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Marketing de Alimentos: Conceito, Importância e Aplicabilidade

Estudar o comportamento do consumidor na compra de produtos alimentícios e na utilização de serviços de alimentação tem sido uma prática crescente em um mercado cada vez mais competitivo. Seja para apresentar soluções inovadoras ou repensar a estratégia, o conhecimento em Marketing e suas ferramentas é essencial.

Com o objetivo de sensibilizar profissionais com formação técnica nas áreas de alimentação e nutrição, assim como empresários do setor, o Curso de Educação Continuada de Marketing de Alimentos: Conceito, Importância e Aplicabilidade apresentará as teorias e ferramentas de marketing e suas aplicações, discutirá os problemas relacionados à Qualidade de Alimentos e sua Repercussão no Mercado e abordará, também, questões relacionadas a Estratégias de Comunicação e de Embalagens por meio de cases de sucesso.

Carga Horária Total: 13h45min Início Imediato*
 (Turma 03)
100% Online
com Aulas em Vídeo (Gravadas)

*O aluno terá 30 dias de acesso ao conteúdo do curso. O prazo para liberação do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem é de 48 horas após a confirmação de inscrição.

Registre o seu Interesse

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Comodidade, preço, prazer, alimento saudável… o que o consumidor considera primordial no processo de decisão de compra de alimentos ou na escolha de um serviço de alimentação?

    Diferentes fatores, combinados ou não, automaticamente, são associados à Qualidade do produto ou do serviço e interferem nos Resultados de Marketing.

    Com a mudança de hábitos da sociedade e a entrada de novos competidores, profissionais da área de alimentos, capacitados em Marketing, vêm ganhando espaço para atuar junto a equipes de Marketing e de Comunicação, seja no desenvolvimento de produtos ou serviços, na discussão, elaboração e condução de estratégias, assim como no processo de comunicação de indústrias alimentícias, distribuidoras, varejo e serviços de alimentação com o mercado, sempre pautados pela legislação vigente.

  • A Quem se Destina

    Profissionais da Área de Alimentos, de Qualidade, Empresários e Estudantes de Cursos Técnicos e de Graduação.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Entender o significado do Marketing, bem como as possibilidades advindas da utilização de suas ferramentas no setor de alimentos;
    • Compreender a linguagem de Marketing para uma comunicação efetiva entre os profissionais de diferentes formações profissionais;
    • Estabelecer a relação entre a qualidade de alimentos e a imagem final de um produto/serviço/marca e seu espaço no mercado de alimentos;
    • Evidenciar a importância do conhecimento na área de Marketing para uma comunicação efetiva entre profissionais técnicos e do Departamento de Marketing;
    • Debater a construção de projetos com a participação de profissionais das áreas de Alimentos, da Qualidade e de Marketing;
    • Analisar o papel da Comunicação e da Publicidade no Marketing.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Teorias de Marketing: Fundamentos do Marketing; Marketing Aplicado ao Setor de Alimentos; Análise do Ambiente de Marketing / Pesquisa de Mercado; Decisões Estratégicas (Modelo dos 04 Ps). 2h45
    Ferramentas de Marketing: Comportamento do Consumidor; Processo de Decisão de Compras; Segmentação, Posicionamento e Plano de Marketing; Gestão do Relacionamento com Cliente; Gestão Estratégica de Marcas. 3h30
    Relação entre Marketing e Alimentos: Marketing de Alimentos DDA (Decisão, Diagnóstico e Ação); Estratégia de Marketing; Marketing Mix – 04 Ps; Comportamento dos Consumidores; Gestão da Qualidade; Compromisso Social. 2h15
    Problemas com Qualidade de Alimentos: Importância da Alimentação; Perigos nos Alimentos; Qualidade-Segurança-Mercado 1h30
    Relação entre a Qualidade dos Alimentos e o Marketing: A Percepção sobre a Qualidade dos Alimentos; Órgãos Oficiais Relacionados com a Segurança dos Alimentos. 1h30
    Comunicação o Design no Mercado de Alimentos: A Comunicação e o Design no Marketing de Alimentos e Cases de Sucesso; Principais Pontos para o Correto Desenvolvimento do Design de Embalagens. 1h15
    Diálogo entre Profissionais da Área de Marketing de Alimentos: Perspectivas Diversas do Marketing de Alimentos – Gastronomia, Engenharia de Alimentos, Medicina Veterinária e Nutrição. 1h
    CARGA HORÁRIA TOTAL13h45 13h45

    Atividades Práticas

    Aulas expositivas, discussão, brain storming, estudos de caso, palestras e discussões com profissionais da área, leitura de textos complementares e exercícios práticos.


  • Supervisão Técnica

    Juliana Grazini dos Santos 

    Nutricionista, graduada pela Faculdade São Camilo. Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Científico/Popularização pela Universidade de Paris 7 (Denis-Diderot). Mestre em Ciências aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo. Presidente da Fundação Verakis na França, onde reside a mais de 14 anos, desenvolvendo projetos de prevenção em saúde e popularização da ciência da nutrição, presta assessoria e consultoria para desenvolvimento de negócios no âmbito internacional para empresas do de alimentos. Coordena cursos na área de alimentos e alimentação em Madrid, Paris e Porto. No Brasil, desenvolve programas educacionais em parceria com o Instituto Racine.


    Certificação

    Aos alunos que concluírem o curso, seguindo os critérios de frequência e participação previstos, receberão certificado de conclusão expedido pelo Instituto Racine, uma instituição educacional, com 25 anos de existência e reconhecida no mercado por sua atuação ampla na área da saúde e de alimentação.


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