Topo Páginas CEC

Microbiologia e Parasitologia de Alimentos

O curso tem como objetivo abordar os principais temas sobre microrganismos relacionados com a identidade, qualidade e segurança, apresentando os princípios de conservação de alimentos que permitam compreender as formas de controle de contaminantes, contaminação e de doenças microbianas de origem alimentar.
Também objetiva apresentar os processos patogênicos a respeito de parasitoses e zoonoses e dar subsídio sobre os meios de profilaxia da contaminação de enteroparasitos por via alimentar.

Presencial EAD Turma Data
São Paulo (SP)
Sede do Instituto Racine
Via Internet-Telepresencial 08/Março/2019

 

 

Valores e Forma de Pagamento Clique Aqui e Faça sua Inscrição Online

  • A Quem se Destina

    Nutricionistas e outros profissionais (engenheiros de alimentos, médicos veterinários, administradores, biólogos, químicos, farmacêuticos, gastrônomos, economistas domésticos) que atuam em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) ou Unidades Produtoras de Refeições (UPR) de segmentos como cozinhas institucionais, comerciais, hospitalares e de outras instituições de saúde, alimentação escolar, comissária de bordo, padarias, confeitarias, hotéis, clubes, supermercados, açougues, frutas-legumes-verduras (FLV), buffets, restaurantes, bares, lanchonetes, refeições transportadas, eventos, consultoria, bem como outros segmentos de alimentação coletiva, e, ainda, em indústrias de alimentos. É indicado, também, a docentes e estudantes de cursos de graduação nas áreas relacionadas.

  • Programa do Curso

    Microbiologia de Alimentos: Origem e Procedência das Diferentes Classes de Microrganismos de Interesse à Microbiologia de Alimentos; Fatores que Afetam os Microrganismos nos Alimentos; Microrganismos Deteriorantes, Patogênicos, Úteis e Indicadores..
    Parasitologia de Alimentos: Meios de Transmissão de Parasitoses por Via Alimentar e Hídrica; Principais Protozoários Transmitidos por Água e Alimentos (Giardíase, Amebíase, Toxoplasmose e Outros Protozoários Oportunistas); Helmintos Transmitidos porAgua e Alimentos: Nematóides Parasitas de Humanos, Aves, Pescados, Suínos, Caprinos e Bovinos; Cestódeos: Complexo Teníase/Cisticercose; Tênias de Pescados e Outros Cestódeos de Interesse Zootécnico e Zoonótico; Trematodas.
    CARGA HORÁRIA TOTAL 20h
    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga-horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Débora Cabanes Bertomeu

    Nutricionista, graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário São Camilo. Especialista em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos pelo Instituto Racine. Palestrante em congressos, cursos e eventos da área de alimentação e nutrição. Sócia-diretora da empresa DiferencialNutri Consultoria em Alimentação e Nutrição. Docente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

    Docentes

    Os professores que integram o corpo docente do Instituto Racine são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.