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Cursos de Educação Continuada

Nutrição Parenteral: Aspectos Farmacotécnicos e Clínicos

O curso tem como objetivo apresentar os requisitos e normativas vigentes para a Manipulação de Nutrição Parenteral em Unidades Hospitalares, de forma a capacitar o profissional para a análise da prescrição (aspectos técnicos e clínicos), atuar na supervisão e no preparo destes medicamentos.

Presencial EAD Turma Início das Aulas
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet – Telepresencial 11 12/Junho/2021
Dias e Horários (GMT – 03h00) Brasília
Sábado (09h às 18h)
Domingo (08h às 17h)

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil) Inscrição Online (Internacional)

  • A Quem se Destina

    Farmacêuticos, docentes e estudantes de curso de graduação de Farmácia que atuam ou desejam para estruturar ou atuar em Centrais de Preparo de Nutrição Parenteral em Hospitais, Clínicas e em empresas especializadas no preparo deste tipo de Medicamento.

  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Legislação Vigente.
    Estruturação da Área de Preparo de Nutrição Parenteral.
    Formulações, Cálculos e Cuidados na Manipulação.
    Tipos, Padronização, Estabilidade e Incompatibilidades entre os Componentes da Formulação.
    Programação de Produção e Controle de Qualidade.
    Rotinas, Procedimentos e Treinamento de Recursos Humanos.
    Aspectos Técnicos Relacionados Formulação de Nutrição Parenteral.
    Aspectos Clínicos da Nutrição Parenteral.
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    12h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Ana Lúcia Rego Fleury de Camargo
    Farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine. Especialista em Farmácia Hospitalar e Clínica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Participou do Curso Latino-americano de Farmácia Clínica na Universidade do Chile e de Capacitação em Gestão de Projetos pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Possui sólida experiência em Farmácia Hospitalar, atuando, desde 2004, como Farmacêutica Chefe no Serviço de Farmácia do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP. Atualmente, atua, também, como Presidente da Comissão de Integração da Assistência Farmacêutica (CIAF) da Diretoria Clínica do HCFMUSP.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas presenciais, aulas com transmissão ao vivo, aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.
    As atividades planejadas nas aulas contribuem para a consolidação do conhecimento adquirido e permitem aos profissionais uma discussão ampla e qualificada dos estudos de caso propostos.

  • Parcerias e Protocolos de Colaboração

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-SP têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição).

    Farmacêuticos regularmente inscritos no CRF-AL têm 25% de desconto nas parcelas deste curso.
    (o desconto é aplicado somente no Valor Base, independentemente do momento da inscrição)



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