fbpx

Topo Páginas CEC

Princípios da Segurança do Paciente

O curso tem como objetivo introduzir os princípios da segurança do paciente e oferecer conhecimentos básicos sobre as estratégias de melhorias para a segurança do paciente.

Presencial EAD Turma Data
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial Registre o seu Interesse

.

Valores e Forma de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online Inscrição Online (Internacional)

 

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Em 2013, o Ministério da Saúde do Brasil lançou o Programa Nacional de Segurança do Paciente com o objetivo criar a sensibilização e as estratégias para que os serviços de saúde monitorem e previnam os danos na assistência à saúde.

    A gestão de risco no uso das tecnologias em saúde (medicamentos, equipamentos, materiais, saneantes, sangue, tecidos e órgãos) compõe uma das principais linhas de atuação na prevenção de riscos nos serviços de saúde na busca da melhoria da segurança do paciente.

    Assim, diferencia-se no mercado de trabalho o profissional que conhece e compreende os conceitos e abordagens da gestão de riscos e está capacitado para aplicar as ferramentas disponíveis no processo de gerenciamento de um serviço de saúde, pelo potencial que terá em contribuir para a segurança de seus usuários.

  • A Quem se Destina

    Profissionais, docentes e estudantes do curso de graduação da área da saúde que trabalham em serviços de saúde públicos e privados (hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde) e em vigilância sanitária. Indicado, também, a profissionais que atuam nas áreas administrativas e de gestão dos serviços de saúde.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Compreender os princípios e os fatores envolvidos na segurança do paciente;
    • Identificar estratégias de melhoria para segurança dos pacientes.
  • Programa do Curso

    Princípios da Segurança do Paciente: Conceitos e Aspectos Históricos; Estratégias de Melhorias: Definição e Tipos de Barreiras; Cultura de Segurança nos Serviços de Saúde.
    CARGA HORÁRIA TOTAL  02h

    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga-horária total do curso. Nestes casos, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Dias e Horários

    Turma Presencial (SP)/EAD Periodicidade
    Sábado (09h00 às 11h00). Um sábado.

    Conforme a construção do calendário, as aulas podem ocorrer em período integral ou parcial.


    Coordenação

    Maria Eugênia Carvalhaes Cury

    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP). Mestre em Educação do Ensino Superior pela Faculdade de Educação da PUCCAMP. Especialista em Planejamento e Gerenciamento em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da PUCCAMP. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Possui quinze (15) anos de experiência em docência, atuando como professora e Coordenadora do Curso de Ciências Farmacêuticas da PUCCAMP, cinco (05) anos como farmacêutica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, sete (07) anos como Gerente Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Atua como Coordenadora de Cursos e no Desenvolvimento de Projetos Educacionais no Instituto Racine.

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
(o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

 

Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
(o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)

Facebook
LinkedIn
Instagram