self Coaching. Atuou como Diretora da Garantia da Qualidade, Farmacêutica, Procuradora e Responsável Técnica, em Indústria Farmacêutica Multinacional por 20 anos em cargos de confiança plena e na Gerência e Controle de Qualidade Microbiológico e Biológico por oito (08) anos. Possui mais de 40 anos de experiência em atividades técnicas, clínicas e administrativas de destaque. Recebeu a Comenda do Mérito Farmacêutico Cândido Fontoura, outorgada pelo Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo. É proprietária da Renate Blohm Assessoria Farmacêutica, desde 2005. Exerce atividades de Coaching & Mentoring Farmacêutico, atuando em Indústrias Farmacêuticas e afins, assessorando e desenvolvendo pessoas, assim como administrando Projetos, Procedimentos e Políticas de Qualidade exigidas pela ISO 9001:2015, ANVISA e atendendo toda legislação vigente no País. Docente do Instituto Racine.

    Antônio Rocha Leão Junior
    Químico Industrial, graduado pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Auditor Interno ISO 9000 pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini. Possui mais de 40 anos de experiência, atuando em Indústrias Farmacêuticas e de Produtos para a Saúde, nas áreas de Qualidade, Produção e Logística. Atuou em empresas Nacionais e Multinacionais como Abbott  Laboratórios, Byk laboratórios, DPC MEDLAB Produtos Hospitalares, Biosintética Farmacêutica e Aché Laboratórios do Brasil. Sólida experiência em operações logísticas (Inbound/Outbound), manuseio e transporte de produtos perigosos, operadores logísticos, entre outros. Atua como docente e consultor nas áreas de logística e de gestão de pessoas, comunicação e relacionamento interpessoal, técnicas de liderança, Coaching, entre outros. Participação, em cursos e seminários, tais como: Lean 6 Sigma formação de Black Belt, Gestão para Resultados e Produtividade nos Armazéns. Docente do Instituto Racine

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.

 

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL
têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.