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Principais Coletas Laboratoriais em Pediatria

Sangue, Urina e Fezes

O curso tem por objetivo apresentar a anatomia da rede venosa e arterial da criança, como subsídio para a escolha do vaso mais adequado nos procedimentos de coleta de sangue. Visa, também, apresentar os principais exames laboratoriais realizados em amostras de sangue, urina e fezes em pediatria, as técnicas de coleta mais comumente utilizadas em cada caso, bem como, discutir situações relacionadas às coletas de amostras que podem interferir nos resultados dos exames laboratoriais em crianças.

 

Presencial EAD Turma Datas das Aulas
São Paulo (SP) Via Internet – Telepresencial 16/Julho/2019

Aulas (Datas Previstas): 16,23, 30/07, 6,13 e 20/08/2019.

Valor e Formas de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Para a assistência segura e de qualidade em coleta laboratorial em pediatria, o profissional precisa desenvolver competências e habilidades específicas, que envolvem desde o conhecimento de anatomia até a utilização de técnicas que garantam a excelência e a confiabilidade do procedimento. Conhecer a anatomia da criança, em cada uma de suas fases, bem como as características e os cuidados na coleta de amostra para realização de exames laboratoriais, instrumentaliza o profissional para prover uma assistência especializada a este público, prevenindo erros, reduzindo danos e promovendo mais conforto e segurança ao paciente.

    A pediatria é uma área de grande especificidade e de importância crescente, assim considera-se que os conteúdos aqui discutidos agregam um grande diferencial aos profissionais envolvidos com a assistência a este público em diferentes níveis e setores da saúde.

  • A Quem se Destina

    Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, biomédicos, farmacêuticos, biólogos e médicos que atuam ou desejam atuar em serviços de coleta laboratorial em pediatria, tais como, laboratórios de análises clínicas, hospitais (Unidades de Internação e Unidade de Terapia Intensiva), clínicas e outras instituições de saúde. É, também, indicado a docentes e estudantes dos cursos de graduação das áreas citadas.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Conhecer os principais exames laboratoriais realizados em pediatria, seus meios de coleta, complicações e cuidados relacionados.
    • Conhecer a Anatomia da Rede Venosa e Arterial do Recém-Nascido, Criança e Adolescente;
    • Entender como avaliar e escolher o local mais adequado para cada tipo de punção venosa;
    • Conhecer algumas tecnologias utilizadas para a localização de veias, os tubos mais comumente utilizados em coleta de sangue em pediatria e seus respectivos volumes, os principais tipos e calibres dos cateteres utilizados em coletas pediátricas laboratoriais de sangue;
    • Conhecer a principais infusões utilizadas em pediatria e entender sua relação com os diversos tipos de exame de sangue.
    • Conhecer os principais tipos e calibres dos cateteres venosos utilizados em pediatria e os cuidados relacionados à sua utilização;
    • Conhecer os principais exames de urina e fezes realizados em pediatria, os meios e os cuidados gerais relacionados à coleta destas amostras.
  • Programa do Curso

    Anatomia da Rede Venosa e Arterial do Recém-Nascido, Criança e Adolescente.
    Como Avaliar e Escolher o Local para Punção. Uso da Tecnologia para a Localização de Veias.
    Uso da Tecnologia para a Localização de Veias.
    Principais Exames e seus Meios de Coleta.
    Volumes e Tamanho de Tubos para Coleta em Pediatria.
    Principais Infusões e sua Relação com os Diversos Tipos de Exame de Sangue.
    Cuidados Gerais com a Coleta de Sangue em Pediatria, Principais Complicações e Cuidados Relacionados.
    Principais Cateteres Utilizados: Tipos e Calibres e Cuidados com as Coletas Feitas por Meio de Cateteres.
    Principais Exames de Urina e Fezes e seus Meios de Coleta.
    Cuidados Gerais com a Coleta de Urina e Fezes em Pediatria.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    24h
  • Dias e Horários

    Turma Presencial (SP) 
    Terças-Feiras (18h30 às 22h30). Aulas semanais.

    Docente Responsável

    Prof.ª Dr.ª Débora Rodrigues Vaz
    Enfermeira, graduada pela Faculdade de Enfermagem do Hospital Israelita Albert Einstein. Doutora e Mestre em Gerenciamento em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Possui Especialização em Enfermagem Pediátrica, Formação Docente para o Ensino a Distância e Licenciatura em Enfermagem e em Pedagogia. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e docência em cursos técnicos e de graduação em Enfermagem e Medicina. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas de Tecnologia da Informação nos Processos de Trabalho em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Docente do Instituto Racine.


    Coordenação

    Suzimara Aparecida Vicente Tertuliano de Oliveira
    Enfermeira, com Habilitação Médico-Cirúrgico e Licenciatura pela UNIARARAS – Fundação Hermínio Ometto. Possui mais de 30 anos de experiência como Gestora de Enfermagem da Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi Coordenadora de Enfermagem do Laboratório do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP). Possui certificação Green Belt Lean Six Sigma. Auditora em Sistemas de Gestão da Qualidade: ISO 9001: 2008, ISO 14001: 2004, OHSAS 18001:2007, Organização Nacional de Acreditação (ONA), Joint Commission International, Programa de Acreditação em Laboratório Clinico (PALC), Programa de Acreditação do College of American Pathologists (CAP). Integrante do comitê de qualidade da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial. Consultora para projetos em Patologia Clinica, Gestão Laboratorial e Gestão da Qualidade. Consultora em Medicina Laboratorial e Sócia fundadora da Empresa Suzimara & Sarahyba. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.


    Parceira Institucional

     


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