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Cursos de Educação Continuada

Introdução ao Manual de Boas Práticas e Procedimentos Operacionais Padronizados

Para Estabelecimentos de Alimentação e Nutrição

O curso tem como objetivo apresentar os principais elementos para a elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) em Estabelecimentos de Alimentação e Nutrição (EAN) e discutir a importância do uso destas ferramentas para garantir a inocuidade dos alimentos desde a seleção dos fornecedores até a exposição à venda para o consumidor final, levando em consideração a interface com o Programa de Pré-Requisitos (PPR) para o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), de forma a proteger a saúde do consumidor.

EAD Turma Início das Aulas
EAD (Gravado) 07 Imediato

Valor e Formas de Pagamento Inscrição Online (Brasil)

  • A Quem se Destina

    Nutricionistas, Engenheiros de Alimentos, Veterinários, Biólogos, Técnicos em Nutrição e Dietética e outros profissionais que gerenciam empresas produtoras de refeições e outros produtos prontos para consumo ou trabalham no controle e garantia da qualidade de tais empresas. Indicado, também, a docentes e estudantes dos cursos de graduação relacionados.

  • Temas Desenvolvidos no Curso

    Programa do Curso Carga Horária
    Importância do Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Prestação de Serviços para a Área de Alimentos. 1h
    Legislação Sanitária Aplicada às Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) 12h
    Etapas para a Elaboração do Manual de BPF e POP: Diagnóstico, Relatório, Capacitações, Roteiro de Elaboração do Manual, Verificação e Atualizações. 3h
    CARGA HORÁRIA TOTAL
    As cargas horárias das aulas poderão sofrer alterações, em beneficio da formação dos alunos, em função da necessidade de atualização de conteúdo ao longo do curso.
    16h


    É uma prerrogativa institucional, inverter disciplinas e temas de aula, substituir docentes, assim como alterar datas, de acordo com a construção do calendário e também da disponibilidade de auditórios da instituição, respeitando a carga horária total do curso. Nestas situações, os alunos serão informados com antecedência, exceto em casos fortuitos ou de força maior.

  • Coordenação

    Débora Cabanes Bertomeu
    Nutricionista, graduada pela Faculdade de Ciências da Saúde do Centro Universitário São Camilo. Com especialização em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos pelo Instituto Racine. Sócia-diretora da empresa DiferencialNutri Consultoria em Alimentação e Nutrição. Docente do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica – PUC Goiânia, IPGS, Estácio de Sá, entre outras. Conselheira efetiva do Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região SP/MS, gestão 2017-2020 e gestão 2020- 2023. Coordenadora de Cursos e Docente do Instituto Racine.

    Corpo Docente

    Os professores que integram o corpo docente dos cursos do Instituto Racine de Educação Superior são titulados e/ou qualificados, congregando competências técnicas e humanistas à visão sistêmica das perspectivas socioambientais e mercadológicas das áreas em que atuam. São doutores, mestres, especialistas e/ou docentes com vasta experiência profissional.

    Método de Ensino e Aprendizagem

    O método de ensino e aprendizagem na modalidade a distância está baseado em um planejamento didático-pedagógico que congrega diversas formas de estudo para compor a carga horária total do curso. Assim, o aluno terá como desenvolver seu conhecimento a respeito dos temas constantes do conteúdo programático do curso por meio de aulas gravadas, exercícios dirigidos, exercícios de fixação do conhecimento, estudos de caso, materiais de leitura complementar, avaliações do conhecimento adquirido, entre outros. Essa diversidade de formas de estudo contribui para que o aluno seja um agente ativo em seu próprio aprendizado, desde que haja participação efetiva em todas as atividades propostas no projeto pedagógico do curso.


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