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Marketing de Alimentos: Conceito, Importância e Aplicabilidade

Estudar o comportamento do consumidor na compra de produtos alimentícios e na utilização de serviços de alimentação tem sido uma prática crescente em um mercado cada vez mais competitivo. Seja para apresentar soluções inovadoras ou repensar a estratégia, o conhecimento em Marketing e suas ferramentas é essencial.

Com o objetivo de sensibilizar profissionais com formação técnica nas áreas de alimentação e nutrição, assim como empresários do setor, o Curso de Educação Continuada de Marketing de Alimentos: Conceito, Importância e Aplicabilidade apresentará as teorias e ferramentas de marketing e suas aplicações, discutirá os problemas relacionados à Qualidade de Alimentos e sua Repercussão no Mercado e abordará, também, questões relacionadas a Estratégias de Comunicação e de Embalagens por meio de cases de sucesso.

Carga Horária Total: 18h Início Imediato*
 (2ª Turma)
100% Online
com Aulas em Vídeo (Gravadas) + Material de Estudo.

*O aluno terá 30 dias de acesso ao conteúdo do curso. O prazo para liberação do acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem é de 48 horas após a confirmação de inscrição.

Registre o seu Interesse

  • Perfil Profissional / Mercado de Trabalho

    Comodidade, preço, prazer, alimento saudável… o que o consumidor considera primordial no processo de decisão de compra de alimentos ou na escolha de um serviço de alimentação?

    Diferentes fatores, combinados ou não, automaticamente, são associados à Qualidade do produto ou do serviço e interferem nos Resultados de Marketing.

    Com a mudança de hábitos da sociedade e a entrada de novos competidores, profissionais da área de alimentos, capacitados em Marketing, vêm ganhando espaço para atuar junto a equipes de Marketing e de Comunicação, seja no desenvolvimento de produtos ou serviços, na discussão, elaboração e condução de estratégias, assim como no processo de comunicação de indústrias alimentícias, distribuidoras, varejo e serviços de alimentação com o mercado, sempre pautados pela legislação vigente.

  • A Quem se Destina

    Profissionais da Área de Alimentos, de Qualidade, Empresários e Estudantes de Cursos Técnicos e de Graduação.

  • Competências Desenvolvidas no Egresso

    Ao término do curso, o profissional será capaz de:

    • Entender o significado do Marketing, bem como as possibilidades advindas da utilização de suas ferramentas no setor de alimentos;
    • Compreender a linguagem de Marketing para uma comunicação efetiva entre os profissionais de diferentes formações profissionais;
    • Estabelecer a relação entre a qualidade de alimentos e a imagem final de um produto/serviço/marca e seu espaço no mercado de alimentos;
    • Evidenciar a importância do conhecimento na área de Marketing para uma comunicação efetiva entre profissionais técnicos e do Departamento de Marketing;
    • Debater a construção de projetos com a participação de profissionais das áreas de Alimentos, da Qualidade e de Marketing;
    • Analisar o papel da Comunicação e da Publicidade no Marketing.
  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Componentes Curriculares Carga Horária
    Teorias de Marketing
    Ferramentas de Marketing
    Relação entre Marketing e Alimentos
    Problemas com Qualidade de Alimentos (Matéria Prima e Serviços) e sua Repercussão no Mercado de Alimentos
    Relação entre Qualidade e Marketing
    A Comunicação e o Designer no Marketing de Alimentos
    Cases de Sucesso de Projetos de Desenvolvimento de Embalagens para Alimentos
     Cases de Sucesso de Estratégias de Comunicação de Alimentos
    CARGA HORÁRIA TOTAL 18h

     

    Atividades Práticas

    Aulas expositivas, discussão, brain storming, estudos de caso, palestras e discussões com profissionais da área, leitura de textos complementares e exercícios práticos.


  • Supervisão Técnica

    Juliana Grazini dos Santos 

    Nutricionista, graduada pela Faculdade São Camilo. Doutora em Informação e Comunicação/Jornalismo Científico/Popularização pela Universidade de Paris 7 (Denis-Diderot). Mestre em Ciências aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo. Presidente da Fundação Verakis na França, onde reside a mais de 14 anos, desenvolvendo projetos de prevenção em saúde e popularização da ciência da nutrição, presta assessoria e consultoria para desenvolvimento de negócios no âmbito internacional para empresas do de alimentos. Coordena cursos na área de alimentos e alimentação em Madrid, Paris e Porto. No Brasil, desenvolve programas educacionais em parceria com o Instituto Racine.


    Certificação

    Aos alunos que concluírem o curso, seguindo os critérios de frequência e participação previstos, receberão certificado de conclusão expedido pelo Instituto Racine, uma instituição educacional, com 25 anos de existência e reconhecida no mercado por sua atuação ampla na área da saúde e de alimentação.